Oficina de Leitura

OBJETIVO DA OFICINA
• Capacitar os participantes para o trabalho de sensibilização da leitura, fazendo-os vivenciarem os textos de uma maneira ativa, com real compreensão deles (prática de contar histórias);
• Resgatar nos participantes o gosto pela prática da leitura descontraída, priorizando o enredo;
• Resgatar nos participantes a memória de conhecimentos literários pré-concebidos e estimulá-los a trabalharem estes textos, sejam eles de que ordem forem (poesia, narração, crônica, diálogo, etc), dentro e fora da sala de aula;
• Capacitar os participantes para compartilharem com colegas de todas as áreas do saber, buscando a multidisciplinaridade como forma de enriquecer e globalizar os conhecimentos;
• Com a prática de memorização com compreensão, reedificar a auto-estima, a cidadania, fazendo com que esses participantes se sintam capacitados e conscientes do uso da palavra;
• Semear o resgate da oralidade poética como prática educativa;
• Fazer os participantes descobrir o talento que têm para se comunicarem através da palavra;
• Fazer com que as crianças, através de sua história particular, seus mitos, seu estilo sejam produtores de literatura;
• Viabilizar uma referência para os novos “produtores de texto”, que, dentro da escola se encontram perdidos na pesada obrigação “da redação”;
• Desenvolver nas crianças o Desejo de Ler, o prazer de conhecer, de usar a imaginação e de se transportar no tempo e para os fatos;
• Desenvolver nas crianças o respeito e a admiração pelos livros;
• Oferecer às crianças condições para produzir textos narrativos ou poéticos, identificando seus componentes básicos.

CONTEÚDO
A oficina será organizada em torno de uma temática, a partir da qual serão selecionados os recursos mais adequados (textos, filmes, músicas, etc).

Na sessão de escrita os alunos praticam a escrita de textos livres, vivenciando todas as etapas da produção textual – ensaio, esboço, revisão e edição. Utilizam-se técnicas de escrita criativa, como exercício de aquecimento de escrita, escrita rápida e outras que ajudam a desbloquear a escrita. Cada criança lê seu texto para os demais (em pequenos grupos) e estes “respondem” à escrita com suas impressões e questionamentos. Objetiva-se também o desenvolvimento de uma “consciência de audiência”.

Poderão, ainda, produzir uma coletânea de contos de fadas recontados pela turma, em que poderão ser desenvolvidas as seguintes atividades:

• Produzir uma coletânea de contos reescritos a partir da visão de um dos personagens da narrativa;
• Produzir fábulas a respeito de preocupações mais atuais das pessoas ou fábulas humorísticas;
• Produzir um capítulo a mais, a se inserido em um determinado conto de aventuras lido pela turma ou escolhido pelo aluno.

Sessão de Leitura:

Essa sessão objetiva propiciar às crianças o contato com textos de boa qualidade como subsídio para a escrita. Outro objetivo é problematizar a escrita e seus processos bem como as dificuldades e bloqueios nela desenvolvidos.

Atividades de leitura e escrita:

• Produzir um jornal mural temático;
• Produzir uma coletânea dos melhores contos de ficção científica (ou outro gênero) escolhidos pela turma;
• Produzir uma coletânea das diversas versões já produzidas sobre determinado conto de fadas (ou outro gênero);
• Organizar um sarau literário sobre a obra de determinado autor;
• Gravar um vídeo em que sejam lidos contos ou poemas;
• Produzir um suplemento de resenhas críticas;
• Produzir um fichário de resenhas das obras que constam da biblioteca e que foram lidos pela turma;
• Organizar um jornal mural em que se elaborem comentários críticos sobre as principais polêmicas do mês;
• Organizar uma coletânea de textos da turma, distribuída, no final da oficina, para cada participante.

Atividades de linguagem oral:

• Organizar e participar de um debate sobre determinado tema de relevância social (como preconceito racial, internacionalização da Amazônia, trabalho infantil, entre outros).

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
• Leitura de várias obras, de acordo com a idade;
• Contação de histórias;
• Exibição de filmes;
• Releitura de várias obras de autores diversos;
• Produção, reprodução e interpretação de textos diversos;
• Interpretação de textos através de desenhos;
• Dramatização;
• Jogral;
• Mural;
• Entrevistas.






 
Augusta Schimidt
Enviado por Augusta Schimidt em 19/09/2021
Código do texto: T7345926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.