Pensamento que encontrei na página do Poeta Ruy Nauar, no texto " Como transformar obstáculos em desafios" interessei-me em opinar sobre o tema .
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
"Identifique o que estressa você e preste atenção a como você reage."
(Citação de Revista)
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Muito importante identificarmos o motivo que nos causa stress e tentar controlar o impulso da reação causada. Há pessoas tranquilas, que nada "as tira do sério", outras, qualquer fato que não a agrada, é motivo para perder o controle e reagir impulsivamente.
Conseguir identificar a causa e tentar dominar a impulsividade da reação, não é fácil,
quando o indivíduo é do chamado "pavio curto", fruto de temperamento agressivo ou
consequências de educação violenta no seio familiar.
O correto é "prender" o impulso, "contar até dez", fazer uma respiração profunda, usar o silêncio, ouvir e com diplomacia sair da situação. Mas, quantos fazem isso, nesse mundo conturbado , com tantos problemas?
O "stress" é a principal causa de doenças cardio-vasculares , a medicina tradicional,
a medicina integrativa e outras, explicam bem o tema. Além disso, causa muitos problemas sociais, a agressão física causa conflitos, acidentes, até mortes. O portador desse tipo de personalidade que se estressa facilmente, causa também problemas sérios na família, é o causador de traumas nas crianças, que levam para a vida adulta, influindo muito na educação, levando para a sala de aula seu temperamento agressor entre colegas e até com os professores.
Manter a calma em situações que não nos agradam, é difícil, mas necessário.
Quando não se consegue, há bons livros que orientam e dão dicas de como agir.
A pessoa tem que aprender a se controlar, mas se traz da infância e adolescencia. Infelizmente, hoje, a bebida e as drogas, são grandes causadores da comunicação
violenta e graves conflitos em família e na sociedade.
(Luiza Menin Manfredi)
Interações que recebo com carinho.