PONTUALIDADE, HONESTIDADE E HONRAR A PALAVRA

Essas são virtudes, que na verdade deveriam ser encaradas como obrigação de qualquer pessoa normal.

Sim podemos ser pontuais, basta ter responsabilidade e se programar antes. Também podemos ser honestos nas menores atitudes, basta primar pelo caráter. Também podemos e devemos ter palavra, ou seja, ao assumir um compromisso esse deve ser cumprido, mas se você acha que não pode não assuma.

Muita gente na ânsia de pegar algum serviço assume compromissos os quais não pode cumprir e isso é muito decepcionante.

Pontualidade é algo muito valorizado por pessoas sérias, afinal o tempo é nosso maior patrimônio, ele não pode ser recuperado. Tempo perdido é de fato tempo perdido.

Infelizmente há pessoas que não respeitam o tempo alheio, também por se colocarem ou se sentirem em posição superior, como se o tempo de uma fosse mais importante que o tempo de outro, porém não é assim que se deve pensar, pois o valor do tempo varia de acordo com o tempo que a pessoa tem de vida e como não podemos prever quanto tempo cada um vai viver o valor do tempo de todos é igual.

Qual tempo vale mais, de uma pessoa que vai morrer dentro de dois dias ou de uma pessoa que tem estimativa de vida de dezenas de anos?

Trânsito, despertador, imprevistos, grande parte desses motivadores de atraso podem ser levados em conta, basta mais atenção e maior tolerância de tempo, organização, prevenção.

Podem observar, a maioria das pessoas não quer chegar antes do horário ao trabalho, mas quer sair no exato momento que acaba seu horário, assim como ocorre o contrário, pois há contratantes, principalmente supermercados, que exigem um horário de entrada, mas não respeitam o horário de saída, segurando o funcionário de acordo com a movimentação da loja. Se o funcionário precisa se organizar para cumprir horário de chegada o contratante também deve se organizar para respeitar o horário do funcionário, pois todos tem uma vida fora do emprego e tem outros compromissos.

A palavra, como era bom o tempo em que não se precisa tantos documentos assinados, pois as pessoas tinham palavra e a honravam. Hoje em dia as pessoas chegam ao ponto de alegar que foi um mal entendido e até desmentem descaradamente suas próprias palavras.

Recentemente contratei um serviço e por precaução fiz um contrato constando preço e prazo. Como sabia que imprevistos acontecem levei isso em consideração no contrato. Porém se passou dois meses a mais que um mês inicialmente previsto para concluir o serviço e no fim a pessoa desistiu e devolveu o sinal de 50% que havia antecipado. Apenas devolver não é suficiente, pois esse atraso gera outros inconvenientes e prejuízos.

Creio que a postura do poder legislativo (vereadores, deputados e senadores) bem como o executivo de forma geral (municipal, estadual e federal) são os piores exemplos para essas três virtudes.

O número de políticos sem palavra, sem pontualidade, sem comprometimento, sem responsabilidade e sem honestidade é um absurdo. Deveriam ser um exemplo a ser seguido, mas são uma vergonha nacional, em grande parte.

Realmente os eleitos resolveram não representar seus eleitores, ou seja, de nada adiantou o voto livre e democrático, aliás nem é tão democrático a partir do momento que é obrigatório.

Não podemos nem devemos adotar esses péssimos exemplos políticos.

As portas se abrem, muitas oportunidades surgem às pessoas pontuais, que honram suas palavras e compromissos e são honestas.

Vejo pessoas que estão desesperadas por emprego e quando conseguem relaxam, chegam atrasadas e não se dedicam como deveriam ou demonstraram que o fariam.

Precisamos resgatar esses valores para termos uma sociedade melhor e com mais futuro. Temos que ser exemplo para outros, seja no mundo profissional ou pessoal. O exemplo é o melhor ensinamento.