Mudança de mundo
Ao percorrer a história da Educação no Brasil, entendo que a educação passou pelos jesuítas, pela coroa portuguesa( Marquês de Pombal) e pela feminização do Magistério .Assim, norteavam-se em propósitos educacionais diferentes como a imposição da fé e político-cultural, ensinamentos básicos com métodos pedagógicos rígidos, disciplinares, mantendo a submissão aos europeus, estatização do ensino, então, feminização na Educação Infantil para meninas com professoras, Educação Infantil para meninos com professores, ambos visando instrução e ensinamentos básicos, apenas. Ademais, o Curso Normal veio à falência, pois, imagem e autoimagem sobre e do professor, que foram construídas ao longo do processo de profissionalização docente, sofreram descaracterização. Isso explica-se por meio do fato de que o trabalho do professor já foi muito conceituado pela sociedade, uma vez que ELE era o centro da escola. Em contraponto, hoje, a sociedade pós- moderna ou contemporânea exige que o aluno seja o centro da escola. Dessa forma, tudo envolvido no processo ensino-aprendizagem tem que girar segundo conveniências, interesses motivacionais próprios, necessidades, desejos dos alunos com suas realidades ou particularidades endossadas pela família e sociedade, em geral.
Nesse contexto, o professor atual, no Brasil, em geral, é afetado no desempenho de seu trabalho de qualidade devido a alguns fatores primordiais, mas, alguns variam de regiões: falta de estrutura, desvalorização do trabalho docente, desmotivação do aluno, descaracterização profissional, sistema educacional ,ainda, em busca de aprimoramento tecnológico em sala de aula, transferência da educação familiar para a escola. Tudo isso e mais um pouco, têm desmotivado ou frustrado muitos professores nas habilidades e competências de seu ofício.
De certa forma, a globalização implica na necessidade de o professor ser um mediador de conhecimentos, haja vista que ELE não é o único que detém todo o saber.Com certeza, o professor antenado media, orienta e ensina e, ao mesmo tempo, está sujeito a aprender com os alunos e com outros meios de comunicação eficazes para situações específicas em sala de aula. Com isso, esse profissional instigador da aprendizagem de novos saberes ou de realidades de alunos trazidas para as aulas, tenta ser prudente e sábio no silêncio e na fala; afinal ELE é transformador de mundos ao possibilitar ao aluno pensar sobre e emitir opiniões valorosas para si , considerando circunstâncias e o contexto em que está inserido. Portanto, o trabalho do professor é sublime enquanto instrumento de possibilitar mudanças de seres humanos motivados, consequentemente, promover as suas próprias mudanças pelo caminho da educação e da vida, no sentido lato da palavra.
Diante ao exposto bem pessoal, professor e professora, saúdo vocês, de pé, reverenciando o valor que vocês têm para todos e para tudo de melhor no mundo em todas as dimensões possíveis, uma vez que numa escola X vocês fazem o pequeno sentir-se grande e o grande sentir-se maior ainda, contaminados de generosidade e amor pelo amor. Mil vezes, salve VOCÊS, SERES HUMANOS, irmãos meus, para sempre.
Dulcinéia Oliveira de Paula Machado