Universidade para todos?

Dizem os demagogos, que pululam, ululantes e vociferantes, em todos os quadrantes do universo, que todas as pessoas têm direito a entrar em uma faculdade. Se quisessem com "entrar em uma faculdade" dizer que as portas das faculdades estão abertas para todas as pessoas, que poderiam caminhar pelos seus corredores e passearem pelos seus jardins eu entenderia justa a idéia. Mas não é este o entendimento que dão à "entrar em uma faculdade"; querem dizer que todas as pessoas têm o direito de matricular-se em uma faculdade para estudar a ciência, seja exata, seja biológica, seja química, seja humana. Mas o que querem dizer com "direito" neste caso? Se quer uma pessoa matricular-se em uma faculdade qualquer, se esta é a sua vontade, tem ela o direito de gozá-la, e os responsáveis pelo sistema educacional de lha atender à vontade?

Sabe-se que não há vagas nas faculdades para todos os candidatos à uma cadeira nas salas-de-aula das universidades; por esta razão são os candidatos submetidos à uma sabatina, e conquistam as vagas disponíveis os melhor classificados - os outros ficam a ver navios. Pode-se destacar as injustiças de tal sistema, injustiça de origem na desigualdade de renda dos candidatos, de acesso às boas escolas, etecétera e tal. Mas é este um sistema que, bem ou mal, se administrado por pessoas justas, favorece os candidatos mais inteligentes e de superior formação intelectual, literária, matemática, de conhecimento geral.

A outra opção é oferecer vagas para todas as pessoas interessadas em ganhar o tão sonhado diploma universitário. Neste caso, só há um meio de se realizar tal política: construir faculdades em todas as esquinas e abaixar o nível da qualidade do sistema de ensino superior, pois, goste-se, ou não, e muita gente não gosta de pensar em tal verdade, que é bem cruel, sejamos sinceros, muitas pessoas não são famosas pela inteligênca.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 18/08/2022
Código do texto: T7584927
Classificação de conteúdo: seguro