O que é Chapada

Ipirá não é Chapada, como quer a rádio FM das terras da Caboronga.

Chapada precisa está em estrutura sedimentar. Ipirá está na Depressão ou pediplano sertanejo, com rochas cristalinas na sua base estrutural gnaíssica ou graníticas em alguns pontos, predominando os solos litólicos ou neossolos (solos rasos)com morros de formas suaves e topos arredondados, com cobertura de caatinga nas áreas mais baixas e planas e Matas nas serras, como na Caboronga.

Na Chapada Diamantina predomina as rochas sedimentares de arenitos, calcários, etc, e rochas metamórficas, resultantes do processo de soerguimento orogenético proterozóico. As rochas são arrumadas em camadas e assim seus morros tem os tetos planos, em mesetas, a exemplo do conhecido Morro do Pai Inácio. A profundidade dos solos é muito variada, pois vai de profundos a rasos a depender dos fatores naturais locais e dos processos de decomposção destas rochas. No piemonte da Diamantina sim, temos relevo cristalino, como em Rui Barbosa, Itaberaba, etc - com morros de tetos arredondados.

Ipirá na Depressão Sertaneja tem suas próprias belezas - e acho linda a Serra da Caboronga, mesmo que muito desmantada.

Idem para a beleza da Chapada com o alinhamento talhado pelas águas da Serra do Sincorá. E sua vegetação que varia da Mata Atlântca da encosta do barlavento, aos topos de campos rupestres e ao sotavento com caatinga de altitude.

Marialvo Barreto,geógrafo.

Marialvo Barreto. Geógrafo
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 22/03/2023
Código do texto: T7746391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.