O projeto Despertar através dos sentidos tem caráter educativo, não terapêutico, não religioso e não partidário. Propõe intervenções baseadas em Mindfulness (Atenção Plena) sem protocolo, a partir do método Consciência Sensorial, desenvolvido por Charlotte Selver, e do programa Educadores Felizes Mudam o Mundo, de Thich Nhat Hanh.
Objetivos gerais
● Estimular o interesse pelo aprendizado integral
● Oferecer ferramentas para a regulação emocional
Objetivos específicos:
● Melhorar a qualidade atencional, a conexão com o nosso corpo e a concentração através do enraizamento/corporificação (embodiment)
● Recuperar, fortalecer e trabalhar a subjetividade através da corporificação, ajudando a reduzir o estigma social
● Oferecer ferramentas para reduzir o estresse elevado provocado pela violência ● Fortalecer a resiliência
● Reforçar os laços de confiança entre os membros da comunidade escolar
● Promover ações para reforçar o bem-estar individual de alunos, professores, gestores e familiares
● Facilitar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, especialmente a capacidade de escutar, de responder às dificuldades de forma criativa e de resolver desafios coletivamente
O projeto “Despertar através dos sentidos” oferece práticas da Consciência Sensorial, trabalho de Charlotte Selver, e de diferentes meditações de Atenção Plena, baseadas na metodologia do programa “Educadores felizes mudam o mundo”, de Thich Nhat Hanh. Este trabalho permite que nossos pensamentos criem espaço para os sentidos, dessa maneira acalmamos a mente e trazemos a atenção às experiências que acontecem no momento presente.
O propósito de “Despertar através dos sentidos'' é experimentar o que acontece no nosso organismo, integralmente, enquanto nos movemos, respiramos, interagimos uns com os outros. Através dos sentidos, nos conectamos com nossa natureza profunda, nos abrimos à vida, nosso organismo se regenera, e ficamos mais receptivos na interação com o nosso entorno.
Os círculos de conversa e escuta profunda, junto com a meditação caminhando, são carros-chefes das práticas desenvolvidas pelo mestre Thich Nhat Hahn. Falar e ouvir em atenção plena cria um espaço de conexão especial e verdadeiro, promovendo a criação de comunidade, tão necessária à resposta coletiva para desafios tão complexos. Caminhar em plena atenção reúne em uma única prática todos os elementos de maneira natural, fácil e acessível para qualquer pessoa. A meditação caminhando pode ser feita a qualquer momento e é mais fácil de ser incorporada a uma rotina extenuante. Muitas vezes, somos tomados por emoções tão fortes que a simples ideia de parar, sentar e meditar parece distante e impossível. Nesses momentos, a meditação caminhando é uma ferramenta mais viável, que nos enraíza no corpo, acalma nossa respiração e retoma nosso senso de presença.
Todas as nossas práticas são inclusivas, podendo ser adaptadas de acordo com as necessidades de cada um, pois reconhecer as próprias demandas é o primeiro passo para despertar o autocuidado. Nosso convite trata de reconstruir a confiança na sabedoria inata do organismo, cultivando uma atitude de confiança, gentileza e abertura para a vida. Todo esse trabalho se baseia em um acompanhamento para que cada participante trilhe seu caminho, faça suas descobertas e encontre suas ferramentas para estar no momento presente.
As propostas são convites para que a comunidade experimente, descubra recursos para lidar com o dia a dia, o estresse e as dificuldades da vida cotidiana. O projeto convida a descobrir um espaço seguro para a expressão pessoal, estimulando o não julgamento, compreendendo que cada experiência humana é única, cultivando um ambiente sem competição ou comparação, onde a escuta e a fala acontecem de maneira atenta e amável.
A aparente simplicidade desse trabalho é o verdadeiro convite para que todas as pessoas se sintam incluídas, criando um espaço seguro, de conexão, para que possamos estabelecer uma relação de confiança que nos permita alcançar os objetivos de aprendizado da comunidade de professores, pais e alunos, promovendo o bem-estar.
O projeto pode ser realizado com toda a comunidade escolar, de acordo com cada demanda específica. A ideia inicial é desenvolver as atividades com os alunos e, caso seja de interesse, também com os professores. Podemos também estendê-lo a colaboradores e familiares, de acordo com a realidade que nos seja apresentada, e com o que for possível dentro da rotina escolar.
As atividades podem ser oferecidas no contraturno, incorporadas a diferentes disciplinas, conforme interesses específicos, ou a Projeto de Vida, a depender do Projeto Político-Pedagógico da escola. Estamos abertas a adaptar a estrutura dos encontros conforme a demanda da unidade, de acordo com os ciclos, horários e espaço físico da escola.