Turma da Oficina Manhã Literária participa da Pré-Conferência no CRAS de Santa Brígida – BA.
O sorriso do conhecimento é fulgor que ilumina a face daquele que enaltece a eterna conselheira, a sabedoria. Foi com esse pensamento, e o desejo de contribuir amalgamado nos refolhos do coração, que a turma da Oficina Manhã Literária, coordenada pelo poeta: Marcos Antônio Lima se fez presente, a convite da querida palestrante: Elaine Cristina Silva (Assistente Social de Formação), na manhã desta quarta-feira, dia 14 de dezembro, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santa Brígida. Elaine dividiu o palco com o Conselheiro Tutelar: Adão Douglas Santana, também palestrante.
Elaine Silva abriu a palestra informando alguns dados importantes para a elaboração de nossas propostas, foram eles:
- Violência Doméstica
- Isolamento Social
- Ansiedade/Estresse/Obesidade
- Desemprego
- Fome
- Trabalho infantil
A palestrante contou com a importantíssima colaboração do também palestrante, e conselheiro tutelar, Adão Douglas. Elaine e Adão deram ênfase ao ouvir o público alvo, ou seja, as crianças e adolescentes muitíssimas bem representadas pelos estudantes que ali se fizeram presentes.
Guilherme Nathan - Ingrid Cavalcante e Fernada Raranhus (Manhã Literária)
Na oportunidade, Ingrid Cavalcante, integrante da Oficina Manhã, e aluna do 9º Ano B, do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira do povoado Colônia, deu a sua contribuição sugerindo a criação de políticas públicas que venham a possibilitar a presença de um profissional da área da saúde, especificamente, um psicólogo. A presença do referido profissional nas escolas, muito irá contribuir para o desenvolvimento e melhoria na saúde mental dos alunos (as).
Professora Edileuza, Professora Rejane e alunos (as) da Escola Mãe Ana
Professora Josicleide - Elaine Silva e Adão Douglas (Conselheiro Tutelar)
A Escola Mãe Ana fora muitíssima bem representada pelas professoras mediadoras AEE (Atendimento Educacional Especializado): Edileuza, Josicleide e Rejane. Edileuza citou a importância da implantação de projetos de atividades esportivas, além do futebol, que é o mais praticado, incluir ao vôlei e o basquete. A professora Josicleide, sugeriu a elaboração de projetos que incluam aulas de reforço escolar. Isso sé faz necessário devido a regressão causada pela devastadora pandemia. Enquanto Rejane, chamou a atenção para que também pensássemos em políticas públicas destinada aos alunos (as) especiais. A proposta inclui sala de aula apropriada para a realização pedagógica das referidas aulas.
Já o escritor Marcos Antônio Lima, Presidente da Academia Santabrigidense de Letras e Artes, parabenizou as professoras mediadoras (AEE) da Escola Mãe Ana pela preciosa contribuição, afirmando comungar do mesmo ideal. Logo depois elaborou alguns tópicos, dentre eles: a importância de se criar mais Projetos de Fomento a Escrita Literária, além do seu. Na área da cultura, comentou sobre a implantação de um cinema municipal, (projeto esse, que está no planejamento da Secretaria de Cultura e Turismo, para o ano de 2023). E por fim, falou também da necessidade da presença periódica, de conselheiros tutelares nas comunidades rurais.
Edilma - Marcos Antônio Lima e João Ferreira (Conselheiro Tutelar)
Essa foram algumas das propostas apresentadas:
- Psicólogo nas escolas (Manhã Literária)
- Projeto de fomento a escrita literária (Manhã Literária)
- Projetos esportivos nas escolas (Escola Mãe Ana)
- Sala de aula Especial (Mãe Ana)
- Cinema (Manhã Literária)
- Conselheiros tutelares visitando as comunidades rurais (Manhã Literária)
- Médicos nas escolas (Manhã Literária)
Esses tópicos foram apresentados visando a elaboração de novas políticas públicas a serem apresentadas durante a VI Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser realizada no Auditório Público, ao lado da Prefeitura Municipal de Santa Brígida, às 08h00min do dia 15/12/2022.