O Projeto Político Pedagógico

O PROJETO POLÍTICO

PEDAGÓGICO

Sumário

O que é o Projeto Político Pedagógico?

Para que serve um Projeto Político Pedagógico?

Qual é a importância do Projeto Político Pedagógico para a escola?

Qual é a estrutura de um Projeto Político Pedagógico?

Ensino Híbrido e Projeto Pedagógico

Como montar um Projeto Político Pedagógico?

Conclusão

O Projeto Político Pedagógico (PPP), é um documento que faz parte do coração de toda instituição de ensino. Ele foi criado para apresentar de forma clara quais são os objetivos pedagógicos da escola, seus valores e sua missão.

Também conhecido como projeto pedagógico, o instrumento detalha as propostas da instituição para o processo de ensino aprendizagem, considerando a voz de todos os participantes do ambiente educacional.

Neste artigo, vamos apresentar o que é o PPP, qual sua função e os principais pontos que devem ser levados em conta na hora de montar o documento. Boa leitura!

O que é o Projeto Político Pedagógico?

Criado para nortear a proposta educacional das escolas, o Projeto Político Pedagógico é um instrumento que deve fazer parte de todas as instituições de ensino.

Sua implementação está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, com o objetivo de garantir uma gestão democrática nas escolas, com impacto real na comunidade.

O PPP organiza as atividades pedagógicas da escola ao longo de um determinado período. Sua elaboração é feita através de trabalho colaborativo, com a participação de toda a equipe pedagógica.

O documento considera a realidade socioeconômica e cultural em que a escola está inserida, além das metodologias aplicadas.

Ou seja, o PPP de uma escola não pode ser igual ao de outra, porque cada uma tem uma realidade diferente.

Para que serve um Projeto Político Pedagógico?

A função do PPP é apresentar os objetivos da instituição e traçar como a escola deverá alcançá-los.

Esses objetivos são expressos através da proposta curricular, diretrizes para a formação de professores e procedimentos para a gestão administrativa.

Na proposta curricular, as metodologias e o conteúdo que farão parte do currículo escolar devem estar claros, bem como os métodos utilizados para a avaliação de aprendizagem.

O documento também deve apresentar propostas para o desenvolvimento e capacitação dos professores, a fim de que eles sejam capazes de atender aos objetivos do projeto pedagógico.

Por fim, a gestão administrativa também deve ser organizada para dar suporte a execução do projeto político pedagógico da escola.

Qual é a importância do Projeto Político Pedagógico para a escola?

O objetivo do PPP é ser um guia para a comunidade escolar, acessível a professores, a coordenadores, aos alunos e aos pais, articulando a aplicação das metodologias adotadas e do conteúdo ministrado.

> Entenda o que são metodologias ativas e porque você deve aplicar no seu PPP

Para isso, ele considera conta a realidade da comunidade da qual a escola faz parte, suas características sociais e econômicas, além da estrutura da instituição.

dimensões do projeto político pedagógico

O PPP é caracterizado, como o termo indica, a partir de três dimensões:

A dimensão do Projeto diz respeito ao detalhamento de ações concretas para alcançar os objetivos de aprendizagem.

A dimensão política do PPP é relacionada a sua concepção em um espaço dedicado à formação de cidadãos que vão atuar na construção de uma sociedade mais justa.

O último termo refere-se à dimensão pedagógica do PPP, na organização de atividades para o processo de ensino aprendizagem. O projeto deve ser elaborado de forma a deixar claro os rumos que serão adotados na escola no sentido de atender às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Em resumo, o Projeto Político Pedagógico destaca a função social da escola na formação de cidadãos ativos da sociedade, através de ações e propostas para condução do processo de ensino aprendizagem.

Qual é a estrutura de um Projeto Político Pedagógico?

O documento deve ser estruturado com o objetivo de apresentar a escola, as diretrizes pedagógicas, o contexto local (com dados demográficos sobre a comunidade) e o plano de ação.

Logo no início, o documento deve informar o nome da instituição, localização, CNPJ e dados gerais dos membros da equipe principal. Após a identificação geral da instituição de ensino, a estrutura do PPP é construída em três grandes etapas:

1. Missão da Escola

O primeiro passo da estrutura do PPP é definir qual é a missão da escola. A partir dessa definição, começa-se a desenhar quais os principais objetivos, valores e propostas da instituição.

A missão da escola é o momento em que se define a identidade da instituição, ela reúne informações sobre as práticas educacionais, o histórico da escola e sua visão de mundo.

Vale destacar que a missão não é definitiva, ela pode ser revista e modificada de acordo com o andamento dos objetivos pedagógicos da instituição.

2. Contexto

A realidade da instituição de ensino e dos estudantes é a segunda etapa decisiva na elaboração do PPP. Ela é feita a partir de um diagnóstico do contexto em que a escola está inserida.

Além das informações gerais da comunidade, o levantamento deve trazer detalhes sobre a infraestrutura da escola, a equipe docente e os recursos financeiros disponíveis.

Nesta etapa, a gestão democrática é essencial para construir um retrato fiel que considere aspectos sociais, econômicos e culturais da região.

3. Projeto Pedagógico

A terceira etapa é detalhar o projeto pedagógico da escola e o processo para atingir os objetivos gerais.

O projeto pedagógico inclui o currículo escolar, os métodos de avaliação de aprendizagem, os conteúdos que serão trabalhados, as tecnologias e tudo o que tem impacto nas práticas pedagógicas.

Essa etapa do PPP reflete a missão e a identidade da escola, e também deve contemplar os recursos oferecidos como diferencial, como quais as metodologias de ensino que serão utilizadas, as abordagens pedagógicas, atividades extracurriculares, entre outros.

É importante lembrar que o Projeto Político Pedagógico deve estar alinhado à BNCC, e para isso, deve-se identificar quais são as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas, para que sejam contempladas no projeto.

> As 10 competências gerais da BNCC

4. Plano de Ação

Todas as propostas do PPP devem resultar em um plano de ação, o qual deve ter como objetivo traçar estratégias para implementação do projeto.

O plano de ação deve ser claro e objetivo, descrever os recursos que serão usados, prazos e cronogramas, detalhar os profissionais envolvidos e trazer metas mensuráveis para acompanhar a implementação do projeto.

Ensino Híbrido e Projeto Pedagógico

Para que o projeto político-pedagógico leve em conta a implementação do ensino híbrido, ele deve abordar estratégias para incentivar a mudança no ensino-aprendizado.

Saiba mais >> Como estamos lidando com o ensino híbrido no Brasil?

O documento deve incentivar a utilização de novos formatos de aula, adotando uma mentalidade de experimentação, assim como uma reflexão sobre o papel do professor nesse contexto.

Ao abordar tecnologia e inovação, é importante ressaltar que ela precisa ter um contexto e um objetivo claro para melhorar o aprendizado.

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Como montar um Projeto Político Pedagógico?

O primeiro passo para a elaboração de um Projeto Político Pedagógico é a escuta da comunidade e o diagnóstico.

Deve-se considerar a realidade da comunidade na qual a instituição está inserida e levantar o máximo de informações relevantes para o planejamento.

A elaboração do plano decorre de algumas condições em seu planejamento.

Condições institucionais – ligadas às condições legais para a execução do PPP, relacionadas à estabilidade política, à econômica e à social.

Condições administrativas – diz respeito à organização da escola e gestão escolar, além da disposição dos atores envolvidos para a execução do plano e seus reflexos.

Condições Técnicas – está ligada ao levantamento de informações e análises que possam subsidiar o planejamento do projeto de forma objetiva.

Sistema de indicadores

Para que haja um controle sobre as metas que o PPP pretende atingir, é importante construir um sistema de indicadores que permita acompanhar e avaliar o andamento do projeto.

Para ser efetivo, o sistema precisa que as partes envolvidas na instituição de ensino contribuam para as medições dos resultados alcançados pelo PPP.

O sistema de indicadores deve levar em conta três tipos de medições:

Quantitativas – ligadas a fatores objetivos, tais como: quantidade de alunos; resultados numéricos relacionados ao desempenho; orçamento executado etc.

Qualitativas – medição relacionada à eficiência da unidade escolar, o atendimento da comunidade, o posicionamento da escola em comparação com outras unidades de ensino etc.

Comportamento – os indicadores de comportamento referem-se a hábitos culturais, comportamentais, aos usos que a comunidade escolar faz da escola, entre outras coisas.

Os indicadores devem refletir alguns fatores, como:

os grupos que serão beneficiados pelo projeto;

a quantidade de pessoas beneficiadas;

a qualidade do ensino da escola em comparação com outras unidades regionais;

o período e a abrangência do projeto.

Conclusão

O PPP é um documento que preza pela gestão democrática da instituição de ensino, sendo um espaço para escutar a voz da comunidade, bem como seus anseios e desejos.

O projeto não deve ser visto como algo fixo no tempo, mas sim uma peça de caráter flexível, capaz de se adaptar às necessidades da comunidade educacional onde a escola está inserida.

Fontes

https://www.somospar.com.br/wp-content/uploads/2020/01/e-book-passo-projeto-politico-pedagogico.pdf

http://nc-www5.fgv.br/cursosgratuitos/cg/OCWPEGEEAD/base_rede/downloads/planejamento_estrategia_gestao_escolar.pdf

ALMA GRANDE
Enviado por ALMA GRANDE em 02/06/2023
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