ESCOLAS (para) MILITARES

ESCOLAS (para) MILITARES

"De todo modo não é difícil melhorar

o desempenho de escolas isoladas

quando elas recebem mais verbas

que as outras. (...) O desafio para os

sistemas de ensino é melhorar com o

nível de recursos de que já dispõem

e sem excluir ninguém".

HÉLIO SCHWARTSMAN (in "Diário

do Pará, 14/07/2023, pag. B10)

As 202 escolas (suponho que públicas) que aderiram ao tal PECIM em 2019/20, o fizeram à revelia das SEDUCs de seus Estados, "passando por cima" das rotinas oficiais comuns a todas elas e "instalando" um currículo particular que visava "marcializar" a garotada. As escolas que cederam ao "canto de sereia" o fizeram por "sadio oportunismo" (?!), pela vontade de ter suas Unidades melhoradas e ampliadas. Nosso município -- Ananindeua, no Pará -- teria recebido 2 unidades ou, pelo menos, aporte federal de R$ 17 MILHÕES de reais para implantá-las. Daria para construir 2 prédios inteiros -- de vários andares -- com tal verba, mas estamos no Brasil... mal se consegue fazer 3 galpões pouco adequados. "Em troca", nossa Câmara deu ao "Bozzo" o título de "cidadão" (?!) -- que nem veio buscar -- graçola de um vereador inconsequente.

As 192 ou 202 (ou 206) escolas que optaram pelo PECIM calcularam que, sob a sombra do Exército nacional, teriam leite condensado, picanha, chiclette e talvez até "viagra" para os jovens com problemas físicos, de locomoção, etc. Dizem os jornais que a APROVAÇÃO -- de que tipo ?! -- dessas Escolas (ou seria... nessas ?) foi de 87,7% em Brasília (é claro !) e de 84% no Paraná. Onde estão situadas tais Escolas Militares ?! Quem são os alunos delas ? Estão nas PERIFERIAS ("alagados", "invasões", favelas), têm alunos pobres, que precisam vender bombons nos cruzamentos, para sobreviver ?

Duvido muito... a aprovação dos pais e da Sociedade para elas nem está NA QUALIDADE do Ensino, mas na aparência (?!) de excelência que elas transmitem. E quanto à APROVAÇÃO por aprendizado, por progresso nos estudos... há alguma estatística ?

MÉDIA é... Matemática, os dados que a compõem precisam ser MAIORES que o total final; se por acaso um só é menor, na outra Escola analisada terá que chegar quase aos 100%, para se manter a tal MÉDIA DE 87,7%. Ora, onde estavam esses professores maravilhosos, esses ALUNOS excelentes, excepcionais até... ANTES DE 2020 ?! Ensinavam aqueles e ESTUDAVAM estes em ESCOLAS PÚBLICAS, é o que se depreende, se conclui !

ESCOLA MILITAR é para formar... militares, futuros soldados, não pessoas comuns. Os pais podem até gostar, caso os filhos sejam HOMENS ! Ali se "estratifica" o Grupo inteiro, se "homogeneíza" e a Mulher, MENINAS no caso, saem prejudicadas, se masculinizam. Pergunto: há na rotina educacional de tais Escolas aulas de Música, de desenho, teatro, artes gráficas, pintura, Cinema, Canto coral, Dança ou qualquer coisa parecida ?! PARA QUÊ ?! Estão ali para marchar E OBEDECER... há relatos estarrecedores das "Escolas para a Juventude", criadas nos anos 1930 na Alemanha pré-nazista. Há filmes de igual teor, americanos, mostrando como se trata recruta E MULHER nesses locais... a "escola militar" atual não suavizou nem um pouco tal realidade.

Na minha rua, ligado a uma igreja evangélica, tem 1 Grupo de Escoteiros... há 30 ANOS marcham, após o culto de sábados e domingos, entre 11 horas e meio-dia, e são a terceira ou quarta "geração" de jovens de ambos os sexos. Alguns veem o "suplício" como aula de DISCIPLINA !

Nos anos 1970 questionei um amigo que estava no Exército carioca:

-- "Lá é só FORÇA BRUTA e serviço, MUITO SERVIÇO" !, respondeu. Disse-me que diversos recrutas tiveram que tomar injeção de óleo nos joelhos devido ao excesso de corridas com coturno (botas) e que, numa tarde, vários tiveram a pele das mãos "arrancada" por causa de flexões no cimento quente.

Neste momento no Brasil temos "2 belos exemplos" vindos de escolas militares, um deles pelo menos: Jair Messias & Mauro Cid... magníficos MODELOS "de amor a pátria", de ÉTICA, de correção, temor a Deus acima de tudo e de RESPEITO à própria família. A grande vantagem da ESCOLA PÚBLICA é a de "não vender ILUSÕES"... o bolsonarismo fez isso desde os primeiros dias (2017/18, ainda pré-candidato) e encontrou gente demais (uns 60 MILHÕES) disposta a comprar "esse peixe podre" ! Levará uns 10 ANOS para corrigir todo esse sistema de "ABSURDOS palatáveis". Fecho o artigo "reprisando" texto de Hélio Schwartsman (in "Diário do Pará, 12/07/2023, pag. B10):

"Se há algo que nossa espécie sabe fazer é distinguir histórias inventadas de FATOS. E sabemos fazê-lo pela simples razão de que somos consumidores ávidos de ficção. (...) Mas, se somos tão bons em separar o real do inventado, como explicar que existam terraplanistas, antivaxxers e vários outros grupos que creem em idéias sem lastro fático? O problema aí não é que lhes falte instrumental para fazer a decupagem, mas sim que existem INCENTIVOS SOCIAIS para que proclamem acreditar em ficções. Com efeito, essas pessoas não alcançam essa condição por causa de algum déficit cognitivo, mas porque se enredaram em circuitos sociais em que GANHAM PONTOS diante de seus pares se dão sinais críveis de que aderem às bandeiras do grupo. Nada que não vejamos todos os dias em igrejas". *** É ISSO, descrição perfeita !

"NATO" AZEVEDO (em 17/julho 2023, 4hs)

***************

ADENDO - "professor DOUTRINADOR" há em todas as categorias, funções... padres, freiras, pastores, políticos e certamente MILITARES. O declarante e seus irmãos não receberam DOUTRINAÇÃO de espécie nenhuma, ao que parece. Resta saber de que TIPO de doutrinação estamos falando. *** A propósito, o impoluto Aras lamenta as agressões sofridas em Roma pelo juiz do STF. Bolsonaro passou meio mandato A INSULTAR A. Moraes, com solene silêncio do esperto PGR... "doutrinação" é isso !

Fanáticos fingem não ver o "ROMBO DE 1 TRILHÃO E MEIO" de reais deixado pelo "incorruptível". Este mesmo "povo-gado" colocou no Congresso os piores Ministros e apoiadores do "imbrochável"... só uma DOUTRINAÇÃO consegue tal façanha ! Quem devia ESTAR NA CADEIA "passeia" pelo país inteiro !