A METODOLOGIA DE PAULO FREIRE CONTESTADA * PELO DIVULGADOR!!!!

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DE QUEM COMO MESTRE OU PROFESSOR JÁ FOI DOCENTE!!!!

Método Paulo Freire CONTESTADA POR DIVULGADOR *

Parece piada mas não é:- Funcionamento de um circuito de cultura, apresentação da palavra geradora (povo) e das famílias fonêmicas ( pa,pe, pi, po, pu ) * tais 40 horas de aula mal alfabetizou o tal Presidente da República seu conterrâneo!!! Tô mentindo??? Ou as colinhas da MALHAADAD???

O método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos que se caracteriza pelo reduzido tempo em que se atingem os resultados, pelo uso de palavras próximas à realidade social dos alunos e pelo reduzido número de palavras geradoras (palavras usadas como base para se aprenderem os fonemas, as sílabas, e outras palavras.)

O método enfatiza o poder transformador da palavra. Para Freire, ela deve ser usada para transformar a realidade, e não deve ser inócua ou supostamente "neutra".

Por essa razão, Freire criticava o sistema tradicional de alfabetização, que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita.

As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, o que, comumente, se denomina como "linguagem de cartilha": por exemplo, Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.

O método foi desenvolvido enquanto Paulo Freire era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife, adotando-o com um grupo de teste na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte.

Nessa localidade, alfabetizou 300 cortadores de cana de açúcar em apenas 45 dias, isso porque o processo se deu em apenas quarenta horas de aula e sem cartilha.

Obs do divulgador*:- Assinar apenas o seu nome não é cultura jamais nem mesmo de almanaque!!! No mínimo na primeira fase dos ensinamentos é preciso 280 horas com 2 horas por dia/noite pois um trabalhador cansado de sua tarefa diária não assimila nada com mais de duas horas de duração e em 140 dias uteis ou seis meses no mínimo!!!

Etapas do método

1. Etapa de investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.

2. Etapa de tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.

3. Etapa de problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

Para Paulo Freire, a problematização é a parte do processo da alfabetização de adultos na qual os educandos são levados a desenvolver a consciência crítica acerca dos problemas sociais no ambiente em que vive.

"Enquanto a concepção “bancária” [isto é, a educação bancária] serve ao sistema excludente capitalista, mantendo uma contradição entre professor e aluno, a concepção problematizadora, serve à libertação, realizando a superação, e reafirmando a dialogicidade como essência no cenário educativo"

Obs do divulgador*:- Sinto muito discordar que na cidade não se fala as palavras corretamente, que formaram tais gírias que viram costumes de dialetos dos grupos de jovens e acabam com a nossa língua portuguesa que invertem o sentido tais como "tô chegando" é estar indo embora... exatamente o sentido inverso!!!

O método

· As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade e, assim, seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, elas são apresentadas em cartazes com imagens. Então, nos circulos de cultura, inicia-se uma discussão para dar-lhes significado dentro da realidade daquela turma.

· A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. Por exemplo: BA-BE-BI-BO-BU.

· As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.

· A conscientização: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.

Obs do divulgador* :- Tal pesquisa não vai obter mais que 120 palavras que tais lavradores ou aprendizes falam, pois sabias que a nossa sociedade não usa mais que 480 palavras durante a sua vida como de costume, pois não lê nada a não ser publicidade pois livros talvez algum dia tenha lido a Bíblia Sagrada mas não a entendeu em nada as palavras novas e preferiu se calar para que alguém não o chame de tolo???

As fases de aplicação do método

Freire propõe a aplicação de seu método nas cinco fases seguintes:

· 1ª fase: levantamento do universo vocabular do grupo. Nessa fase, ocorrem as interações de aproximação e conhecimento mútuo, bem como a anotação das palavras da linguagem dos membros do grupo, respeitando seu linguajar típico.

· 2ª fase: escolha das palavras selecionadas, seguindo os critérios de riqueza fonética, dificuldades fonéticas - numa sequência gradativa das mais simples para as mais complexas, do comprometimento pragmático da palavra na realidade social, cultural, política do grupo e/ou sua comunidade.

· 3ª fase: criação de situações existenciais características do grupo. Trata-se de situações inseridas na realidade local, que devem ser discutidas com o intuito de abrir perspectivas para a análise crítica consciente de problemas locais, regionais e nacionais.

· 4ª fase: criação das fichas-roteiro: nelas havia indicações de possíveis subtemas ligados às palavras geradoras e sugestões de encaminhamentos para análise dos temas selecionados, que funcionam apenas como sugestões de roteiro para os debates. Esses roteiros eram de grande valia, principalmente no início do trabalho, quando o alfabetizador era também iniciante.

· 5ª fase: criação de fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.

Nota do divulgador*:- Como já fui professor para adultos utilizando as cartilhas de Caminho Suave, mas a matemática do método KUMON, com certeza temos certas diferenças de conceito que o adulto no aprendizado é bem mais díficil entender pois já tem opinião formada e dificuldade em assimilar novos conceitos!!!Considero que não se aprova aluno que não saiba escrever e não saiba as operações matemáticas do primeiro para o segundo ano, senão no futuro serão as decepções dos vestibulandos que sem uma calculadora não tem noção das operações aritméticas e muito menos o conceito de como fazer uma redação!!! Já tive diretor de Escola Profissionalizante de Projeto e Desenho Geométrico que eu deveria aprovar pois ele pagava pelo curso, mas assim sugeri de mais um ano com bolsa total e só sair do Curso e poder mostrar que aprendeu fazer um belo projeto e geometricamente saber calcular e demonstrar a sua capacidade e não apenas um papel no quadro dito DIPLOMA!!!

ivanoterrível e MÉTODO PAULO FREIRE!!!
Enviado por ivanoterrível em 21/03/2023
Código do texto: T7745041
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