10 Razões porque eu não sou auto-didata

1- O próprio conceito de auto-didata por si só é contraditório, pois, para ensinar, antes é preciso aprender, logo, como posso ensinar sendo que ainda estou aprendendo?

Seu conceito é tão enganoso e farsesco como a origem do termo auto-ajuda.

2- A partir do momento que estou buscando outras fontes, elas já estão me ensinando, portanto não estou mais me "auto-ensinando". Consegue entender?

3- Pessoas "auto-didatas" normalmente buscam assuntos relacionados aos seus próprios interesses pessoais, normalmente mesquinhos e egoístas, estudando apenas aquilo que lhes convém e não o que precisa ser estudado, como são feitas em instituições de ensino tradicionais.

4- "Auto-didatas" não possuem metodologias de ensino, diferente de um professor que é preparado para saber qual o método de ensino é adequado para o(s) aluno(s) naquele momento, respeitando o ritmo e desenvolvimento dos educandos.

Professores conhecem o processo de ensino, "auto-didatas" não. Ter o acompanhamento de um professor e/ou especialista , ao meu ver é fundamental e imprescindível.

5- No modelo de ensino tradicional e na instituição, você é submetido ao crivo de professores, quando não de seus próprios colegas que irão contestar suas ideias, avaliar seu nível de aprendizado, apontando o que é certo e errado no que você fizer.

No ensino "auto-didata" quem além de si próprio te avalia?

Em geral, são pessoas que não querem e/ou não gostam de ter suas ideias contestadas, pois vai que elas estejam erradas ou que eles são descobertos que estão enganando a si próprios. Dizer não gostar de ninguém "metendo o bedelho em sua vida", embora adotaram questionar os demais. Tanto o questionamento como a contestação são vitais para a vida acadêmica, fica difícil aderir a causa desses "rebeldes intelectuais incompreendidos", cuja causa é inócua, além de amorfa, morrendo antes mesmo de nascer. Prefiro deixar as coisas como elas estão.

6- O "auto-didatismo" atual é consequência do fenômeno da internet que para muito de seus adeptos é a maior revolução dos últimos tempos na qual a escola e o professor tornaram-se obsoletos e descartáveis em suas visões turvas e enganosas.

Eu sou Professor, defendo a educação de qualidade e somente faço campanha pelo ensino. Sob esse ponto, nem é mais preciso de maiores justificativas.

Entre os livros a internet (cujas fontes muitas vezes são duvidosas), optei pelos livros.

7- Eles justificam dizendo que grandes pensadores e pessoas que mudaram o mundo não precisaram da escola e aprenderam por si próprias, Verdade, mas qual era o contexto em que essas pessoas estavam inseridas? Haviam instituições de ensino como conhecemos hoje? O sistema educacional era exatamente o mesmo de nossos dias atuais?

Anacronismo não é comigo.

8 - Há toda uma propaganda, principalmente na internet, em favor do "ensino auto-didata", ressaltando suas virtudes como iniciativa, autonomia, empreendedorismo, modernidade, conforto, entre outros, frutos de uma ideologia de viés liberal, tão hegemônica em nossos dias.

O objetivo principal é levar as instituições de ensino ao descrédito, esvaziando seu papel, apresentando as big-techs como

"a solução" para os problemas da educação. Em minha visão, trata-se apenas de uma transferência de responsabilidades e atribuições do ensino para essas empresas de tecnologias, gerando assim maiores monopólios.

Preciso falar sobre a desvalorização do professor e a consequente precarização de seu trabalho?

9- Em um país tão credencialista como o nosso, onde o título, o diploma ou certificado faz toda a diferença, além de você precisar se quiser ter algum tipo de crédito com a acadêmia, fica difícil levar a sério essa "nova modalidade" de ensino.

Infelizmente muitas pessoas são levadas por essa onda, chegando ao ponto de abandonar a escola, já que podem "aprender por si próprias".

Não é por acaso que nossa sociedade se encontra no ponto em que ela está.

10- Os defensores dessa prática alegam entre outros argumentos que o "auto-didatismo" proporciona o acesso ao ensino a pessoas que dificilmente teriam condições de cursar pelo modelo tradicional da educação, ou seja, custo zero.

Em parte eles estão com a razão, pois o custo é bem baixo, quando não nulo, porém quais são os benefícios adquiridos? Quais foram os graus de inclusão, ascensão econômica e social conquistados? Houve melhoras significativas na qualidade de seu ensino?

Calculam os custos, mas esquecem dos benefícios, além de usarem a exceção como regra. Portanto, enquanto minhas dúvidas não forem respondidas com argumentos bem embasados e convincentes, terei a opinião de que o "auto-didatismo" nada mais é que o princípio da ignorância e por esses motivos explicitados aqui nesse texto, não sou "auto-didata".

(2022)