Gotas de sentimentos
Gotas de sentimentos
Quem nunca sentiu ser tocado sentimento da raiva, ou da paixão. Agora entre sentir paixão e estar apaixonado muitas águas irão rolar por baixo da ponte, como diz o ditado. Os sentimentos permeiam nossa alma como o caçador procura sua caça. Entre os sentimentos que rondam o coração alguns são capturados com muita força e guardados no íntimo pelo medo que temos de perder.
A inveja é um desses sentimentos. Entre sentir inveja e ser invejoso, um longo caminho precisa ser percorrido.
A maioria das pessoas são tomadas pela inveja branca. Esse tipo de inveja nem é caracterizado por inveja. Ela acontece quando você ver uma bolsa legal e diz ou imagina: “Eu preciso ter uma bolsa igual a esta.” Se a inveja branca fosse realmente uma inveja que fará de alguém um invejoso então todos seriam invejosos. Porque as pessoas não inventam nada, elas só copiam coisas dos outros. Se a inveja branca fosse proibida ninguém poderia comprar uma camiseta igual, um tênis igual e da mesma marca. Assim não haveria moda e nem marcas ou modelos as fábricas teriam muito trabalho porque só trabalhariam por encomendo.
Dizem que o maior problema da inveja é a inveja roxa. Que é o sentimento de desgosto provocado pela felicidade ou progresso alheio. A inveja rosa sempre causa algum prejuízo, ou para pessoa invejada ou para o invejoso, pois esse tipo de inveja sempre fará algum mal ou trará algum tipo de prejuízo emocional e psicológico para si ou para o outro.
“Sentir inveja de alguma pessoa bem-sucedida ou mais bonita que a gente pode ocorrer em qualquer ser humano, o problema é quando o sentimento se transforma em obsessão ou inveja roxa. Manter uma pessoa invejosa próximo pode trazer males emocionais para as pessoas, por isso, é sempre bom procurar companhia que nos estimulem e torçam por nossas vitórias”.
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Ciências Radiológicas do Japão mostrou que existem cinco tipos de pessoas invejosas com quem convivemos todos os dias e não sabemos quem são. Confira.
O invejoso sarcástico. Essa pessoa tem um falso senso de humor, mas na realidade ela está camuflando sua inveja por meio do sarcasmo, que é a sua arma favorita para fazer os outros se sentirem mal. Não atacará diretamente, mas sempre estará atento para destacar suas fraquezas ou erros com um risinho cínico. É sua maneira inferiorizar.
O invejo direto: Esta pessoa ataca diretamente, para fazer você se sentir mal. Normalmente, eles são pessoas inseguras, com personalidade agressiva, que se preocupam em detalhar suas falhas para que você não possa aproveitar o que você conseguiu. É uma pessoa tóxica, um vampiro psíquico que você precisa afastar de sua vida.
O invejoso pessimista. Seu objetivo é minar sua moral e arruinar sua motivação. Qualquer notícia positiva que você dá, a pessoa refuta, recorrendo a argumentos negativos com o único objetivo de desanimá-lo: ‘olha não quero te desanimar não, mas…”.
O invejoso competitivo. Esta pessoa não lhe dirá nada abertamente, mas sua atitude e ações dizem tudo. Ele está ciente de cada detalhe de sua vida, para imitá-lo. Se você comprar um celular, corre para comprar outro que é muito melhor, se você mudar o sofá, compra um maior e de melhor qualidade. É o tipo de pessoa invejosa que nunca está satisfeita com o que ela tem, então ela continuamente quer o que você tem.
O invejoso à espreita. Esta pessoa também não lhe contará nada, pelo menos não no início. Quando você finalmente comete um erro, falha ou algo dá errado, ela aproveita esse momento de queda para colocar o dedo na ferida. Sua frase favorita é: “Eu lhe avisei! ” – frase típica de uma pessoa cruel disfarçada de boa pessoa. Acredite, existem pessoas cruéis disfarçadas de boas pessoas que escondem uma profunda satisfação em fingir consolo quando na verdade quer lhe humilhar para que ela se sinta superior.
Adaptado e comentado do Site : www.folhabv.com.br/noticia/saude