As três janelas - maçonaria

TRÊS JANELAS DO PAINEL

Encontradas no painel do Grau Aprendiz, simbolizam inúmeras teses sustentadas por vários escritores e presentes na bíblia oriunda da informação constante no 1º Livro de Reis, capítulo 6 versículo:

1:“E sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o segundo mês ), começou a edificar a casa do SENHOR.

2- E a casa que o rei Salomão edificou ao Senhor era de sessenta côvados de comprimento, e de vinte côvados de largura, e de trinta côvados de altura.

3- E o pórtico diante do templo da casa era de vinte côvados de comprimento, segundo a largura da casa, e de dez côvados de largura diante da casa.

4- E fez para a casa janelas de gelósias fixas”

A simbologia de serem três janelas é amplamente discutida e encontra diversas explicações e instruções variando do ritualista. Por sua vez, a localização, indiferente dos estudiosos e intérpretes, coincide como sendo uma no Oriente, uma ao “Meio Dia” e a outra no Ocidente.

Para compreendermos o porquê, devemos saber que os Templos devem ser construídos no sentido Leste-Oeste, assim acompanhando a “marcha” do Sol, que inicia sua jornada pelo Oriente (leste), tem seu Zênite ao Meio-Dia e termina no Ocidente.

Localizadas no Painel da Loja de Aprendiz, as Tres Janelas são muito importante mas é comum esquecermos que não são simples janelas; são “janelas de gelósias fixas”, Informação importantíssima e negligenciada.

Gelósias sãos as ripas de madeira das venezianas, mas também são as grades de tiras compridas e estreitas de madeiras colocadas nos vãos de janelas para a proteção da luz direta e do calor.

São, portanto, dois detalhes muito importantes, pois permitiam a luminosidade e, sendo fixas, garantiam a privacidade,sua beleza simbólica é que elas permitirem a privacidade de quem está dentro do ambiente para olhar para fora, mas, de fora, não se vê o que se passa no interior.

AS TRES JANELAS PAINEL DO GRAU APRENDIZ se faz representando a ordem da Marcha do Sol tomada sob o ponto de vista do globo terrestre no Hemisfério Norte. O Sol nasce no Oriente, projeta-se a pino ao Meio-Dia e tem o seu ocaso no Ocidente.Partindo do Oriente, a marcha aparente do Sol indica também a posição das Três Luzes da Loja – Jóias Moveis.

Esquadro Venerável Mestre, sendo a primeira janela, a do Oriente simboliza aquele que abre a Loja e a dirige com Luzes da Sabedoria, transferindo a idéia de onde se adentra a luz da aurora, com o equilíbrio trazido pelo frescor da renovação do dia que amanheceu.

Nível Primeiro Vigilante, Segunda Janela no centro da loja, ao meio dia, onde o sol tem sua força plena aquecendo e iluminando os trabalhos com todo seu potencial indicando à hora propícia da abertura dos trabalhos, fiscaliza os obreiros, manda-os para a recreação e os chama de volta às obrigações

Prumo Segundo Vigilantes, Terceira Janela, no ocidente crepúsculo onde sua luz se torna mais fraca convidando ao descanso encerrando os trabalhos, pagando aos Obreiros os seus justos salários e os despede contentes e satisfeitos.

O simbolismo das Janelas alude ainda à Sinceridade, a Coragem e a Perseverança como tríade importante na edificação da Obra. A Sinceridade dos propósitos do maçom o induz a enfrentar com Coragem os embates e as dificuldades encontradas no caminho do aperfeiçoamento. A constância e a Perseverança o farão alcançar a almejada Luz - mesmo quando a meia-noite imperar em sua repleta e total escuridão, certo também é que quanto mais escura é a madrugada, mais próximo está o raiar de um novo dia (Fé e Esperança), e das Grades ou Gelósias que assim, deve ser os trabalhos em Loja. Precisamos nos proteger das Profanações, mas nunca Deixar de olhar para o profano.

A falta de janelas do lado esquerdo do Painel do Grau Aprendiz se dá em função arquitetônica é resultado da falta de iluminação tendo em vista a inclinação da terra em seu giro, metaforicamente o lado norte, Lado do Aprendiz, simboliza a falta de esclarecimentos Históricos, Filosóficos e Ritualísticos da maçonaria, tendo assim esta posição estratégica garantir melhor posicionamento para os aprendizes sendo guiados pela luz do Segundo Vigilante, Luz da Segunda Janela do sol do Meio Dia como seu tutor nos ensinamentos isenta da janela o aprendiz não se distrai com olhares exteriores visualizando apenas a luze a sua frente para se guia e assim galgar e adquirir os conhecimentos.