Prevenção de comportamentos de risco no 1º ciclo de escolaridade
O bullying é um padrão de comportamento agressivo, tanto física como verbalmente. O combate contra o mesmo é crucial para defender o bem-estar tanto das vítimas como dos agressores, e até do ambiente em redor.
Existe bastante intervenção neste campo para jovens, mas não tanto para a infância, particularmente no 1º ciclo de escolaridade. Um dos principais motivos para esta escolha é a urgência por atuar onde o problema já está instalado, no entanto está cada vez mais a apostar-se na prevenção, eliminando o problema antes ainda deste surgir, ou corrigindo-o assim que detetado a primeira vez.
A forma de atuação deste método é feita duma forma mais subtil e estruturadora, ao invés de utilizar a dissuasão e culpabilização, mais utilizado com os jovens. O método preventivo passará pela repreensão imediata do comportamento negativo e o incentivo aos hábitos e comportamentos positivos, a introdução à aprendizagem da gestão das emoções – isto, dentro e fora da sala de aula, começando em casa – e também a introdução à disciplina e prática da cidadania. Para casos mais desafiantes, é aconselhada a intervenção dum profissional da área da psicologia comportamental infantil.
No caso da vítima do bullying, é normal hesitar em reportar a situação devido a receio de represálias, no entanto, e especialmente nestas idades, há ainda fortes probabilidades de correção do comportamento, no entanto isto só pode acontecer caso haja o feedback que indique essa necessidade.
Estudo sobre comportamentos de bullying no 1º ciclo, Lisboa: https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/352