As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e são rapidamente absorvidas, elas abrem oportunidades para novos espaços de convivência para o ser humano, e isso ocorre porque toda informação, quando disponibilizada digitalmente, pode ser facilmente repassada, armazenada e utilizada, sem depender de um meio físico. A internet transpõe essa concepção por ser uma rede onde permite que milhões de pessoas no mundo tenham acesso a informações e se comuniquem por meio dela, como é o caso, por exemplo, das redes sociais, e-mails, etc., que são serviços de comunicação, compartilhamento e busca de informações.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são fundamentais, pois tem como desafio identificar, desenvolver e implantar tecnologias que possam fornecer apoio na comunicação, na troca de ideias e experiências. O uso das TICs ainda desenvolve a curiosidade, autonomia, rapidez de interpretação e resposta, organização na realização das tarefas, desenvolvimento lógico e a percepção para ver e entender o que deve ser feito.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, chamados de PCNs (2000, p. 11- 12):
As novas tecnologias da comunicação e da informação permeiam o cotidiano, independente do espaço físico, e criam necessidades de vida e convivência que precisam ser analisadas no espaço escolar. A televisão, o rádio, a informática, entre outras, fizeram com que os homens se aproximassem por imagens e sons de mundos antes inimagináveis. [...] Os sistemas tecnológicos, na sociedade contemporânea, fazem parte do mundo produtivo e da prática social de todos os cidadãos, exercendo um poder de onipresença, uma vez que criam formas de organização e transformação de processos e procedimentos.
Colocar em prática o uso de recursos tecnológicos é um grande desafio para os professores e gestores da educação. Além dos recursos financeiros para a aquisição de novas tecnologias é importante que no projeto político curricular estejam claros quais os objetivos pedagógicos que devem ser atingidos. Também é importante que todo projeto implementado nos estabelecimentos de ensino considere e insira a educação inclusiva. O professor deve ser visto como o orientador e parceiro entre o aluno e a tecnologia e para trabalhar a informação e o conhecimento requer diálogo dentro de sala de aula.
A sociedade vive em constante transformação e como a escola faz parte do contexto social é fundamental que os antigos paradigmas sejam revistos e novas concepções teóricas consideradas. Diante da diversidade encontrada em cada sala de aula, cada professor terá que buscar pelos recursos que mais proporcionem segurança e que facilitem o processo de comunicação, interação e da construção da aprendizagem com os alunos. É fato que os recursos tecnológicos e metodológicos por si só não darão conta de garantir a aprendizagem dos alunos. O professor precisa estabelecer vínculos afetivos com seus alunos, buscando conhecer e entender suas histórias de vida, suas experiências, interesses e pretensões. Para que possa usar as novas Tecnologias da Informação e Comunicação em sua prática pedagógica, o professor necessita uma atualização constante que implica não apenas dominar a tecnologia e suas possibilidades, mas que também o instigue a refletir, com profundidade, sobre seu papel na escola. Para que a sua atuação seja competente, prática e também inovadora, o professor, no papel de mediador desses conhecimentos junto aos alunos, precisa estar permanentemente em busca por aperfeiçoamento.
É de extrema importância que os alunos tenham conhecimento sobre essas novas tecnologias e que também aprendam a usá-las. Para adquirir esse conhecimento, eles precisam ter ou desenvolver habilidades referentes ao tratamento da informação, ou seja, precisam aprender a buscar, selecionar, julgar a adequação, procedência, e utilidade das informações, além da capacidade de criar e se comunicar.
O uso adequado das tecnologias nas escolas pode possibilitar muitos benefícios aos alunos como habilidades de lidar com problemas, pesquisa, novos pensamentos, aumento do intelecto, além de abrir oportunidades, também proporciona aos alunos a possibilidade de encontrar novas informações e conhecer um novo mundo através de um novo olhar, ter acesso às diferentes culturas, conhecer a história de povos antigos e ser o novo personagem da escrita da sua própria história na sociedade. Outra vantagem que a inclusão tecnológica promove é a elaboração de grupos de estudos on-line com fóruns de discussões onde os alunos poderão debater sobre assuntos, trocarem informações, desenvolver pesquisas em conjunto, fazendo com que interajam e que o coletivismo prevaleça.
Ainda são muitos os desafios para a implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente escolar, mas aos poucos estão surgindo ideias para a elaboração e uso dessas tecnologias. Entre os desafios está a própria capacidade do educando, se ele realmente está capacitado para trabalhar com essas novas tecnologias, se exerce domínio sobre elas para que assim os alunos possam se adaptar e utilizar esses recursos da melhor maneira.
Para fazer uso desses recursos de forma completa é necessário que a gestão escolar esteja disposta a oferecer capacitação para os seus docentes, fazendo com que a escola se transforme em um espaço educacional, no qual sejam estabelecidas relações que proporcionem múltiplas possibilidades de trocas, interações, construções coletivas, aprendizagens reais, verdadeiras e significativas.
Concluímos que as Tecnologias da Informação e Comunicação não só são um recurso pedagógico interessante e importante para o professor, mas também uma ferramenta que possibilita a aprendizagem das crianças e adolescentes de forma mais significativa e prazerosa, contribuindo inclusive para o bem estar do aluno, estimulando-o a frequentar a escola.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2000.