A ESCOLA NOS DIAS DE HOJE

 

A escola é um assunto que levanta grandes debates desde o começo da civilização moderna. Seja por privilegiar ricos, educação apenas para homens, não ser acessível a todos, algo elitizado. Muitos desses desafios continuam a perpetuar em boa parte do mundo. No Brasil, sofremos muito com a precarização da educação, por culpa da falta de investimento dos gestores.

Como, em tudo, na era contemporânea, onde não há dinheiro posto em algo, este negócio irá dar errado, uma educação pobre dificulta o aprendizado do jovem. Assim, com capacidade de interpretação e de leitura limitadas, as suas chances, aos lerem um texto e conseguirem desenvolver um pensamento crítico, é reduzida. A habilidade de questionar é muito importante à sociedade, sobretudo, no que diz respeito à política; se a saúde pública está melhorando ou não e a qualidades da segurança pública avançando. Para os governantes, de modo geral, o despreparo da população pode ser proveitoso. Um povo sem informações é mais fácil de ser manipulado. Nas escolas, ao ser trabalhado o desenvolvimento de opinião, pode propiciar ao aluno o questionamento do método de ensino que lhe está sendo apresentado.

Colégios públicos sofrem com estruturas mal cuidadas. Nas escolas particulares, o problema não é esse; são frequentadas por crianças e jovens de classe alta e média, os quais conseguem acesso a mais informações. Entretanto, a muitas turmas não são oferecidas disciplinas como filosofia e sociologia que incentivam o refletir, por medo que se rebelem. A instabilidade política, que o país se encontra, faz com que o debate em torno dessas vivências diárias, torne-se cada vez mais escasso. Inúmeros professores de humanas já foram acusados de estarem doutrinando alunos; outros, com medo, foram deixando de trazer temas similares às salas de aula. Com essa lógica, estão formando profissionais conformados em seres mãos de obra, ao em vez de tentarem quebrar a barreira e ser algo a mais.

A escola está falhando em seu papel de formar cidadãos. Segundo Paulo Freire: ``Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". É importante a um país desenvolvido, contar com um ensino em que o estudante possa, no futuro, aplicar em todas as áreas. Infelizmente, não é o que ocorre no Brasil.