CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Hellen Cristina Pereira dos Santos

Aires José Pereira

Há muito tempo são notórias as alterações que vêm acontecendo no clima em nível global, essas alterações ocorrem basicamente pela ação antrópica, pois o maior responsável pelas mudanças climáticas ainda está sendo o homem, intensificando as mudanças no clima causando o derretimento das calotas polares e como consequência, alagamentos de cidades litorâneas e ilhas. Segundo a Estratégia Urbana e de Governo local do Banco Mundial (2009):

A vulnerabilidade dos sistemas urbanos à mudança climática traz vários dilemas para os tomadores de decisão e habitantes em nível local, nacional e regional. A maioria das cidades do mundo se encontra no litoral ou em planícies alagáveis especialmente as megacidades como Mumbai e São Paulo. Os riscos de mudança climática devem ser entendidos em um contexto de deterioração das condições de saúde ambiental devido ao aumento da poluição do ar, bem como significativos riscos ao abastecimento urbano de água devido à má administração dos corpos de água. (BANCO MUNDIAL, 2009, p. 20).

É sabido que para a identificação de mudanças no clima serem comprovadas, é necessária uma série de estudos durante anos. Os primeiros períodos de mudanças no clima foram detectados a milhares de anos sendo de origens naturais, e com o passar do tempo quando aconteceu o processo de industrialização as mudanças no clima começaram a serem mais acentuadas, e as emissões de dióxido de carbono produzido pela queima de combustíveis fósseis e liberados na atmosfera contribuíram bastante para o processo de alteração climática, que até os dias de hoje são ainda mais preocupantes. Segundo Ross (1993):

A crescente industrialização concentrada em cidades, a mercantilização da agricultura em sistema de monocultura, a generalizada implantação de pastagens, a intensa exploração de recursos energéticos e matérias-primas como o carvão mineral, petróleo, recursos hídricos, minérios, tem alterado de modo irreversível o cenário da terra e levado com frequência a processos degenerativos profundos da natureza. (ROSS, 1993, p.63).

É importante ressaltar que os fatores que alteram paulatinamente o clima influenciam justamente o efeito estufa que mesmo sendo um efeito natural, devido à ação humana está acontecendo um aquecimento mais rápido tornando-se preocupante. O efeito estufa está ligado diretamente com as condições ambientais e consequentemente com as mudanças no clima, e esse aquecimento crescente causa várias alterações no planeta.

Alguns dos fatores que mais contribuem para as mudanças no clima são as queimadas e o desmatamento, porque as queimadas liberam gases poluentes, e a falta de árvores provocada pelo desmatamento elevam gradativamente a temperatura, pois as árvores ajudam a absorver parte da poluição.

É lamentável mais esse aquecimento que está acontecendo no planeta só tende a crescer, já que as pessoas continuam poluindo a atmosfera durante suas atividades diárias, como por exemplo, o aumento do número de veículos nas cidades, que na sua maioria não utilizam combustível renovável, e acaba poluindo ainda mais. É um fator preocupante, afinal, sua intensidade provoca alterações climáticas no planeta, acarretando sérias consequências. Bom seria se os poderes públicos das cidades promovessem políticas públicas na tentativa de amenizar a poluição, investisse ciclovias e utilização de combustíveis renováveis, para que assim diminuíssem o grau das mudanças no clima, provocadas pela sociedade.

Hellen Cristina Pereira dos Santos é graduada em geografia pela UFT – Campus de Araguaína

Aires José Pereira é Prof. Dr. em Geografia Urbana pela UFU e Mestre em Planejamento Urbano pela FAU-UnB, é coautor do Hino Oficial de Rondonópolis, professor do Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental e da graduação no curso de Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis e possui vários artigos e livros publicados.

Aires José Pereira e Hellen Cristina Pereira dos Santos
Enviado por Aires José Pereira em 18/05/2023
Código do texto: T7791107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.