EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Vamos iniciar falando sobre a relação do homem com a natureza.
No início do desenvolvimento do ser humano, este mantinha a relação com a natureza como caçador-coletor.
Caçador-coletor, por quê? Porque eles viviam de retirar da natureza tudo que dependiam para sua sobrevivência.
Além de caçador-coletor eles eram nômades, ou seja, viviam se mudando constantemente para outras regiões mais favoráveis enquanto naquela os alimentos ficavam escassos.
Com o fogo começaram a mudar os seus hábitos, inclusive alimentares, passando a consumir outros alimentos que precisavam ser cozinhados, utilizavam o fogo para se aquecer nos períodos frios, iluminar a noite, com isso passaram a dormir mais tarde.
Com estas mudanças passaram a praticar a agricultura e a estocar alimentos, o que antes não acontecia, ou seja, não tinham o hábito de estocar, apenas colhiam para consumir.
Com estes novos hábitos, foram se fixando em determinados lugares, construindo suas casas, uma vez que através do fogo, podiam praticar a agricultura, aumentar a produção e estocar para ser consumido em períodos de escassez, com isso foram deixando de ser nômades, praticando a atividade da troca dos excedentes e surgindo a relação comercial.
Dando um grande salto na história, veremos alguns pontos, a partir do século XIV, onde passamos a ver o início dos problemas ambientais, com a devastação das florestas, que acontecem até hoje.
A partir deste ponto, começam a surgir as comunidades e daí as cidades, guardadas as devidas proporções.
Com o surgimento das cidades, tem-se início as construções de casas, Igrejas, móveis, pontes dentre outros, com isto começam os primeiros problemas ambientais.
Para construção das casas, Igrejas, móveis, pontes dentre outros, a madeira era a principal matéria-prima da época, sendo utilizada em várias etapas da construção, inclusive nos pisos das casas.
Neste contexto, o ser humano precisa da natureza para sobreviver, porém aqui, ele não se contenta mais apenas com a satisfação de suas necessidades, e não se contentando inicia-se a fase de acumulação de riquezas. Com isto, começa a devastação das florestas até os dias atuais.
Depois desta breve caminhadas por alguns períodos de nossa história, vamos agora entender o que acontece, na atualidade.
Observando esta breve caminhada, podemos perceber que, a partir do século XIV, iniciou-se a devastação das florestas e com a revolução industrial, tivemos grande acréscimo nesta devastação.
Porém, é importante entender que, o problema do meio ambiente não estar apenas em desmatar, mas também na poluição do ar, poluição sonora, poluição visual dentre outras que não vamos aqui citar, pois citamos estas apenas para contextualizar com a problematização do meio ambiente que aqui, estamos tratando.
Trazendo pontos mais conhecidos, podemos citar a devastação da Amazonia, e na nossa região, podemos observar as carradas de madeira que diuturnamente saem sem qualquer controle exercido pelo Estado ou Município.
O que podemos e devemos fazer enquanto cidadãos e cidadãs?
Muito temos a, COMO PODEMOS CITAR, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Em algumas partes do país, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, vem sendo trabalhada, inclusive por pessoas ligadas a ONG, porém em nossa região, vem se trabalhando A DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS, que é muito importante, precisamos recompor as florestas, no entanto, estamos perdendo a oportunidade de se trabalhar a educação ambiental, principalmente dentro das escolas.
Apenas a distribuição de mudas, não se educa, pois muitos dos que pegam as mudas não sabem a importância de plantar, de cuidar, de reaproveitar a água no seu cultivo, dentre outras coisas que poderiam ser trabalhadas.
Muitos pegam as plantas porque acham bonitas, porque dá sombra, no dia que achar feia ou cair de moda, vão cortar. Poderia ser trabalhada a reutilização da água, evitando assim gastar.
As plantas poderiam ser regadas reutilizando a água da pia, do lavado, dentre outras, fazendo assim o reaproveitamento da água, evitando o desperdício, porém não são orientadas, por falta de consciência sobre a importância da educação ambiental.
Então deixo aqui o meu questionamento:
Apenas Plantar árvore, Resolve? Ou trabalhar a Educação Ambiental é importante?
Esta é a minha pequena contribuição para a Educação Ambiental.
Outubro de 2022