NOVO ENSINO MÉDIO PRA QUÊ?

A reforma do novo ensino médio brasileiro foi um projeto (já ratificado) na era do até então presidente da República Michel Temer em 2017. De maneira extremamente resumida já que existem outros fatores e detalhes, o projeto visa dar "autonomia" para que os alunos possam escolher as matérias que mais se adequam a seus perfis futuramente profissionais.

Assim, por exemplo, um aluno de humanas em tese voltará sua atenção para matérias de humanas e de exatas para exatas.

Bem, isso seria razoavelmente plausível se não fosse alguns (muitos) problemas que desde o governo Temer (na verdade desde que o Brasil é Brasil) passando por Bolsonaro e agora Lula, ninguém quis ou quer mudar para melhorar, isto é, investir em outras áreas da sociedade que afetam diretamente o ambiente escolar.

Vejamos: Imagine que você ganhasse uma linda Ferrari zero quilômetro com a condição de andar somente nas ruas do seu bairro. Só que essas ruas de 10, 9 são totalmente esburacadas, sem sinalizações e iluminações suficientes para dirigir à noite. Guardadas às devidas proporções, é mais ou menos isso que governantes fazem, ou seja, "dão Ferraris," mas com péssimas condições para o uso.

Porque existem outras necessidades e prioridades que sem elas minimamente resolvidas não adianta "fazer show para inglês vê." Não vai dar certo! Por isso, que em um país onde à educação moral está ausente em muitos lares (responsabilidade principalmente dos pais e também dos filhos) às escolas estão sucateadas, os salários de professores e demais educadores defasados, e a corrupção, drogas e bebidas alcoólicas a solta e livremente, adianta pouco ou nada ter um ensino médio diferente!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 22/02/2024
Código do texto: T8004645
Classificação de conteúdo: seguro