As Universidades Seniores e a importância da educação ao longo da vida
Em Portugal, à semelhança do resto do mundo, a educação de adultos vem assumindo uma crescente centralidade no debate da problemática educativa. Quando falamos de educação ao longo da vida e para adultos, falamos também de educação para seniores e neste ponto as Universidades Seniores têm um grande valor, no que respeita à oportunidade que é disponibilizada para que estes continuem a aprender e, principalmente, a manter contactos sociais.
Conseguimos encontrar diversas Universidades Seniores, Academias Seniores, entre outras instituições idênticas em Portugal. Umas estão sediadas em câmaras municipais, outras em juntas de freguesia e outras que são associações particulares sem qualquer ligação a organismos de poder local. Independentemente, todas elas são instituições extremamente importantes na nossa sociedade, porque dão a oportunidade aos seniores de poderem aprender e ensinar. Muitos dos professores (geralmente voluntários) que dispõem do seu tempo a ensinar nestas instituições, são também eles seniores que encontram nestes locais espaços de partilha e convívio social.
Para quem me conhece, sabe que a Universidade Sénior de Évora me é uma instituição muito querida, com a qual tenho uma grande ligação e colaboro há vários anos Como tal, desenvolver atividades para os seniores é uma das áreas em que me dá um enorme prazer continuar a trabalhar, porque, na minha opinião, todas as idades são propícias a novas aprendizagens e também a novos ensinamentos.
Vou contar um pouco da história Universidade Sénior de Évora e das atividades que, há 16 anos, desenvolve oportunidades para os seniores da região.
A USE - Universidade Sénior de Évora – Associação de Aprendizagem ao Longo da Vida, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que foi criada em 2005, e, desde então, dedica todas as suas atividades a um público com idade acima dos 50 anos. A resposta social é demarcada das existentes, pois é dedicada a todos que pretendam ter um envelhecimento mais ativo, saudável e que pretendam de forma útil ocupar o seu tempo livre entre lazer, educação, cultura, saúde, bem-estar, formação e convívio.
A Universidade Sénior de Évora funciona por anos letivos nos quais tem uma grande diversidade e oferta regular com diversas disciplinas, onde se abordam diferentes temáticas. Para além das suas atividades regulares, dispõe também de uma diversificada oferta de ocupações mensais em que os alunos que frequentam a instituição podem participar.
Além de todos os pontos em cima referidos, a Universidade Sénior de Évora desenvolve inúmeros projetos comunitários nacionais e internacionais de boas práticas a serem desenvolvidas para seniores e de capacitação quer dos seniores, quer das equipas técnicas com quem estes trabalham. Como exemplo do sucesso de alguns desses projetos, podemos destacar o facto de a Universidade Sénior de Évora ter sido vencedora, em 2021, da 9ª edição do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores 2021. O projeto candidatado promove a literacia digital e os hábitos de vida saudáveis, sendo por isso que mensalmente são colocadas ao usufruto dos seniores diversas atividades teóricas e práticas sobre estas temáticas. Além da ocupação do tempo livre de que dispõem os seniores, o mais importante deste trabalho é a possibilidade de potenciar a experiência e todas as mais-valias que os seniores podem dar à sociedade dos nossos dias. Por isso, tem sido objetivo afastar conotações negativas que surgem muitas vezes associadas aos mais velhos, pelo que na Universidade Sénior de Évora toda a sua equipa e voluntários a trabalhar com base na intergeracionalidade, ou seja, os mais novos organizam, potenciam e colaboram para que os mais velhos sejam beneficiados.
A Universidade Sénior de Évora vai brevemente iniciar um novo ano letivo e, por isso, convido todos os interessados a juntarem-se a nós.
Porque o Saber não tem Idade!
Soraia Montez do Carmo