O SILÊNCIO
Quem diria que o silêncio provocaria tantos desajustes aos que julgam saber mais que a sabedoria?
===
Ficar em silêncio, em muitas ocasiões, é melhor que promover falas, visto que ficar ou permanecer quieto, significa muito mais que dezenas de vocábulos expostos.
===
É ele, o silêncio, que faz calar certas atitudes pensadas e inúmeras impensadas através do falante, que nem sempre sabe exatamente o que diz.
===
O silêncio, em determinadas ocasiões, é um "tapa na cara" de quem pretende ouvir, para usar como desculpa ou subterfúgio, com o intuito de retrucar e denegrir o então oponente. Ou para reiniciar uma discussão mais acalorada.
===
O melhor a fazer quando é provocado por alguém conhecido como de má índole é silenciar-se. A pessoa perde a pose e acaba desconsertado.
===
O que ele desejava colher, foi para o espaço. Sobrou o vácuo e promoveu incertezas nele próprio.
===
O silêncio tem suas definições e várias indefinições. Indefinir-se não significa nada saber fazer. É apenas uma questão de deixar que algo ocorra sem interferência.
===
É preciso ouvir em silêncio os conselhos dos pais, as falas educativas: quando o outro estiver com a palavra, não convém interrompê-lo.
===
Ouvir alguma canção, em silêncio, pode facilitar a compreensão da letra; e, quem sabe, mudar a maneira de ver infinitas situações.
===
Os indivíduos frequentam vários ambientes, lugares muitas vezes desconhecidos, e alguns, de conhecimento de todos. Em vários deles, é necessário ficar quieto, ou manter-se em silêncio. Às vezes, é para uma concentração em busca de
respostas; em outras, é para sentir, de fato, alguma proteção celestial. Não dá para receber tal ação, se o silêncio estiver ausente.
==
O silêncio é importantíssimo em vários momentos, como em salas de aula, templos religiosos, hospitais; e também em casa, para não perturbar a vizinhança, muito menos acordar alguém na própria residência; ali, a alguns metros.
Silêncio, uma das mais importantes virtudes que os humanos, muitos deles, ainda não descobriram a real finalidade. Além de rico; poderoso.
===
Saber silenciar-se não significa se omitir ou deixar de emitir opinião; e sim, provar a si mesmo que aprendeu a falar e a ouvir.
===
Nilceu Francisco é Professor, Educador, Escritor, Jornalista, Poeta, Articulista, Ambientalista,
Videorrepórter, Videojornalista etc.