ENSINO INFANTIL E NOVAS TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL
AUTORES:
SANTOS, Maria da Luz Alves de Araújo
SOUSA, Rodrigo dos Santos
OLIVEIRA, Paula Catandubas
RESUMO: Neste artigo, discutiremos as possibilidades e desafios do uso de novas tecnologias no ensino infantil na era digital. A inserção dessas tecnologias pode proporcionar uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, estimulando o interesse das crianças pelo aprendizado e promovendo o desenvolvimento de habilidades específicas. No entanto, o uso de tecnologias também pode trazer preocupações e desafios, como a segurança e privacidade das crianças e a formação dos educadores para lidar com as novas tecnologias. O artigo apresenta exemplos de práticas pedagógicas com uso de tecnologias no ensino infantil e destaca a importância da formação dos educadores e do investimento em recursos para garantir uma utilização adequada e efetiva dessas tecnologias. Conclui-se que a inserção de tecnologias no ensino infantil deve ser feita de forma consciente e responsável, visando sempre o desenvolvimento integral das crianças e garantindo a promoção de uma educação de qualidade na era digital.
PALAVRAS CHAVE: Novas tecnologias, aprendizado, didática.
INTRODUÇÃO:
O advento das novas tecnologias trouxe mudanças significativas para a sociedade, afetando todas as esferas da vida, incluindo a educação. Com o avanço das tecnologias, a educação tem passado por transformações, tanto em sua estrutura quanto em suas práticas pedagógicas. Na era digital, as tecnologias tornaram-se uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, e o ensino infantil não ficou de fora desse contexto.
A utilização de tecnologias no ensino infantil tem sido cada vez mais frequente, principalmente com a popularização de dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones. A inserção de tecnologias na educação infantil pode proporcionar diversas vantagens, como a melhoria da qualidade do ensino, a estimulação do interesse das crianças pelo aprendizado e a promoção de uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
Além disso, a tecnologia pode ser utilizada para o desenvolvimento de habilidades específicas, como a alfabetização e o raciocínio lógico-matemático, por meio de jogos e aplicativos educativos. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma importante aliada para os educadores, na promoção de uma educação mais dinâmica e atrativa.
No entanto, a utilização de tecnologias no ensino infantil também pode trazer desafios e preocupações para os educadores. A segurança e a privacidade das crianças são questões que precisam ser consideradas, bem como a formação dos professores para lidar com as novas tecnologias e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo discutir as possibilidades e desafios da utilização de novas tecnologias no ensino infantil, considerando o contexto atual da educação na era digital. Para tanto, serão abordadas perspectivas trazidas por autoras com vasta contribuição nessa área, bem como serão apresentadas as questões éticas e de segurança envolvidas nesse processo. Espera-se, assim, contribuir para o debate sobre o papel das tecnologias no ensino infantil e promover reflexões sobre o tema.
AS TECNOLOGIAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA:
As pesquisadoras Luciana Allan e Joice Lee Otsuka, autoras do livro "Educação Infantil e Tecnologias: o que pensam e fazem os professores" abordam a forma como as tecnologias têm sido utilizadas na Educação Infantil e como os professores se apropriam desses recursos para aprimorar a prática pedagógica. As autoras realizaram uma pesquisa com professores de educação infantil de escolas públicas e privadas de São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de investigar como as tecnologias são utilizadas na prática pedagógica desses profissionais. Segundo as autoras, a tecnologia pode ser um importante recurso para a educação infantil, mas seu uso deve ser cuidadosamente planejado e mediado pelos professores:
Os professores de Educação Infantil devem estar preparados para planejar e mediar o uso das tecnologias, selecionando atividades que favoreçam a interação, a exploração e a construção do conhecimento pelas crianças, bem como avaliar criticamente os impactos das tecnologias na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças, orientando pais e familiares quanto ao uso adequado dessas ferramentas (Allan e Otsuka, 2017, p. 115).
Os resultados da pesquisa indicam que os professores utilizam as tecnologias de diversas formas na educação infantil, desde a apresentação de vídeos e jogos educativos até o uso de aplicativos e recursos online para o planejamento de atividades. No entanto, as autoras ressaltam que é preciso considerar os desafios e limitações desse uso, como a falta de equipamentos adequados, a falta de formação específica para o uso das tecnologias e a necessidade de cuidado para evitar que as crianças fiquem expostas a conteúdos inadequados, como vêmos:
O uso das tecnologias na Educação Infantil deve ser orientado por objetivos educacionais claros, que considerem as especificidades do público infantil e as potencialidades e limitações das ferramentas tecnológicas, para que sejam favorecidas aprendizagens significativas e desenvolvimento integral das crianças (Allan e Otsuka, 2017, p. 85)
Apesar desses desafios, Allan e Otsuka afirmam que o uso das tecnologias pode trazer benefícios para a educação infantil, como a possibilidade de personalizar o aprendizado de acordo com as necessidades de cada criança, o estímulo à criatividade e o desenvolvimento de habilidades digitais que serão importantes para o futuro.
É preciso considerar que o uso desses recursos deve ser mediado pelos professores e cuidadosamente planejado, levando em conta os desafios e limitações existentes. No entanto, é inegável que as tecnologias podem ser um importante aliado para a prática pedagógica, trazendo benefícios para o aprendizado e desenvolvimento das crianças.
INTERAÇÃO E SUPERVISÃO: UMA LINHA TÊNUE DE CONTATO COM AS TECNOLOGIAS:
Segundo Salmória (2017), as tecnologias digitais podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas no ensino infantil, desde que de forma planejada e consciente. Ela destaca que é importante que o professor saiba escolher o recurso tecnológico adequado para cada atividade e para cada faixa etária, considerando sempre as especificidades de cada criança e o contexto em que está inserida. Além disso, é fundamental que o professor esteja preparado para utilizar as tecnologias, pois a falta de habilidade pode prejudicar o processo de ensino-aprendizagem:
No entanto, é fundamental destacar que a utilização das tecnologias digitais no ensino infantil deve estar sempre acompanhada por um adulto responsável, que possa monitorar o tipo de atividade realizada pela criança e o tempo de exposição às telas. O uso excessivo ou inadequado das tecnologias pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças, além de aumentar os riscos de exposição a conteúdos inapropriados. (p. 102)
Souza (2019), por sua vez, argumenta que a utilização das tecnologias no ensino infantil pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criatividade, a comunicação e a resolução de problemas. Ela destaca que os recursos digitais, como jogos educativos, aplicativos e plataformas online, podem ser utilizados de forma lúdica e interativa, favorecendo a aprendizagem das crianças de forma mais dinâmica e prazerosa.
No entanto, é importante ressaltar que o uso das tecnologias no ensino infantil deve ser acompanhado por um adulto responsável, como destaca Salmória (2017). Ela argumenta que os pais e os professores devem monitorar o tempo e o tipo de atividades que as crianças realizam com as tecnologias, a fim de garantir que elas estejam sendo utilizadas de forma adequada e segura.
A partir dessa perspectiva, podemos depreender que a utilização das tecnologias no ensino infantil pode trazer muitos benefícios para as crianças, desde que seja realizada de forma planejada, consciente e acompanhada por um adulto responsável. As tecnologias digitais podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criatividade, a comunicação e a resolução de problemas. No entanto, é fundamental que os pais e os professores estejam preparados para utilizar esses recursos, a fim de garantir que as crianças estejam aprendendo de forma segura e efetiva.
O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO INFANTIL:
Segundo Macedo (2017), a utilização de tecnologias no ensino infantil pode ser uma forma de tornar o aprendizado mais dinâmico e atraente para as crianças, estimulando sua curiosidade e interesse pelo conhecimento. Além disso, o uso de recursos tecnológicos pode ajudar a melhorar a qualidade do ensino, proporcionando às crianças experiências mais ricas e diversificadas.
Frade (2018) ressalta que as tecnologias podem ser particularmente úteis para o ensino de habilidades e competências específicas, como a alfabetização e o raciocínio lógico-matemático. Com o uso de jogos e aplicativos educativos, por exemplo, é possível oferecer às crianças atividades que estimulam essas habilidades de forma lúdica e divertida.
No entanto, é importante lembrar que o uso das tecnologias deve ser feito de forma consciente e responsável. Macedo (2017) destaca que é necessário que os educadores estejam preparados para utilizar esses recursos de forma adequada, de modo a aproveitar todo o seu potencial para o ensino e a aprendizagem. Além disso, é preciso considerar as questões relacionadas à segurança e privacidade das crianças no uso dessas tecnologias.
O uso de tecnologias no ensino infantil pode trazer muitos benefícios para as crianças, estimulando seu interesse pelo conhecimento e melhorando a qualidade do ensino. No entanto, é preciso que esse uso seja feito de forma consciente e responsável, considerando as particularidades das crianças e as questões relacionadas à segurança e privacidade. Como destacado por Frade (2018), "a tecnologia pode ser uma grande aliada para a educação infantil, mas é preciso saber utilizá-la de forma apropriada, considerando as necessidades e características das crianças".
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Em conclusão, a utilização de novas tecnologias no ensino infantil pode trazer diversas possibilidades e desafios para a educação na era digital. A inserção dessas tecnologias na educação infantil pode proporcionar uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, estimulando o interesse das crianças pelo aprendizado e promovendo o desenvolvimento de habilidades específicas, como a alfabetização e o raciocínio lógico-matemático.
No entanto, a utilização de tecnologias também pode trazer preocupações e desafios, como a segurança e privacidade das crianças e a formação dos educadores para lidar com as novas tecnologias e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem. É necessário que os educadores estejam preparados para utilizar essas tecnologias de forma adequada, considerando as particularidades das crianças e as questões éticas e de segurança envolvidas nesse processo.
Os exemplos de práticas pedagógicas com uso de tecnologias apresentados neste artigo mostram que é possível utilizar essas ferramentas de forma adequada e efetiva no ensino infantil, desde que sejam respeitadas as particularidades das crianças e as questões éticas e de segurança envolvidas nesse processo.
Portanto, é fundamental que os educadores estejam abertos ao uso das novas tecnologias no ensino infantil, buscando sempre aprimorar suas práticas pedagógicas e estar em constante atualização para acompanhar as mudanças da era digital. Além disso, é importante que as instituições de ensino invistam em recursos e formação para os educadores, visando garantir uma utilização adequada e efetiva das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Por fim, é necessário destacar que a inserção de tecnologias no ensino infantil deve ser feita de forma consciente e responsável, visando sempre o desenvolvimento integral das crianças e garantindo a promoção de uma educação de qualidade na era digital.
REFERÊNCIAS:
ALLAN, Luciana; OTSUKA, Joice Lee. Educação Infantil e Tecnologias: o que pensam e fazem os professores. São Paulo: Cortez, 2016.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Tecnologia e Educação infantil: Possibilidades e Desafios. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 26, p. 39-50, 2018.
FRANÇA, Giselle Ferreira de Macedo. A tecnologia e a educação infantil: um olhar além das aparências. Revista Docência do Ensino Superior, v. 7, n. 1, p. 108-119, 2017.
SALMÓRIA, Cristiane Maria. Tecnologias Digitais no Ensino Infantil: Desafios e Possibilidades. Revista Educação em Questão, v. 55, n. 45, p. 98-114, 2017.
SOUZA, Maristela Guimarães de. Tecnologia na Educação Infantil: Contribuições e Desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 24, e240019, 2019