"HOMESCHOOLING": MAS A EDUCAÇÃO NÃO É MAIS DEVER DO ESTADO?
Opinião
Vejam vocês a situação da nossa Educação em tempo real e a sua provável situação futura que tende à PERENIDADE.
Hoje em dia, umas das maiores dificuldades que o setor da Educação brasileira enfrenta- com piora nos últimos 20 anos!- é a formação de professores de boa qualidade pedagógica.
Muitas vezes a situação, mesmo nos cursos superiores que formam pedagogos, é de " quem não sabe ensinando e formando quem também não sabe".
O resultado é só olhar. UM CAOS SOCIAL.
Soma-se ao fato, a altíssima taxa nacional de analfabetismo real e funcional.
Ora, a implementação do "HOMESCHOOLING" discutido atualmente no Congresso Nacional, se levarmos em conta a matemática social da progressão geométrica, " noves fora" , tenderá a piorar a situação educacional de forma alarmante porque, além de esbarrar no déficit educacional de quem vai ensinar, ainda esbarra em situações sociais precaríssimas dos lares e bem distintas entre si, que dificultam as logísticas familiares na maior parte delas.
Acredito que também esbarra no que diz a Constituição Federal, já que consta ali que Educação é dever do Estado.
E quanto aos professores?
A meu ver uma forma dramática de menosprezar a pedagogia do ensino fundamental das escolas, que não é só questão de conteúdo.
Posto que EDUCAR é desenvolver e lapidar habilidades individuais e sociais para a leitura de mundo e harmonização da vida em sociedade. Não basta o que vivemos?
Caros senhores parlamentares: está mais do que na hora de conhecerem o drama do país para o qual os senhores legislam.
Coloquem os pés no barro da realidade!
Não adianta só pedir voto em discurso populista.
Precisamos consertar o Brasil de verdade.
E urgentemente!
Sinceramente... não dá para entender o tamanho do descaso para com a Educação tampouco o desrespeito com seus atores protagonistas: os nobres professores!
O país está derretendo por falta dela!
A não ser que a explicação seja dada pelo já historicamente conhecido de todos : para que educar se é mais conveniente manipular para as urnas?
Afinal, quem trabalharia contra si mesmo?