O PAPEL DO BRINCAR PARA AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O PAPEL DO BRINCAR PARA AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO:
O trabalho a seguir trata do brincar para as crianças na educação infantil, a importância no seu desenvolvimento integral onde o objetivo é demonstrar algumas formas que o lúdico estimula à criança a conhecer o mundo tendo liberdade de pensamentos e emoções através de seus sentimentos, na interação de seus pares aprendendo a cada experiência.
Palavras-chave: Brincar, desenvolvimento, educação infantil, aprendizagem, imaginação, ludicidade.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa mostrar a importância do brincar para as crianças no seu desenvolvimento integral como autonomia, curiosidade, atenção, coordenação motora, imitações culturais e comunitárias em que participa.
O objetivo principal é demonstrar que o Brincar faz parte do ser humano desde que nasce explorando seu corpo produzindo sensações que estimulam sua sensibilidade e o aprendizado se torna processual e constante através de objetos, brinquedos, brincadeiras, jogos bem como a liberdade de ser e fazer o que queira viajando através do pensamento e da imaginação aguçando o simbolismo que toda criança deverá desenvolver.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular:
“O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil’’.
O papel de brincar para as crianças é muito importante na sua formação intelectual, corporal, social, através da interação aprende a se relacionar necessitando ter parcimônia nas suas ações, trazendo uma troca com seus pares para as crianças em seu desenvolvimento a percepção da linguagem corporal, emocional e afetiva segue demonstrando um misto de alegria e prazer a cada brincadeira onde a imaginação liberta seus sonhos e medos brincando livremente e percebendo que seu ao seu redor tudo vai mudando, a aprendizagem através de diferentes materiais compreendendo a sua transformação pela criatividade, tendo sua imaginação aguçada pelo compartilhamento com o meio onde está inserida criando suas fantasias para a construção e a boa relação com a natureza, os animais e respeitando o meio ambiente. Nas brincadeiras ao ar livre as crianças podem explorar diferentes ambientes e materiais, conhecer seu local, respeitar as diferenças, proteger a fauna e flora.
Um dos Direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC na Educação Infantil é o Brincar, que contempla cinco campos de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a serem explorados nas atividades escolares.
Nos tempos modernos temos a tecnologia como aliada de algumas instituições e comunidades aguçando a curiosidade, o pensamento lógico e atenção das crianças, mas muitas vemos tirar o espaço do brincar deixando às crianças por horas presas às telas, itens muito usados nas famílias que oferecem desde cedo um aparelho tecnológico ou brinquedo eletrônico para as crianças a fim de que tenham um entretenimento. A tecnologia precisa da observação e orientação para que as crianças não se aliem à solidão e se faça presente abrindo um mundo de experimentos virtuais que não estão sendo observados pelos adultos nesses tempos modernos dedicando-se aos seus afazeres, não demandando tempo junto a elas para brincar construindo elos emocionais que ficarão eternizados na memória de cada criança por toda sua vida tornando-a feliz no futuro.
De acordo com Vygotsky (1998):
“(...) ao discutir o papel do brinquedo, refere-se especificamente à brincadeira de faz-de-conta, como brincar de casinha, brincar de escolinha, brincar com um cabo de vassoura como se fosse um cavalo”.
Se expressa não verbalmente, reagindo da mesma maneira com que é tratada, muitas vezes não relatando suas angústias e medos. Devemos observar suas atitudes na escola sendo seu principal elo para seus aspectos psicológicos e intelectuais.
Brincadeiras dirigidas com regras como jogos para que as crianças aprendam a respeitar o tempo, o outro, explorando os espaços e materiais dispostos colaborando para que as regras sejam mantidas com o outro e que todos conquistem bons resultados.
Brinquedo, dependendo dele a criança desenvolve suas atitudes conforme sua representação, tornando-o amável, calmo, agressivo ou insensível.
A criança se torna menos dependente da sua percepção e da situação que a afeta de imediato, passando a dirigir seu comportamento também por meio do significado dessa situação, Vygotsky (1998, p.127) relata que “ No brinquedo, no entanto, os objetos perdem sua força determinadora.
As crianças precisam obter experiências com materiais naturais, do meio ambiente, com materiais estruturados e desconstruídos como sucatas para usarem a sua imaginação e criatividade.
O lúdico é essencial para as crianças não serem tratadas como pequenos adultos, sendo muitas vezes negligenciados pela vida moderna onde colocam-se as crianças em segundo plano como se a brincadeira fosse uma perda de tempo uma atividade sem objetivo uma distração somente.
Vygotsky (1998, p.127) relata que:
“No brinquedo, no entanto, os objetos perdem sua força determinadora”.
Alguns brinquedos estruturados perdem atenção das crianças pois a curiosidade não está sendo sanada enquanto o desestruturado terá novas ações e descobertas conforme sua imaginação diversificando e experimentando como uma vivência intensa com sua participação.
Zanluchi (2005, p.91) afirma que:
“A criança brinca daquilo que vive; extrai sua imaginação lúdica de seu dia-a-dia.”, portanto, as crianças, tendo a oportunidade de brincar, estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenrolar da sua vida’’.
O brincar contribui muito para seu futuro aproveitando o seu aprendizado em sua vida à fora. Uma criança que brinca será uma pessoa participativa com autonomia, organização e protagonismo.
Em quanto a criança brinca ela aprende a se relacionar, cooperar, ser criativa, é uma atividade necessária podendo também brincar livremente a fim de resolver seus conflitos evoluindo na relação com o outro e conhecendo o mundo.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC Versão Final. Brasília, DF, 2017.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acesso em: 24/11.
VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998. https://edisciplinas.usp.br/pdf Acesso em: 24/11.
ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005.