Redação para o ENEM

Na virada do milênio a humanidade continua aquém de suas aspirações: A de uma vivência social em consonância com a liberdade, igualdade e fraternidade aspiradas por alguns, mas não vivenciadas por todos. Pois no que concerne ao tema citado como “Título da Redação”, por exemplo, ainda há muito por se fazer.

Assomados a tal dilema histórico não resolvido, a humanidade virou o século embevecida pelos afãs e frenesis das heranças revolucionárias industriais em detrimentos das demais herdadas. Assim, nos últimos dias tem-se testemunhado o aumento estrutural do fosso entre ricos e pobres. “Arquipélago de miseráveis alimentando ilha de ricos”, segundo o cientista político alemão Robert kurz.

Embora a humanidade ainda disponibilize de formidáveis recursos, blocos econômicos tracionados pelo capitalismo ufano e fomentado para o consumismo desmedido, nos últimos dias têm afetado drasticamente áreas sem perspectivas de cotas para o tema supracitado.

Como é o caso das estepes subsaarianas (Berço da Humanidade) e de países como os da América Latina. Principalmente na nossa Nação. Mais especificamente o acesso à cidadania, a agro biodiversidade, etc.: na minha Região, por exemplo.

Dessa maneira leva-se a concluir – mesmo nesta Era da ModeRNA/Idade/Líquida, da Inteligência Artificial (IA) e do JPS - estar longe de se solucionar os graves problemas que afligem a vida humana sem que haja uma política igualitária e justa. Tal como a Agenda 2030 da ONU. Complementada pela FUNAI, MMA, etc.

Me and my wife
Enviado por Me and my wife em 11/08/2023
Código do texto: T7858705
Classificação de conteúdo: seguro