SEMINÁRIO DE FRUTICULTURA IRRIGADA - 2002

SEMINÁRIO DE FRUTICULTURA IRRIGADA - 2002

Inicialmente, gostaria de agradecer o convite para participar deste importante evento, neste painel sobre Experiência em Fruticultura Irrigada.

Para facilitar a interlocução e o entendimento do que pretendo expor, quero num primeiro momento situar a Instituição que represento, no que se refere a sua vinculação, missão, estrutura e papel. Num segundo momento enfocarei as atividades que são desenvolvidas intrinsecamente relacionadas com o tema do painel.

A Escola Agrotécnica Federal de Sousa é uma Instituição Federal de Ensino Profissionalizante, transformada em autarquia federal a partir de 1993, quando passou a Ter quadro de pessoal e orçamento próprios.

Constitui-se numa das 46 Escolas vinculadas à Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação e do Desporto.

O que caracteriza a existência dessas unidades educacionais em quase todos os estados brasileiros é exatamente a sua finalidade precípua de proporcionar a formação integral de seus educandos, considerando-se o dinamismo do mercado de trabalho, ofertando profissionais habilitados e capacitados para resolverem problemas e dominarem processos relativos aos seu desempenho, bem como cidadãos capazes de intervir e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso país.

Outro aspecto que justifica a sua importância reside na capacidade de adaptação regional, com currículos razoavelmente flexíveis que possibilitam uma maior absorção de jovens no sistema educacional com posterior aproveitamento no mercado de trabalho. Como exemplo, podemos citar a Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, que habilita jovens em Enologia, aproveitando o potencial vinícola da região. NO triângulo mineiro, temos as Escola Agrotécnicas Federais de Uberaba e Uberlândia que já inserem nos seus currículos tecnologias de ponta no rebanho bovino com inseminação artificial e transferência de embrião. Aqui no Nordeste dentre outras, temos a Escola Agrotécnica Federal Dom Avelar Brandão Vilela, na cidade de Petrolina, Pernambuco, que se utilizando da parceria com outras instituições importantes como é o caso do CPTSA, CODEVASF, e empresas pirvadas, tem contribuído decisivamente para o crescimento daquela região.

Nossa Escola possui praticamente as mesmas características das co-irmãs citadas, apresentando-se, agora, como coadjuvante nesta onda de otimismo frenético que tem eivado o sousense. Ela possui condições mínimas, mas suficientes para se desenvolver projetos na área da fruticultura irrigada, uma vez que sua fazenda de 128 há, localiza-se dentro do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, com infra-estrutura de canais de irrigação principais e secundários e drenos em condições de utilização.

No tocante ao seu corpo técnico e docente, vem sendo adotada a política de qualificação de professores com a liberação dos mesmos para realização de cursos de pós-graduação a nível de mestrado e especialização nas áreas de botânica, fisiologia vegetal, nutrição de plantas, manejo e conservação de solos e irrigação.

Atualmente na área de fruticultura a Escola dispõe de projetos demonstrativos de banana, coco, acerola, maracujá, cajueiro, bem como um viveiro para produção de mudas frutíferas. A produção oriunda das áreas de fruticultura destina-se ao abastecimento do restaurante da Escola com frutos na forma “in natura” e processados na agroindústria. O excedente é comercializado pela Cooperativa-Escola dos alunos.

Como os ares contemporâneos sopram no sentido da modernização, da qualidade e da política de resultados, estamos ainda, de forma incipiente, buscando parcerias e uma maior integração com órgãos que revelam igual necessidade e interesse de buscar alternativas para o enfrentamento das dificuldades provocadas pelas mudanças econômicas, políticas e sociais. Temos celebrado parcerias com a UFPB através do PEASA, DNOCS, Governo do estado da Paraíba através da Secretaria de Agricultura e EMATER, o que possibilitará a implantação de Projetos de manga, citrus, goiabeira, graviola e mamão, utilizando sistema de irrigação (gotejamento e microaspersão) e possibilitando a transformação desta unidade escolar em um ambiente referencial para auxiliar agricultores e técnicos da região, mudando hábitos e vícios antigos, mas que ainda predominam com conseqüências desastrosas no solo, além de outros problemas.

Estamos aguardando com expectativa o deferimento de um convênio com a fundação Banco do Brasil, que possibilitará a implantação de uma unidade demonstrativa da cultura da uva, onde serão desenvolvidas pesquisas na busca de cultivares da videira que possa melhor se adaptar na nossa região. Vale salientar que este projeto está inserido no Programa Comunidade Solidária, coordenado pela primeira dama do País D. Ruth Cardoso.

Concluído, ficou evidente o enfoque otimista que foi dado nesta nossa participação. Mas nesse momento, não podemos deixar de enfatizar a nossa preocupação com o atual momento. O Brasil ainda se encontra numa encruzilhada crítica. Segundo José Carlos Melchior, Prof. Da USPO, temos, hoje, de um lado, o país apresentando um estado de miséria na maioria da população e do outro lado temos um Brasil industrializado e dominando tecnologia de ponta.

È bom lembrar que fazemos parte do Nordeste, a região mais pobre do país. Região que possui uma enorme dívida social, com desigualdades crescentes.

Devemos lutar incessantemente por mais recursos, tendo a obrigação de aplicá-los com rigor e nos setores prioritários.

Esse projeto tem que prosperar.

Que o nosso futuro seja de competências, em busca da justiça social e de educação com qualidade e igualdade de oportunidade para todos, sem distinções.

Muito obrigado.

FRANCISCO CICUPIRA DE ANDRADE FILHO

Chiquinho Cicupira
Enviado por Chiquinho Cicupira em 08/10/2021
Código do texto: T7359056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.