Parte II do meu livro sobre TDAH

Autor: Prof. Renato Santos – Artigos . Educação

“A ausência dos pais na vida escolar dos filhos acarreta vários sentimentos negativos, aumentando cada vez mais as angústias e sofrimentos dos mesmos”.

Só que, no meu caso não era falta de atenção ou participação dos meus pais, pelo contrário, eles foram sempre atentos e preocupados com a nossa vida escolar. Por motivo de trabalho, meu pai não podia participar com mais frequência. Já minha mãe, como era do lar e tinha um tempo mais disponível, participava das reuniões de pais, nas atividades da escola, me ajudava nas atividades, constantemente mandava meu irmão mais velho saber sobre meu desempenho escolar. Ela sempre ensinava com cuidado, amor e dedicação. Às vezes, quando eu não queria fazer as atividades, não faltava as broncas e os castigos (que não faz mal algum para a educação dos filhos). Minha família sempre foi o alicerce para nossa formação.

Quando eu chegava em casa com algum material escolar ou qualquer coisa que não fosse minha, começava o questionário:

- Onde você conseguiu Renato?

- Meu colega me deu.

- Porque ele te deu?

- Uai! Quis me dá.

- Mas ninguém da nada assim do nada.

- Ah mãe! Deixa ficar.

- Nada disso. Amanhã o “senhor” vai devolver isso pra quem te deu e nunca mais faça isso.

Mesmo assim, a bronca era inevitável, prometia umas palmadas se acontecesse novamente. Isso quando ela não ia junto comigo a escola, procurava a professora, pedia desculpas a ela e esperava eu devolver. O envolvimento dos meus pais ia além da escola. O seu maior desafio era desdobrar para acompanhar a vida escolar de todos nós em casa. Ela não abria mão de nos acompanhar na escola, conhecer os professores e nos ajudar no que era possível. Minha mãe fazia questão de fazer uma ponte entre a vida escolar e a escola e acompanhar o que acontecia na sala de aula. Sempre nos ensinaram o quão importante eram os valores e o caráter humano. Quando o assunto era aprendizagem, o papel de cada um estava bem claro - da escola, ensinar, e dos meus pais, acompanhar e fazer acontecer. Ao perceber que existia algum sinal de problemas pessoais que refletiam e atrapalhavam o meu desempenho em sala de aula, automaticamente ela estava na escola querendo saber de tudo o que se passava e com toda essa dedicação eu passei toda a minha infância entre dificuldades e sofrimentos...

Não percam o próximo trecho do livro no artigo seguinte...

Fiquem todos com DEUS!!!

Renato Santos

Coach de Pais

professormineiro
Enviado por professormineiro em 21/04/2022
Código do texto: T7499956
Classificação de conteúdo: seguro