Relatório da ONU aponta a “aprendizagem”das crianças marroquinas 

O relatório recente da ONU anotou  que as repercussões da pandemia “Covid-19” podem levar a um aumento na taxa de “pobreza educacional” , entre as crianças nos países da região do Oriente Médio e Norte da África.

O relatório divulgado pela UNICEF, considera que UNESCO e Banco Mundial têm anotado que as perdas no ensino entre os jovens, devido à pandemia permanecem maiores do que esperado; tal taxa de pobreza dito na aprendizagem deve aumentar seja 9,4 pontos percentuais, de 59,9% para 69,3%.

Esta taxa de pobreza na aprendizagem no Marrocos significa a incapacidade de ler e entender um texto simples aos dez anos, com taxa de 65,8% no total, 61,3% para as meninas e 70,1% para meninos.

De acordo com os cenários anotados no relatório, esta taxa no Marrocos pode subir para 72,1 por cento no cenário otimista, 74,1 por cento no cenário moderado e cerca de 76,6 por cento no cenário pessimista.

O mesmo documento estimou que as economias do Oriente Médio e do Norte da África poderiam perder até US $ 0,8 trilhão em termos de rendimento para o grupo atual de alunos ao longo da vida, refletindo no resultado de seus níveis mais baixos de aprendizagem, seja meses perdidos de escolaridade, com a probabilidade do abandono da escola.

No caso do Marrocos, as expectativas sob o cenário otimista apontam o prejuízo de cerca de US $ 35 bilhões,  US $ 45 bilhões no cenário moderado e cerca de US $ 58 bilhões no cenário pessimista.

O relatório sob o título “Perdas de aprendizagem objeto do COVID-19: chamando para reconstruir uma aprendizagem de qualidade para todos no Oriente Médio e no Norte da África”,  face ao fenómeno  das crescentes desigualdades entre crianças e jovens, seja desigualdades no sistema de aprendizagem digital, podendo prejudicar  ao longo da vida  às crianças e jovens

O relatório destacou ainda que a crise educacional resultante da pandemia “Covid-19” , que aprofundou a crise de aprendizagem, já existente nos países do Oriente Médio e Norte da África, onde os alunos foram expostos aos riscos de resultados de aprendizagem de baixo nível.

Sublinhando a deterioração dos resultados educacionais de milhões de crianças na região, alertando sobre o impacto potencial sobre as crianças, que vai além da educação para incluir saúde mental, bem-estar, socialização, participação no mercado de trabalho e resultados a colher ao longo da vida .

Finalmente, as três instituições destacaram a importância de fazer da escola um lugar seguro, um espaço de aprendizagem, laço de amizade, chamando a todos os dirigentes, incluindo diretores, professores e pais, para que cumpram as suas funções e assumam as responsabilidades básicas com o bem. -estar e segurança das crianças durante as horas de aprendizagem.

Recomendando  uma mudança estratégica no assunto em termos de habilidades para a vida e redução da pobreza para ter acesso ao digital e Internet, cujos dispositivos digitais estejam mais disponíveis e acessíveis para todos em prol da aprendizagem e conhecimento.

Lahcen EL MOUTAQIPesquisador universitário- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 10/12/2021
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