Colecionar é Aprender

Colecionar é aprender. É a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria, em função de seus interesses pessoais.
O ato de colecionar ajuda a incentivar a socialização entre os alunos e enriquece a aprendizagem de matemática e da multiplicinaridade.

Colecionar ajuda a criança a...
★ Ter senso de organização
★Classificar objetos
★ Contar
★ Ordenar os números
★ Interagir e se socializar com os colegas
★ Desenvolver o poder de negociação
★ Aumentar seu repertório cultural ao aprender sobre o objeto colecionado
★ Aprender um conteúdo curricular de maneira divertida
★ Organizar as idéias e os pensamentos
★ Ter responsabilidade e aprender a cuidar
★ Ser mais curiosa
★ Ter perseverança

TRABALHANDO COM COLEÇÃO EM SALA DE AULA

Sugestões para colecionar e aprender:

1. OBJETOS ANTIGOS
sugere uma coleção coletiva de objetos antigos, que ajuda as crianças a conhecer e a valorizar o passado: fotos, documentos, leques, relógios e até um vestido de noiva de uma avó. As crianças agem como historiadoras, sempre em busca de novos objetos.

2. CAIXAS DAS REGIÕES BRASILEIRAS E DOS CONTINENTES
1. Separe uma caixa para cada região do Brasil (norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste) e uma para cada continente (América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida) e decore-as como desejar. O tamanho das caixas vai depender do espaço disponível em sala de aula.
2. Comunique aos alunos e pais que vocês começarão uma coleção de objetos na sala de aula.
3. Ao longo do ano, os alunos devem trazer objetos que caracterizem os estados ou países, por exemplo, uma fitinha de nosso senhor do Bonfim, da Bahia ou um cartão-postal do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
4. As caixas devem ficar em um local acessível para que as crianças possam manusear os objetos no momento em que desejarem. Crie algumas regrinhas, como, por exemplo, para mexer na coleção é preciso lavar as mãos antes.
5. Aproveite o conteúdo das caixas de acordo com o que você estiver ensinando (por exemplo, se estiver falando sobre índios e na caixa tiver algum objeto indígena, ele pode ilustrar a aula). Outra idéia é espalhar os objetos no chão e fazer perguntas sobre eles.

3. ÁLBUM DE FIGURINHAS:
Essa é uma das coleções mais comuns entre as crianças e pode ser aproveitada para introduzir conteúdo de Historia, Geografia, Ciências

Colecionar para aprender a contar

PARA CONTAR
1. Pergunte aos alunos se eles colecionam algo.
2. Proponha uma coleção coletiva. Como o objetivo é a contagem, podem ser objetos simples, como botões, moedas, pedras...
3. Estipule um dia da semana para que as crianças tragam novos itens para completar a coleção.
4. As crianças vão classificar os objetos de acordo com critérios criados por elas (tamanho, cor, país etc.).
5. De tempos em tempos, as crianças contam os itens de sua coleção, desenvolvendo estratégias para a contagem.
6. Quando a coleção tiver muitos itens, sugira que as crianças os reúnam em uma caixa e perguntem aos colegas de outras salas quantas pedrinhas, por exemplo, eles acham que têm ali. Dessa forma trabalham-se estimativas. A turma dona da coleção deve anotar todos os palpites e, depois, revelar quem acertou ou chegou mais perto.
PARA ORDENAR (Use um álbum de figurinhas)
1. Para facilitar a colagem das figurinhas no álbum, ajude os alunos a colocá-las em ordem.
2. Questione o aluno: se você tem a figurinha nº 300, que está na página 15, a figurinha n º 20 deve ser colada em uma página que vem antes ou depois? "As crianças vão percebendo que o números tem funções diferentes, no caso, 300 é a figurinha e 15 a página.
3. A tabela de figurinhas faltantes que costuma acompanhar os álbuns ajuda a criança a desenvolver a leitura dos números. Dica: para complementar a atividade, converse com a turma sobre álbuns. Por exemplo, conte que antigamente as figurinhas não eram autocolantes e precisavam ser coladas com cola (muitas vezes feitas de farinha), que existiam figurinhas premiadas etc. Se tiver um álbum antigo, leve para os alunos verem.
Augusta Schimidt
Enviado por Augusta Schimidt em 19/09/2021
Código do texto: T7345871
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.