As mil & uma palavras inseridas no VOLP
Viva. Assim começo a pensar este artigo a respeito da evolução de um idioma. A língua é um mecanismo vivo e, portanto, sofre modificações com o passar dos anos pelo uso por seus falantes.
Faz-se necessária essa inserção, posto que vivemos a era da globalização e essa interação acelera o processo da comunicação. Muitos vocábulos já eram utilizados há tempo, por nós brasileiros, como se fossem nossos. Um exemplo disso é a palavra feminicídio, amplamente usada, sem saber que não pertencia ao nosso vocabulário oficial. Assim como: empoderamento, gordofobia, ressignificar, vegano, entre outras.
Desde 2009 que o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - não era atualizado pela Academia Brasileira de Letras, é a 6ª edição. Houve a necessidade devido ao desenvolvimento científico e tecnológico oriundos do contexto da pandemia pelo novo corona vírus.
O VOLP é o documento oficial de todas as palavras da Língua Portuguesa, nele é encontrada a correta grafia e a classe gramatical dos vocábulos pesquisados. A consulta pode ser feita on-line pelo site www.academia.org.br
CELMA ALVES
#volp #linguaportuguesa