A INGRATIDÃO do PT com seu grupo de eleitores mais fiel , os professores
A INGRATIDÃO do PT com seu grupo de eleitores mais fiel , os professores da Rede Pública
A maioria dos professores da Rede Pública de ensino não é apenas o grupo de eleitores mais fiel do Partido dos Trabalhadores é, também, a Categoria profissional que faz a militância petista.
Mesmo nos escândalos de corrupção do partido, como Mensalão e Petrolão , maioria dos professores "fincavam pé" em defesa do PT.
No entanto, os governantes petistas , talvez com raras exceções, têm demonstrado indiferença e ingratidão com a Categoria de professores.
É algo a se estranhar , pois o PT faz questão de dizer que prioriza a educação e demais pautas sociais.
No mês de janeiro, o Ministro da Educação do novo governo , o ex-governador do Ceará , Camilo Santana , anunciou aumento de 14,95% no piso salarial dos professores. Aqui no estado do Ceará , 82 prefeituras vão garantir o pagamento do novo Piso , segundo a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) , inclusive prefeituras consideradas de parcos recursos.
Algumas , inclusive, concederam reajuste maior que o anunciado por Camilo Santana.
É no mínimo incompreensível que o novo governador do Ceará , Elmano de Freitas, venha protelando e se esquivando de conceder o aumento concedido pelo próprio partido no qual é filiado.
A lógica seria que não apenas Elmano , mas todos os governadores e prefeitos petistas fossem os primeiros a se manisfestar positivamente cumprindo o pagamento do novo Piso . Teriam , em tese , obrigação de dar o bom exemplo.
Em matéria publicada no site G1 , o governador Elmano prometeu realizar Planejamento com o propósito de pagar o Piso.
"Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou no dia 26 que o Governo do Estado elabora um planejamento para cumprir o aumento do salário dos professores da rede estadual de ensino. Os estudos são feitos entre as Secretarias da Educação (Seduc), do Planejamento e Gestão (Seplag), e da Fazenda (Sefaz)." ( Fonte:G1).
Contudo , em comunicado publicado pelo Sindicato APEOC, após reunião ocorrida com o governo no dia 02/03/23 , o próprio governador Elmano frustrou a Categoria ao demonstrar pouco interesse em conceder o reajuste.
TRANSCREVO a Nota publicada pela APEOC:
"O sentimento de frustração é o que ficou marcado com a posição do governo Elmano ontem na mesa de negociação com o sindicato Apeoc, sobre o pagamento do reajuste do piso nacional (14,95%) na carreira estadual beneficiando a todos os efetivos, aposentados e temporários.
Vale lembrar que nossa pauta tem outros pontos também importantes.
Esperava-se que o governo, finalmente oficializasse sua posição, mas infelizmente o que fizeram foi pedir mais tempo e dizer que Seplag e Sefaz ainda não terminaram seus impactos e nem na reunião compareceram, uma clara demonstração de desorganização, pois estava previsto que participariam.
Os representantes do governo na mesa de negociação afirmam que o governador vai pagar o piso na carreira, mas não aceitaram se comprometer de fato e pedem mais tempo, por que isso?
O sindicato Apeoc tem agido com responsabilidade e compromisso com a categoria, já bateu os números com a Seduc, já demonstrou que é possível..."
É de se perguntar ao novo governo do PT : cadê o compromisso com a educação básica?"
Alô, Elmano e PT , a GRATIDÃO mandou lembranças.
Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues
Professor concursado da rede pública estadual de ensino do Ceará - autor do livro "Palavras do meu sentimento".
Texto publicado no Recanto das Letras