A Discriminação Visual e Sua Relação Com o Aprendizado da Leitura
A aprendizagem ocorre através das estratégias de ensino utilizadas pelo educador, tendo em vista incentivar o desenvolvimento cognitivo do aprendiz, considerando o fato de que a aprendizagem não é espontânea. Com relação ao tema, deve ficar claro, que as atividades propostas por Marianne Frostig e outros educadores americanos, como sendo preparação para o ensino da leitura não têm valor nenhum. Tais atividades como marcar com um traço a figura diferente das outras, completar gravuras inacabadas, identificar figura- fundo e outras do gênero, foram abolidas nos Estados Unidos em 1920, por não terem fundamentação científica e nenhuma relação com o aprendizado da leitura e da escrita. Segundo Hillerich (1977), em seu livro Reading Fundamentals For Preschool And Primary Children, afirma que os denominados exercícios de prontidão para a leitura, não têm relação alguma com o aprendizado da leitura, além de "serem um insulto à inteligência de uma criança de cinco anos, que é capaz de distinguir seu cãozinho, do cão do seu vizinho, brincando na rua," Na sua visão, aprender a ler é uma habilidade do indivíduo notar diferenças sutis entre o "m" e o "n", entre o "b" e o "d".
Autora: Regina Márcia da Glória Durães
Trecho do Artigo "A Discriminação Visual E Sua Relação Com O Aprendizado Da Leitura "
Publicado na Revista AMAE EDUCANDO .Abril 153. ANO 153. 83.Pp:3-6