A Importância do Ambiente Educativo em Sala de Aula e noutros contextos

O ambiente educativo é fulcral no que diz respeito às interações e relações existentes entre as crianças, os adultos e entre ambos.

Quando os nossos pais ou até mesmo os nossos avós frequentavam a escola, as mesas na sala de aula tinham sempre a disposição em fila (com os alunos virados de costas uns para os outros, com o objetivo de estarem atentos ao professor – que era o detentor da razão e do conhecimento - sem qualquer interação dos alunos para os alunos).

Agora, ainda se pode observar de que a maioria das salas de aula portuguesas mantém este mesmo padrão de distribuição de sala de aula. E ainda mais acentuado nas escolas no Alentejo, pois grande parte das escolas primárias são em infraestruturas antigas, com pouco espaço de manobra para mudanças mais modernas e atualizadas, de acordo com a nova realidade que os jovens vivem.

Sabemos, no entanto, que o método das mesas em fila não é de todo o mais integrador e de partilha de conhecimentos entre os alunos e o professor e também de comportamentos. Devido ao facto de que algumas crianças se encontram de costas viradas uma para a outra ou de lado, acabam, por se dispersar mais e perder o foco de concentração, para o docente. Consoante os recursos humanos e materiais de que se dispõem, cabe ao docente gerir esses materiais e organizá-los da melhor forma como preferir, para a sua sala de aula correspondente, pois na mesma escola, as salas de aula não são todas iguais, pois cada docente é que define, a seu gosto e preferência, a organização da sua sala, para si e para os seus alunos.

Temos um exemplo da distribuição das mesas em “ilhas”, ou seja, duas mesas com quatro cadeiras (uma distribuição em pequenos grupos, suportando quatro crianças). Esta distribuição é adequada para quando a intenção do docente é promover o espírito de equipa entre as crianças, a entreajuda e a discussão de ideias, hipóteses e resolução de problemas, e ainda, a responsabilidade cooperada, promovendo de forma indireta, a autonomia das crianças.

Do meu ponto de vista, o mais importante no que toca a um bom ambiente educativo é a flexibilidade do docente na sua ação educativa. Para cada momento, devem ser distribuídas as condições de forma a dar resposta a essas ocasiões, alcançando os objetivos pretendidos para essa mesma situação e todas estas mudanças devem ser explicadas às crianças, evitando assim estranhezas ou dúvidas, e todos estes processos têm e devem ser adotadas no início do ano letivo.

Mas a organização do espaço não se limita somente às mesas. Refere-se também aos materiais que esta fornece, ao que está exposto na sala de aula para as crianças e ainda o exterior. Por outras palavras, a organização do espaço refere-se também ao seu acesso, segurança, higiene, espaços exteriores, luminosidade, entre outros, e tudo isto deve-se adequar consoante a cultura e aos intervenientes do espaço, de modo a promover o bem-estar e qualidade de vida dos alunos.

Esta importância do ambiente em sala de aula e na escola, também se aplica no mercado de trabalho. A disposição das secretárias, os colegas de trabalho, a disposição dos materiais, segurança, condições de higiene, espaços exteriores, luminosidade, entre outros, influenciam de maneira muito positiva ou muito negativa a produtividade e saúde dos trabalhadores.