Professores afetivos

Autor: Prof. Renato Santos – Artigos

Eu tenho na minha memória, pouquíssimos professores que fizeram parte da minha trajetória escolar e deixaram afetivas lembranças; e tenho também outros que me marcaram negativamente com o seu modo de ensino abusivo, grosseiro, autoritário e sem nenhuma AFETIVIDADE através de castigos, xingamentos e humilhações.

Sempre tive pânico de ir resolver alguma questão no quadro, com medo de que os meus colegas rissem de mim. Imagina o quanto era complicado e traumático. Praticamente todos meus coleguinhas de classe faziam as atividades no tempo previsto. Eu sempre acabava por último ou deixava de fazer. Até porque eu não tinha um alto nível de entendimento, encorajamento e apoio por parte dos professores. Então, no geral, eu era chamado de “preguiçoso”, “burro”, ou mal interpretado por não conseguir acompanhar as atividades escolares no mesmo ritmo que meus coleguinhas. Estas e muitas outras frases fizeram parte da minha infância na vida escolar. Eu não conseguia focar nas matérias, ficava atrasado nas disciplinas.

A participação afetividade e emocional dos professores na vida da criança, são um dos pilares para o processo ensino-aprendizagem. O professor afetivo deve buscar sempre uma relação integrada com seus alunos. Pois, são pelas emoções afetivas que a criança expressa e demonstra seus sentimentos e vivências sociais facilitando assim uma aprendizagem menos angustiante.

Fiquem todos com DEUS!!!

Renato Santos

Coach de Pais

professormineiro
Enviado por professormineiro em 11/04/2022
Código do texto: T7492927
Classificação de conteúdo: seguro