TECNOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 2021 CURSO... portfólio de sua aprendizagem.

AMOR

C. Lemos

"Não cobre amor,

que amor não é cobre.

O amor é ouro.

(ouro incorruptível)

(J B Pereira: o amor não se compra..)

Não peça amor ,

que amor não é peça.

É Todo.

(J B Pereira: o amor é o Todo e energia que não se reduz...)

Mas chama, chama amor,

O amor é fogo (letras em vermelho FOGO)

( J B Pereira: que purifica e aquece.)

(J B Pereira: o poema acima, adaptado por mim)

____

J B Pereira

15/07/2021.

O pesquisador depende de recurso para levar à frente sua coragem de investigar e os resultados a comprovar depois de tempos de dedicação e exaustão e testagens processuais nos laboratórios e âmbitos empresariais e científicos universitários ou ecológicos ou mediativos do conhecimento comprovados (saberes de várias áreas). Viver e fazer ciência e pesquisa é seríssimo e bem para a humanidade.

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De acordo com Valente (2005), a linguagem de programação é um conjunto de regras sintáticas e semânticas que servem para estabelecer uma comunicação com as tecnologias digitais.

(SÃO PAULO, 2019b, item 4.1)

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Numa pesquisa realizada em 2019 com 30 países, o Unicef verificou que 37% dos jovens brasileiros já haviam sofrido situações de ridicularização, perseguição, assédio, ameaça ou agressão no meio virtual. Esse tipo de situação, que merece muita atenção por parte das famílias e das escolas, é denominado:

a.TDIC.

b.Remixagem.

RESPOSTA É c. Cyberbullying.

d.Cultura digital.

e.Bullying.

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CHRISTO NIHIL PRAEPONERE.

(A nada dar mais valor do que a Cristo)

ORAÇÃO DA MEDALHA DE SÃO BENTO

Crux Sacra Sit Mihi Lux

Non Draco Sit Mihi Dux

Vade Retro Satana

Nunquam Suade Mihi Vana

Sunt Mala Quae Libas

Ipse Venena Bibas

(A Cruz sagrada seja a minha Luz.

Não seja o Dragão meu guia.

Retira-se Satanás!

Nunca me aconselhe coisas vãs.

É mal o que me oferece.

Beba você mesmo do seu veneno!)

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S. Pio Pietrelcina

12e dtSSpeocncsul anjuuhlhnuo àsm oasrstnh0eddf7a:l36 ·

⚜ " Qualquer falta que cometo, por mínima que seja, é para a alma uma espada de dor que lhe traspassa o coração. Em certos momentos sou levado a exclamar com o Apóstolo, embora - ai de mim! - não com aquela mesma perfeição: Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim (Gálatas 2,20) mas sinto que existe alguém em mim."

(Padre Pio )

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Divulgue e viva os valores humanos e espirituais:

empatia,

respeito,

elegância,

perdão,

retratação,

humildade,

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Símbolo Tipo Sigla Descrição

Domínio público CC0 Permite utilização sem restrições.

Atribuição BY Permite distribuição, remixagem, adaptação ou criação a partir da obra original, mesmo que para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor original.

Atribuição + Compartilha Igual BY-AS Permite distribuição, remixagem, adaptação ou criação a partir da obra original, mesmo que para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor original e que as novas obras sejam licenciadas em termos idênticos.

Atribuição + Não Comercial BY-NC Permite distribuição, remixagem, adaptação ou criação a partir da obra original, porém os novos trabalhos precisam atribuir o crédito ao autor, não podem ser usados para fins comerciais e devem ser licenciados nos mesmos termos.

Atribuição + Sem Derivações BY-ND Permite redistribuição, comercial ou não comercial, porém o trabalho não pode ser alterado e o autor precisa ter o crédito atribuído a si.

Atribuição + Não Comercial + Compartilha Igual BY-NC-SA Permite distribuição, remixagem, adaptação ou criação a partir da obra original, para fins não comerciais, porém os novos trabalhos precisam atribuir o crédito ao autor, e devem ser licenciados nos mesmos termos.

Atribuição + Não Comercial + Sem Derivações BY-NC-ND Mais restritiva, essa licença permite que se faça o download da obra e o compartilhamento da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor. Não permite modificações nem o uso para fins comerciais.

Símbolo Tipo Sigla Descrição

Fonte: Creative Commons

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“Cabe à Educação estabelecer diálogos com as práticas culturais dos adolescentes e jovens, qualificar crítica e eticamente os usos que eles fazem das tecnologias na direção de uma participação social mais efetiva, que promova experiências com práticas colaborativas e vivências culturais significativas. Além disso, cabe propiciar uma gestão adequada dos riscos e ameaças que possam ser encontrados no ambiente virtual.”

(SÃO PAULO, 2019b, item 1.3)

REFLETINDO

Que tal olhar para o componente curricular ou área em que você trabalha e checar quais competências, habilidades e conteúdos envolvem o uso das TICs?

Sugerimos que você anote suas considerações no Painel de Reflexões.

"O papel da escola, sintonizada com as novas formas de produção do conhecimento na cultura digital, consiste em inserir, de maneira eficaz, os estudantes das diferentes etapas de ensino nas mais diferentes culturas requeridas pela sociedade do conhecimento. Assim, além do letramento convencional, os multiletramentos e os novos letramentos se fazem necessários para a formação integral dos estudantes e, dessa forma, para a inserção nas culturas: letrada, artística, do movimento, científica, popular, digital, entre outras.

É preciso considerar que o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) envolve postura ética, crítica, criativa, responsável. Essa postura precisa ser trabalhada na escola associada ao desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à resolução de situações problema, ao estímulo ao protagonismo e à autoria."

(...)

Dessa maneira pretende-se possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam aos estudantes:

• buscar dados e informações de forma crítica nas diferentes mídias, inclusive as sociais, analisando as vantagens do uso e da evolução da tecnologia na sociedade atual, como também seus riscos potenciais;

• apropriar-se das linguagens da cultura digital, dos novos letramentos e dos multiletramentos para explorar e produzir conteúdos em diversas mídias, ampliando as possibilidades de acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho;

• usar diversas ferramentas de software e aplicativos para compreender e produzir conteúdos em diversas mídias, simular fenômenos e processos das diferentes áreas do conhecimento, e elaborar e explorar diversos registros de representação matemática; e

• utilizar, propor e/ou implementar soluções (processos e produtos) envolvendo diferentes tecnologias para identificar, analisar, modelar e solucionar problemas complexos em diversas áreas da vida cotidiana, explorando de forma efetiva o raciocínio lógico, o pensamento computacional, o espírito de investigação e a criatividade.

SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista, 2019, pp. 40-41

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Curso do COMPUTADOR DO PROFESSOR DO ESTADO SP 2021

...configuração do AVA que verifica e assinala a leitura das páginas do curso.

Esse procedimento foi estabelecido para que você consiga explorar os vídeos, textos e links disponibilizados no decorrer do curso.

Estabelecer vínculo de respeito mútuo com todos os envolvidos

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Autoavaliação DO PROFESSOR HOJE E AGORA

- VOCÊ JÁ USA O COMPUTADOR NA SALA E FORA DA ESCOLA.

APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA

"A apropriação tecnológica é um processo dinâmico, em constante mutação, que pode ser didaticamente dividido em etapas e que aponta para o conhecimento dos recursos e de como utilizá-los (e até modificá-los), com crescente autonomia.

Nos cards abaixo, as autoras Pasinato e Vosgerau (2011) apontam seis estágios no processo de apropriação tecnológica pelo professor. Convidamos você a estudá-los, procurando identificar em qual momento se encontra – lembrando que esse é um primeiro olhar sobre essa questão, neste curso.

PASINATO, N. B.; VOSGERAU, D. S. R. Proposta para avaliação dos estágios de integração das TIC na escola. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 2011. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.

O professor não faz uso das tecnologias digitais nas suas aulas.

Estágio 1

Familiarização

Começa a ter contato com as tecnologias, porém não tem experiência e não se interessa em utilizá-las nas suas aulas.

Estágio 2

Conscientização

É consciente da importância do uso das tecnologias e tem noção do uso do computador e de alguns softwares, tendo passado a utilizá-los para complementar suas aulas.

Estágio 3

Implementação

Passa a pensar na aprendizagem utilizando um meio tecnológico. Sabe utilizar a tecnologia e auxilia colegas e estudantes.

Estágio 4

Integração

Utiliza a tecnologia e a integra ao currículo para desenvolvimento do processo de ensino e para a aprendizagem dos estudantes. Seu plano de ensino prevê acesso dos estudantes ao computador para dar continuidade ao trabalho pedagógico fora da sala de aula.

Estágio 5

Evolução

A tecnologia já se encontra plenamente integrada ao planejamento do professor, que consegue, de forma interdisciplinar, articular os conteúdos curriculares ao contexto social dos estudantes, utilizando a tecnologia como um recurso para a produção do conhecimento.

REFLETINDO

Você se visualiza em algum desses níveis?

Sugerimos que você anote suas considerações no Painel de Reflexões.

É possível que você se veja claramente em um desses níveis ou na transição de um para o outro. Pode ser, também, que queira aprofundar essa autoavaliação. Durante nosso curso vamos poder voltar a esse assunto e utilizá-lo como referência para a aprendizagem que ele propõe.

COMPETÊNCIAS

Além do nível de apropriação tecnológica, também é possível olharmos para as competências que possibilitam ao professor desenvolver um trabalho pedagógico apoiado pelas tecnologias – e isso serve, também, como um guia para a busca de oportunidades de formação continuada.

Veja, a seguir, quais são elas:

CONTEÚDO DIVIDIDO POR ACCORDION

Pedagógica

Cidadania digital

Desenvolvimento profissional

Conteúdo dentro de um box de destaque

REFLETINDO

Quais dessas competências você já desenvolveu?

Quais sente a necessidade de trabalhar mais?

Sugerimos que você anote suas considerações no Painel de Reflexões.

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CARGA HORÁR

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"Serão 48 horas divididas em duas etapas, conforme abaixo:

https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/computador-do-professor/

Na Etapa 1, que abrangerá os primeiros cinco meses, os participantes deverão completar um total de 12 horas de conteúdo comum para todos os cursistas;

Na Etapa 2, que acontecerá a partir do 7º mês, o cursista terá um leque de opções de conteúdo para realização.

... a oferta da carga horária mínima de duas horas mensais complementares em ações oferecidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE).

Objetivos pedagógicos

Apresentar, para estudo dos participantes, elementos de reflexão sobre o atual contexto de uso das tecnologias na Educação, seja no âmbito mais geral (nacional e internacional), seja no específico da Rede Estadual de Educação;

Estimular o uso crítico e criativo das diversas soluções tecnológicas à disposição das escolas e dos educadores;

Indicar possibilidades em termos de recursos ou ferramentas;

Indicar possibilidades metodológicas que tiverem o estudante como construtor e centro do processo de aprendizagem e, por isso, estas darão maior sentido ao uso das tecnologias;

Sistematizar o conteúdo relativo a esse assunto, que foi veiculado por meio de outros cursos e ações da EFAPE.

A QUEM SE DESTINA:

O presente curso poderá ser realizado pelos profissionais da Educação que aderiram ao Programa Computador do Professor."

https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/computador-do-professor/

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"APRESENTAÇÃO

Sobre o cursoArquivo

Concluído: Sobre o curso

Navegação pelo conteúdo do cursoArquivo

Não concluído(s): Navegação pelo conteúdo do curso

AULA 1 - TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM

IntroduçãoArquivo

Não concluído(s): Introdução

Tecnologias, recursos didáticos e educaçãoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Introdução esteja marcada como concluída

A aprendizagem e as tecnologiasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Tecnologias, recursos didáticos e educação esteja marcada como concluída

O educador e as tecnologiasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade A aprendizagem e as tecnologias esteja marcada como concluída

O currículo e as tecnologiasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade O educador e as tecnologias esteja marcada como concluída

Encerramento da aulaArquivo

Restrito Disponível se: A atividade O currículo e as tecnologias esteja marcada como concluída

ReferênciasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Encerramento da aula esteja marcada como concluída

Avaliação - aula 1Questionário

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída

AULA 2 - TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

IntroduçãoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída

Sobre as Diretrizes e a importância de conhecê-lasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Introdução esteja marcada como concluída

Eixos estruturantesArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Sobre as Diretrizes e a importância de conhecê-las esteja marcada como concluída

O eixo estruturante TDIC – visão geralArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Eixos estruturantes esteja marcada como concluída

O eixo estruturante TDIC – ConceitosArquivo

Restrito Disponível se: A atividade O eixo estruturante TDIC – visão geral esteja marcada como concluída

Web 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0Arquivo

Restrito Disponível se: A atividade O eixo estruturante TDIC – Conceitos esteja marcada como concluída

Cultura DigitalArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Web 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 esteja marcada como concluída

Remixagem e Propriedade IntelectualArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Cultura Digital esteja marcada como

concluída

Cidadania digital, privacidade e segurança de dadosArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Remixagem e Propriedade Intelectual esteja marcada como concluída

Cidadania e participaçãoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Cidadania digital, privacidade e segurança de dados esteja marcada como concluída

Com a palavra, o especialistaArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Cidadania e participação esteja marcada como concluída

O eixo TDIC – objetos de conhecimento e habilidadesArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Com a palavra, o especialista esteja marcada como concluída

Questões éticas e legais envolvidas nos usos das TDICArquivo

Restrito Disponível se: A atividade O eixo TDIC – objetos de conhecimento e habilidades esteja marcada como concluída

Criatividade, remix e propriedade intelectualArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Questões éticas e legais envolvidas nos usos das TDIC esteja marcada como concluída

Acesso, segurança de dados e privacidadeArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Criatividade, remix e propriedade intelectual esteja marcada como concluída

VivenciandoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Acesso, segurança de dados e privacidade esteja marcada como concluída

Encerramento da aulaArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Vivenciando esteja marcada como concluída

ReferênciasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Encerramento da aula esteja marcada como concluída

Avaliação - aula 2Questionário

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída

AULA 3 - LETRAMENTO DIGITAL

IntroduçãoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída

O eixo estruturante Letramento Digital – visão geralArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Introdução esteja marcada como concluída

O eixo estruturante Letramento Digital - conceitosArquivo

Restrito Disponível se: A atividade O eixo estruturante Letramento Digital – visão geral esteja marcada como concluída

Eixo Letramento Digital – Objetos de Conhecimento e HabilidadesArquivo

Restrito Disponível se: A atividade O eixo estruturante Letramento Digital - conceitos esteja marcada como concluída

VivenciandoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Eixo Letramento Digital – Objetos de Conhecimento e Habilidades esteja marcada como concluída

Encerramento da aulaArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Vivenciando esteja marcada como concluída

ReferênciasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Encerramento da aula esteja marcada como concluída

Avaliação - aula 3Questionário

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída

AULA 4 - PENSAMENTO COMPUTACIONAL

IntroduçãoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída

O eixo estruturante Pensamento Computacional – visão geralArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Introdução esteja marcada como concluída

O eixo estruturante Pensamento Computacional – conceitosArquivo

Restrito Disponível se: A atividade O eixo estruturante Pensamento Computacional – visão geral esteja marcada como concluída

Linguagem de ProgramaçãoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade O eixo estruturante Pensamento Computacional – conceitos esteja marcada como concluída

RobóticaArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Linguagem de Programação esteja marcada como concluída

Narrativas DigitaisArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Robótica esteja marcada como concluída

MakerArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Narrativas Digitais esteja marcada como concluída

Pensamento Científico, Crítico e CriativoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Maker esteja marcada como concluída

O Pensamento Computacional - Objetos de Conhecimento e HabilidadesArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Pensamento Científico, Crítico e Criativo esteja marcada como concluída

VivenciandoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade O Pensamento Computacional - Objetos de Conhecimento e Habilidades esteja marcada como concluída

Encerramento da aulaArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Vivenciando esteja marcada como concluída

ReferênciasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Encerramento da aula esteja marcada como concluída

Avaliação - aula 4Questionário

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída

AULA 5 - APRENDIZAGEM ATIVA E TECNOLOGIAS

IntroduçãoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída

A importância de perguntarArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Introdução esteja marcada como concluída

Aprendizagem AtivaArquivo

Restrito Disponível se: A atividade A importância de perguntar esteja marcada como concluída

Metodologias Ativas e TecnologiasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Aprendizagem Ativa esteja marcada como concluída

Aprendizagem Ativa e Tecnologias na escolaArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Metodologias Ativas e Tecnologias esteja marcada como concluída

Encerramento da aulaArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Aprendizagem Ativa e Tecnologias na escola esteja marcada como concluída

ReferênciasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Encerramento da aula esteja marcada como concluída

Avaliação - Aula 5Questionário

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída

AULA 6 - COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS EDUCADORES

IntroduçãoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída

Transformação Digital na EscolaArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Introdução esteja marcada como concluída

Competências digitais dos educadoresArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Transformação Digital na Escola esteja marcada como concluída

Olhando para os próximos passosArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Competências digitais dos educadores esteja marcada como concluída

Sobre a escola e o mundo digitalArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Olhando para os próximos passos esteja marcada como concluída

EncerramentoArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Sobre a escola e o mundo digital esteja marcada como concluída

ReferênciasArquivo

Restrito Disponível se: A atividade Encerramento esteja marcada como concluída

Avaliação - aula 6Questionário

Restrito Disponível se: A atividade Referências esteja marcada como concluída"

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"O Centro de Referência em Educação Mário Covas tem a guarda de um acervo que pertenceu à Escola Caetano de Campos que, de 1846 a 1977, ocupava o prédio que hoje é a sede da Secretaria da Educação. Navegando por este link você entrará em uma espécie de cápsula do tempo, cheia de fotografias de recursos educacionais: um ábaco, instrumentos de laboratório, dossiês pedagógicos, um projetor de slides, discos, alguns jogos educativos – os games de antigamente!

'Nosso tempo é marcado pela presença ubíqua das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), aquelas que, apoiadas no computador e na internet, possibilitam que as informações sejam transmitidas, captadas, armazenadas e editadas, em um processo que cresce exponencialmente a cada ano.

"Isso nos imerge na chamada cultura digital...

REFLETINDO

Você se lembra de algum recurso pedagógico que tenha utilizado quando ainda era estudante?

Como foi sua aprendizagem naquele momento?

Como seria esse recurso transposto para os suportes que temos hoje à nossa disposição?

*Sugerimos que você anote suas considerações no Painel de Reflexões.

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imagem da máquina do professor e os alunos com fones ao ouvido...

Fonte: Jean-Marc Côte. No ano 2000. Gravura, 1901.

Nessa ilustração, que o artista Jean-Marc Côte fez para a Exposição de Paris de 1899, tentava-se prever como seria a Educação na próxima virada de século. É curioso notar como, após a Revolução Industrial, a ideia das máquinas de ensinar povoava o imaginário de muitas pessoas – algumas animadas com as possibilidades de uma aprendizagem que rapidamente pulasse etapas e outras atemorizadas com a previsão de uma educação mecanicista e desprovida do vínculo representado pelo professor.

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Educação 1.0

"O acesso à educação era restrito a nobres, intelectuais e filósofos; a escola não era para todos. Esse modelo se prolongou por anos, com aulas expositivas em que o professor era o centro do processo de ensino.

Educação 2.0

"Com a Revolução Industrial, no século XIX, novas demandas sociais se apresentaram para o mercado de trabalho que foi ampliado para as fábricas, exigindo outro tipo de mão de obra para tarefas repetitivas e mecanizada

....educação como direito de todo cidadão. Nas escolas, o reflexo da demanda social se fez presente: as aulas eram expositivas, com atividades repetitivas e mecanizadas, e a aprendizagem se baseava em decorar o que era ensinado. Nesse novo sistema, uma marca importante foi a mudança para um único professor para ensinar muitos estudantes ao mesmo tempo e da mesma forma.

Educação 3.0

"No século XX, houve o desenvolvimento das novas tecnologias e da eletrônica.

...a tecnologia pudesse substituir o professor é infundada..."

A expressão Educação 4.

" O mundo das tecnologias se amplia, impactando em comportamentos sociais e formas de comunicação e de aprendizagem.

A expressão Educação 4.0 está ligada à revolução tecnológica, que inclui linguagem computacional, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e contempla o learning by doing, que, traduzindo para o português, significa aprender por meio da experimentação – com projetos, vivências e mão na massa.

Inteligência artificial, robótica, linguagem de programação, diferentes redes de comunicação, trabalhos enviados para “nuvens”, impressão 3D revolucionando diferentes mercados e exigindo do ser humano muita criatividade, sem se limitar à execução de tarefas – tudo isso impactou na relação do ensinar e aprender. O protagonismo do estudante se acentuou, com o desenvolvimento de habilidades cognitivas articuladas às socioemocionais. Acentuou-se o trabalho em equipe e colaborativo, possibilitando a elaboração de metodologias que têm como foco o estudante no centro do processo de aprendizagem, com mediação do professor. Este tem agora seu papel em outra perspectiva, que parece estar em transição, mas que trata, sobretudo, da articulação/mediação da prática de transmissão de conhecimento com o desenvolvimento da autonomia do estudante para cuidar da própria aprendizagem.

Última aba. Voltar para aba anterior.

Tecnologias na Prática – Módulo 1, 2020

Sabemos, hoje, que o temor que algumas pessoas tinham de que a tecnologia pudesse substituir o professor era infundado. Ao contrário, tantas e tão profundas transformações, tão diferentes daquilo que anteriormente foi suposto, dão novo sentido e suporte à ação docente. Diante disso tudo, olhando para o dia a dia do professor, como nos prepararmos para avançarmos rumo à consolidação da Educação 4.0? É o que veremos a seguir.

REFLETINDO

E então, professor(a)?

O que, em sua opinião, se espera do professor na Educação 4.0?

Quais competências são necessárias para que o professor encare esse desafio?

*Sugerimos que você anote suas considerações no Painel de Reflexões.

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Pedagógica

Competências

Prática pedagógica

Ser capaz de incorporar tecnologia às experiências de aprendizagem dos alunos e às suas estratégias de ensino.

Avaliação

Ser capaz de usar tecnologias digitais para acompanhar e orientar o processo de aprendizagem e avaliar o desempenho dos alunos.

Personalização

Ser capaz de utilizar a tecnologia para criar experiências de aprendizagem que atendam as necessidades de cada estudante.

Curadoria e criação

Ser capaz de selecionar e criar recursos digitais que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem e gestão de sala de aula.

Fonte: CIEB (2019, p. 12)

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Cidadania digital

Competências

Uso responsável

Ser capaz de fazer e promover o uso ético e responsável da tecnologia (cyberbullying, privacidade, presença digital e implicações legais).

Uso seguro

Ser capaz de fazer e promover o uso seguro das tecnologias (estratégias e ferramentas de proteção de dados).

Uso crítico

Ser capaz de fazer e promover a interpretação crítica das informações disponíveis em mídias digitais.

Inclusão

Ser capaz de utilizar recursos tecnológicos para promover a inclusão e a equidade educativa.

Fonte: CIEB (2019, p. 12)

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Cidadania digital

Desenvolvimento profissional

Competências

Autodesenvolvimento

Ser capaz de usar TICs nas atividades de formação continuada e de desenvolvimento profissional.

Autoavaliação

Ser capaz de utilizar as TICs para avaliar a sua prática docente e implementar ações para melhorias.

Compartilhamento

Ser capaz de usar a tecnologia para participar e promover a participação em comunidades de aprendizagem e trocas entre pares.

Comunicação

Ser capaz de utilizar tecnologias para manter a comunicação ativa, sistemática e eficiente com os atores da comunidade educativa.

Fonte: CIEB (2019, p. 12)

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CIDADANIA DIGITAL

Uso responsável

Ser capaz de fazer e promover o uso ético e responsável da tecnologia (cyberbullying, privacidade, presença digital e implicações legais).

Uso seguro

Ser capaz de fazer e promover o uso seguro das tecnologias (estratégias e ferramentas de proteção de dados).

Uso crítico

Ser capaz de fazer e promover a interpretação crítica das informações disponíveis em mídias digitais.

Inclusão

Ser capaz de utilizar recursos tecnológicos para promover a inclusão e a equidade educativa.

Fonte: CIEB (2019, p. 12)

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Desenvolvimento profissional

O currículo e as tecnologias

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/mod/resource/view.php?id=435&forceview=1

"A elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como dos currículos dos estados e municípios, ao levarem em consideração as competências que nossa sociedade vem definindo como importantes para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes consideraram a presença das tecnologias de diversas formas: em alguns momentos como apoio para a aprendizagem, em outros como determinantes da cultura digital e em outros, ainda, como o próprio objeto de estudo.

os principais aspectos relacionados às TDICs na BNCC e no Currículo Paulista.

CONTEÚDO DIVIDIDO POR ACCORDION

Base Nacional Comum Curricular – BNCC

Currículo Paulista

Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação

Autodesenvolvimento

Ser capaz de usar TICs nas atividades de formação continuada e de desenvolvimento profissional.

Autoavaliação

Ser capaz de utilizar as TICs para avaliar a sua prática docente e implementar ações para melhorias.

Compartilhamento

Ser capaz de usar a tecnologia para participar e promover a participação em comunidades de aprendizagem e trocas entre pares.

Comunicação

Ser capaz de utilizar tecnologias para manter a comunicação ativa, sistemática e eficiente com os atores da comunidade educativa.

Fonte: CIEB (2019, p. 12)

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Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 dez. 2020.

CENTRO DE INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA – CIEB. CIEB notas técnicas #8. São Paulo: CIEB, 2019a. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/06/CIEB-Notas-T%C3%A9cnicas-8-COMPET%C3%8ANCIAS-2019.pdf. Acesso em: 8 jan. 2021.

CENTRO DE INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA – CIEB. CIEB notas técnicas #15. São Paulo: CIEB, 2019b. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/06/CIEB_NotaTecnica15_junho_-2019.pdf. Acesso em: 8 jan. 2021.

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO/CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO MÁRIO COVAS. Acervo histórico da EE Caetano de Campos. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=7542. Acesso em: 29 dez. 2020.

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Tecnologias na Prática (curso). Disponível em: https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/. Acesso em: 29 dez. 2020.

SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC-SP, 2019-2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/. Acesso em: 29 dez. 2020.

SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares – Tecnologia e Inovação. São Paulo: SEDUC-SP, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/02/diretrizes-curriculares-tecnologia-e-inovacao.pdf. Acesso em: 29 dez. 2020.

PASINATO, N. B.; VOSGERAU, D. S. R. Proposta para avaliação dos estágios de integração das TIC na escola. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 2011. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.

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Iniciado em Thursday, 15 Jul 2021, 16:34

Estado Finalizada

Concluída em Thursday, 15 Jul 2021, 17:05

Tempo empregado 30 minutos 8 segundos

Notas 5,00/5,00

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Questão 1

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018, p. 11), é uma competência que figura em dois documentos oficiais. São eles:

RESPOSTA É a. Base Nacional Comum Curricular e Currículo Paulista.

Muito bem! Essa competência geral da BNCC foi adotada pelo Currículo Paulista.

b.

Currículo Paulista e Parâmetros Curriculares Nacionais.

c.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Currículo Paulista.

d.

Base Nacional Comum Curricular e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

e.

Base Nacional Comum Curricular e Parâmetros Curriculares Nacionais.

Feedback

Sua resposta está correta.

Questão 2

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

O termo Educação 4.0 se refere a um paradigma de Educação no qual o ensino e a aprendizagem se encontram impactados pela presença das mais diversas tecnologias e são requeridas competências e habilidades que mesclam o cognitivo com o socioemocional e o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes.

RESPOSTA É a. Verdadeiro

Isso mesmo! Como vimos nesta aula, a Educação 4.0 tem essas características.

b. Falso

Feedback

Sua resposta está correta.

Questão 3

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

“Ser capaz de incorporar tecnologia às experiências de aprendizagem dos alunos e às suas estratégias de ensino” e “ser capaz de selecionar e criar recursos digitais que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem e gestão da sala de aula” são níveis diferentes de uma mesma competência do professor para o uso de TICs (ou TDICs). Essa competência é denominada, no quadro do CIEB (2019a, p. 12):

a. Socioemocional

b. Cidadania digital

RESPOSTA É c. Pedagógica

A resposta está correta. A descrição dessas competências está muito relacionada às aprendizagens e às experiências de sala de aula. Parabéns!

d.Desenvolvimento profissional

e. Computacional

Feedback

Sua resposta está correta.

Questão 4

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

'Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Letramento Digital e Pensamento Computacional são três eixos estruturantes das Diretrizes Curriculares para o Componente Tecnologia e Inovação, dentro do âmbito da SEDUC-SP.

Marque a alternativa que corresponde à sua resposta – verdadeiro ou falso – abaixo.

a.Falso

RESPOSTA É b.Verdadeiro

Sim! Esses são os eixos estruturantes da Diretriz Curricular de Tecnologia e Inovação da SEDUC-SP.

Feedback

Questão 5

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

“A tecnologia já se encontra plenamente integrada ao planejamento do professor, que consegue, de forma interdisciplinar, articular os conteúdos curriculares ao contexto social dos estudantes, utilizando a tecnologia como um recurso para a produção do conhecimento”.

(PASINATO; VOSGERAU, 2011, p. 15.888)

Essa afirmação equivale a qual fase de apropriação tecnológica, segundo Pasinato e Vosgerau (2011)?

a.Familiarização

b.Não utilização

c. Conscientização

d. Integração

RESPOSTA É e. Evolução

Muito bem! Esse é o nível mais avançado de apropriação tecnológica do professor.

Sua resposta está correta.

15/07/2021

Piracicaba, início das férias 17:09

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EFAPE/AVA ESTADO SP - EDUCAÇÃO ESTADUAL

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“O Currículo Paulista articula o uso das tecnologias em todos os componentes curriculares, evidenciando a importância do desenvolvimento de uma atitude crítica do estudante em relação à cultura digital e de reconhecer o potencial de comunicação, interação e produção de conhecimento por meio das TDIC, estimulando curadoria de referenciais diversos, produção de conteúdos digitais, posicionamento atuante e transformador.”

(SÃO PAULO, 2019b, item 1.3)

AULA 2

" .... VAMOS VER os eixos estruturantes presentes nas Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação, nesta sequência:

"Nesta aula, vamos abordar o campo de discussões que envolve as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), considerando sua presença no nosso cotidiano, seus impactos sociais e as formas de promover boas interações no mundo digital.'

O componente curricular Tecnologia e Inovação dialoga com as demais áreas do conhecimento presentes no Currículo Paulista, composta pelos respectivos componentes curriculares:

• Linguagens

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.

• Matemática

Componente curricular: Matemática.

• Ciências da Natureza

Componente curricular: Ciências.

• Ciências Humanas

Componentes curriculares: História e Geografia.

• Ensino Religioso

Componente curricular: Ensino Religioso.

As Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação abordam questões e apontam caminhos para o desenvolvimento da Competência Geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reiterada no Currículo Paulista e comum a todos os componentes.

Competência Geral 5 – BNCC e Currículo Paulista

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

(BRASIL, 2018, p. 9; SÃO PAULO, 2019a, p. 29)

Assim como na BNCC, todos os componentes do Currículo Paulista englobam habilidades cujo desenvolvimento está articulado com o uso das tecnologias.

“O Currículo Paulista articula o uso das tecnologias em todos os componentes curriculares, evidenciando a importância do desenvolvimento de uma atitude crítica do estudante em relação à cultura digital e de reconhecer o potencial de comunicação, interação e produção de conhecimento por meio das TDIC, estimulando curadoria de referenciais diversos, produção de conteúdos digitais, posicionamento atuante e transformador.”

(SÃO PAULO, 2019b, item 1.3)

O uso das tecnologias e o olhar atento às diversas manifestações do mundo digital constituem uma forma de acolher os anseios e atender às necessidades educacionais de nossos estudantes enquanto cidadãos do século XXI.

“Cabe à Educação estabelecer diálogos com as práticas culturais dos adolescentes e jovens, qualificar crítica e eticamente os usos que eles fazem das tecnologias na direção de uma participação social mais efetiva, que promova experiências com práticas colaborativas e vivências culturais significativas. Além disso, cabe propiciar uma gestão adequada dos riscos e ameaças que possam ser encontrados no ambiente virtual.”

(SÃO PAULO, 2019b, item 1.3)

Considerando o trabalho da equipe de gestão:

É de grande relevância considerar o impacto dos diferentes fenômenos do Mundo Digital no ambiente escolar pois, a partir desse conhecimento, é possível ter uma maior compreensão da identidade dos estudantes e visualizar formas de apoio à ação pedagógica e à inovação escolar.

As Diretrizes são uma boa referência para os processos de apropriação tecnológica da escola como um todo e, de forma específica, para as ações relacionadas ao Programa Inova Educação.

Conteúdo dentro de um box de destaque

SAIBA MAIS

Caso você queira ler a versão completa das Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação, pode acessá-la aqui.

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três eixos estruturantes,

que representam, didaticamente, dimensões da temática Tecnologia e Inovação vinculada à Educação. São eles:

1. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

2. Letramento digital

3. Pensamento computacional ou lógico

1. Vamos conhecer o eixo - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

traz ao pensamento a forte presença dos meios tecnológicos em nossa sociedade e nos convida a exercitar a consciência sobre nós mesmos diante do mundo digital.

Aborda temas como:

A presença e a importância das tecnologias em nossa sociedade, considerando as dimensões humana, econômica, social e cultural.

Os recursos, como selecioná-los e utilizá-los para atingirmos nossos objetivos.

Criatividade e expressão no mundo digital.

Responsabilidades e critérios no uso das TDIC:

Compartilhamento, colaboração e ética.

Ampliação das possibilidades de expressão e respeito à propriedade intelectual. (LEIS DE DIREITOS AUTORAIS E CONTRA O PLÁGIO - que é crime em lei.)

Acesso a informações, segurança de dados e respeito à privacidade.

(LEIS DE PROPRIEDADE, DE OBRA E DE PATENTES)

"Mantendo coerência com o Currículo Paulista e a BNCC, esse eixo é estruturado em quatro objetos de conhecimento que se relacionam a habilidades por ano ou série.

Lembre-se:

“Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades.

Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.”

(BRASIL, 2018, p. 28)

Os objetos de conhecimento do eixo TDIC são:

O que são as TDIC e sua presença no nosso dia a dia.

As novas formas de comunicação e expressão nos meios digitais.

O estabelecimento de um ambiente ético no Mundo Digital.

Como navegar pela internet com segurança, para aproveitar o que ela tem de melhor.

A esses objetos corresponde um conjunto de habilidades distribuídas por ano ou série, que podem ser consultadas aqui.

Conteúdo dentro de um box de destaque

REFLETINDO

Temas como a presença das tecnologias em nossa sociedade, as tecnologias disponíveis, a utilização de diversos recursos para a solução de problemas, a comunicação e o comportamento no mundo digital estão presentes no nosso cotidiano e, com muita frequência, tomam nosso pensamento.

Você e seus alunos já conversaram sobre algum deles? Como foi a experiência?

Faça uso do Painel de Reflexões para registrar suas considerações.

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As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), assim como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), são compreendidas como um conjunto de equipamentos, programas e mídias que utilizam aplicações tecnológicas, abrangendo os sistemas operacionais, a internet e suas redes.

Você já deve ter se deparado com os termos TIC e TDIC em várias situações. Mas será que há diferenças entre eles?

Veja o que os referenciais nos dizem:

Conteúdo dividido em abas

TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação

Podemos qualificar como TIC tanto a indústria fonográfica e cinematográfica, elétrica ou eletrônica, como o rádio e a TV, elétricos ou eletrônicos, além da imprensa pré-digital.

(Seduc-SP, Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação, item 2.1)

TIC é um termo mais abrangente, que também inclui os recursos digitais, porém é mais usado quando se quer abranger, além deles, os recursos analógicos.

Exemplos de recursos analógicos (TIC):

filme em película 35mm ou 8mm, projetor de slide, TV analógica, videocassete, vinil.

TDIC – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Já nas TDIC, diferentemente das TIC, o D (de digital) não é indiferente. Quando tudo se transforma em números (dígitos – D) por meio da computação, em vez de sinais elétricos ou eletrônicos, tudo muda: a criação de conteúdo, por meio dos softwares, torna-se acessível a todos; a recepção dos conteúdos torna-se variável, segmentada; e a cultura participativa pode se consolidar.

(Seduc-SP, Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação, item 2.1)

TDIC é um termo que coloca o foco nos recursos digitais.

Exemplos de recursos digitais (TDIC):

computador, tablet, smart TV, assim como ambientes virtuais, softwares, aplicativos etc.

“O termo Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) reforça o caráter digital de dispositivos tecnológicos (tablet, computador, IPad, telefone celular etc.) conectados à internet, cujas propriedades constitutivas propiciam múltiplas conexões em redes distribuídas, comunicação multidirecional, produção de conhecimento, criação e publicação de informações, participação e colaboração, abarcando as mídias e múltiplas modalidades de linguagem veiculadas (oral, escrita, imagética, hipermídia...)” (ALMEIDA, 2019).

Mas atenção!

"Embora a tendência à ampliação da oferta de tecnologias digitais seja um fato, muitos objetivos educacionais podem ser concretizados com o apoio de recursos analógicos. Por exemplo, uma projeção de slides pode conter um conteúdo relevante – e que não se invalida pelo simples fato de não estar em suporte digital.

Conteúdo dentro de um box de destaque

SAIBA MAIS

"A partir dos elementos trabalhados acima, convidamos você a assistir a animação The History of Technology in Education e voltar seu olhar para a forma como tecnologias, a partir de suas características, foram influenciando o ensino e a aprendizagem.

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'A web surgiu na década de 80 e se popularizou nos anos 90. Rapidamente se estabeleceu como meio ágil e eficaz de comunicação e acesso à informação, impactando, assim, a forma como construímos conhecimento na atualidade. Acompanhe essa evolução desde as primeiras páginas até as atuais:

Conteúdo dividido em abas

Web 1.0 – década de 80 e início dos anos 2.000

Web 2.0 – início dos anos 2.000 até hoje

Web 3.0, Web 4.0 e o futuro

Web 1.0 – década de 80 e início dos anos 2.000

A primeira fase de desenvolvimento da web foi dominada pelos sites que eram idealizados e publicados por webmasters; ofereciam conteúdo estático, informativo, atualizado com pouca frequência.

O usuário era, basicamente, leitor daquele conjunto de informações.

A comunicação entre as pessoas se dava predominantemente pelo e-mail, de forma muito semelhante às cartas (ainda que com tempo reduzido), com bastante texto e pouca imagem ou som.

Ir para próxima aba.

A evolução da web e das possibilidades de comunicação acabou por condicionar vários fatores culturais, com desdobramentos para a Educação.

Por proporcionar uma comunicação unidirecional (ou seja, um sujeito produz o conteúdo e apresenta para o seu público), vincula-se a um conhecimento mais hierarquizado, à produção individual, à percepção do tempo-espaço da aprendizagem como lineares e delimitados.

Por proporcionar uma comunicação multidirecional (ou seja, muitos sujeitos produzem e trocam conteúdo o tempo todo), vincula-se a um conhecimento construído de forma mais compartilhada, à produção coletiva, à percepção do tempo-espaço da aprendizagem como mais fluidos e flexíveis.

Adaptado de Lankshear e Knobel (2007, p. 11)

Ao que tudo indica, a partir da web 3.0 surgirão ainda mais possibilidades de interação e personalização, que impactarão a Educação. São novos cenários, novos desafios, novos ganhos que se avizinham.

“A evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos. Ela altera comportamentos. A ampliação e a banalização do uso de determinada tecnologia impõem-se à cultura existente e transformam não apenas o comportamento individual, mas o de todo o grupo social.” KENSKI (2012, P. 21)

CULTURA DIGITAL

A crescente interação das pessoas, com o compartilhamento de conteúdos nos meios digitais, que se ampliou exponencialmente à medida que a web foi se popularizando, deu origem a um novo conjunto de atividades, costumes, valores, crenças, conhecimentos e comportamentos: a cultura digital.

A web 2.0 foi preponderante para a sua consolidação, porém é importante que entendamos que a cultura digital é um processo vivo, em permanente construção e reconstrução.

A cultura digital permeia, hoje, todas as áreas da produção humana e também é a base sobre a qual acontecem, cada vez mais, novas visões de mundo e arranjos político-sociais. Por isso, é tão importante para nós, educadores, estarmos atentos às suas diferentes manifestações.

"A cultura digital acontece com ou sem o uso das tecnologias, mas se explicita nas práticas sociais mediadas pelo intenso uso das mídias, linguagens e tecnologias configuradas para dispositivos móveis, que permitem a mobilidade e o acesso à internet, propiciando e amplificando o acesso em tempo real a informações, a interação multidirecional, a geração e publicação de informações e a autoria de novos conteúdos, a participação, a produção colaborativa, a convivência com a diversidade, a ambiguidade, a incerteza e a discordância." (ALMEIDA, 2019).

"Esses temas devem ser abordados no ambiente escolar, para uma participação mais ativa dos estudantes que estão inseridos na cultura digital não só como consumidores das tecnologias, mas também como criadores e autores, envolvendo-se ativamente nas novas formas de interação nas redes sociais e outras mídias.

Seduc-SP, Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação, item 1.2

Diante da infinidade de fenômenos relacionados à cultura digital, vamos nos ater a alguns que serão trabalhados no Eixo TDIC e nos tópicos a seguir.

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REMIXAGEM E PROPRIEDADE INTELECTUAL

Com a disponibilidade de imagens, sons e vídeos na web, bem como com o acesso cada vez mais facilitado a recursos da internet como editores, aplicativos e softwares, um comportamento muito peculiar da cultura digital vem se destacando: a remixagem (ou remix).

Remixar algo constitui selecionar um objeto (um texto, vídeo ou som) e produzir um outro, a partir de uma dessas ações:

1

Modificar o objeto selecionado;

2

Adicionar algo a ele;

3

Deletar algo dele.

Veja, a seguir, alguns exemplos de remixagens:

As fanfics (do inglês fanfiction ou ficção produzida por um fã – tradução livre), em que um fã se apoia em parte da narrativa e dos personagens de uma obra original para construir uma segunda obra, que é uma releitura e tem como principal objetivo ampliar o contato com a obra original.

Exemplo:

Escrever um episódio novo para a saga Senhor dos Anéis.

Uma descrição sobre os vários tipos de fanfics e de aplicativos que possibilitam sua publicação é disponibilizada nesta matéria.

Em várias manifestações culturais como, por exemplo, na música eletrônica ou no rap podemos encontrar trechos de músicas originais que são incorporadas a uma nova música, numa ação chamada de sample (amostra).

Exemplo:

Veja aqui um remix de uma música bem conhecida no meio escolar. Será que só a música foi remixada?

Muito utilizados no dia a dia, os memes são pequenas obras visuais ou audiovisuais, que se caracterizam por sintetizar elementos de uma ou outras peças que geralmente viralizaram na web.

Exemplo:

Por mais efêmero que se proponha, esse (considerado por vários autores) “novo gênero textual” já tem seu próprio museu!

Conheça o projeto Museu de Memes, clicando aqui.

A remixagem abre caminho para possibilidades infinitas de criação e pode tanto ser recurso quanto objeto do trabalho pedagógico.

Mas atenção! É de fundamental importância considerarmos que, ao abordarmos a cultura remix (decorrente da consolidação social da técnica de remixagem), precisamos ter em mente as questões éticas e a legislação relacionadas à propriedade intelectual, com ênfase no direito autoral, ou seja, nem tudo pode ser remixado, e essa consciência precisa ser trabalhada e fortalecida na escola.

Veja os principais pontos dessa legislação.

Veja os principais pontos dessa legislação.

Direito Autoral

Todo autor ou coautor de obra intelectual (texto artístico ou científico, coreografia, composição musical, obra audiovisual, fotografia, desenho, pintura, gravura, escritura, cartas geográficas, programas de computador, enciclopédias, dicionários, bases de dados etc.), inclusive em meio digital, tem exclusividade sobre o trabalho produzido e é o único que pode obter ganhos morais e econômicos sobre ele ou ceder esses direitos de exploração a outra pessoa.

Esse direito é garantido mesmo que o autor não declare sua propriedade por meio do símbolo © (de copyright) ou pela frase “todos os direitos reservados”.

A transferência de direitos é possível, porém deve ser regularizada por meio de licenciamento, concessão, cessão ou outros meios admitidos pela legislação.

O descumprimento do direito autoral (cópias indevidas da obra toda ou de parte dela – mesmo que com finalidades educativas –, tentativa de obtenção de lucro a partir da obra etc.) pode implicar no pagamento de indenizações ao autor.

Legislação:

Lei 9.610/98 – conhecida como Lei de Direitos Autorais.

Para lidar com a dualidade entre criação e produção intelectual na web, no âmbito da cultura digital, foram sendo criadas algumas soluções, como os Recursos Educacionais Abertos (REA) e as licenças Creative Commons.

Os REA são recursos educacionais – textos, apresentações, animações, softwares, jogos etc. – que estão disponíveis na web, muitas vezes em plataformas como o Currículo Mais ou a MEC RED, e que podem ser utilizados, traduzidos e até remixados, desde que com finalidades educacionais e respeitados os termos de uso estabelecidos pelo autor. Os REA enfatizam a visão de Educação Aberta, que se apoia nos princípios de colaboração e construção coletiva de conhecimento entre professores e estudantes e na garantia de acesso de todos à Educação de qualidade.

Na mesma linha, a organização sem fim lucrativos Creative Commons se propõe a fazer a ponte entre os autores que desejam disponibilizar seus conteúdos com os usuários que aceitem utilizá-los desde que cumprindo algumas regras.

Dependendo da vontade do autor, cada obra recebe um selo ou símbolo, que indica em quais termos o autor cedeu o conteúdo. Para utilizar o material, basta buscar esse símbolo (que o autor deixará expresso na própria obra) e seguir as regras correspondentes.

Veja, no quadro a seguir, quais são os tipos de licença.

Símbolo Tipo Sigla Descrição

Domínio público CC0 Permite utilização sem restrições.

Atribuição BY Permite distribuição, remixagem, adaptação ou criação a partir da obra original, mesmo que para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor original.

Atribuição + Compartilha Igual BY-AS Permite distribuição, remixagem, adaptação ou criação a partir da obra original, mesmo que para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor original e que as novas obras sejam licenciadas em termos idênticos.

Atribuição + Não Comercial BY-NC Permite distribuição, remixagem, adaptação ou criação a partir da obra original, porém os novos trabalhos precisam atribuir o crédito ao autor, não podem ser usados para fins comerciais e devem ser licenciados nos mesmos termos.

Atribuição + Sem Derivações BY-ND Permite redistribuição, comercial ou não comercial, porém o trabalho não pode ser alterado e o autor precisa ter o crédito atribuído a si.

Atribuição + Não Comercial + Compartilha Igual BY-NC-SA Permite distribuição, remixagem, adaptação ou criação a partir da obra original, para fins não comerciais, porém os novos trabalhos precisam atribuir o crédito ao autor, e devem ser licenciados nos mesmos termos.

]

Atribuição + Não Comercial + Sem Derivações BY-NC-ND Mais restritiva, essa licença permite que se faça o download da obra e o compartilhamento da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor. Não permite modificações nem o uso para fins comerciais.

Símbolo Tipo Sigla Descrição

Fonte: Creative Commons

Conteúdo dentro de um box de destaque

SAIBA MAIS

Assista aqui um vídeo sobre a proposta do Creative Commons.

Lembre-se: não havendo nenhuma indicação, é fundamental o respeito à legislação que garante o direito autoral e às licenças predeterminadas.

Se você se interessa pelo assunto, pode navegar pelo site Creative Commons Brasil onde a proposta é detalhada.

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CIDADANIA DIGITAL, PRIVACIDADE E SEGURANÇA DE DADOS

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) publica, anualmente, os resultados de uma pesquisa chamada TIC Kids Online Brasil, que é realizada entre crianças e adolescentes brasileiros de 9 a 17 anos e seus responsáveis, com o objetivo de entender com que frequência, como e para que eles utilizam a internet e os conteúdos da web.

A última pesquisa, realizada durante o período de outubro de 2019 a março de 2020 (no cenário pré-pandemia), evidenciou alguns fatos como:

Conteúdo dividido por slides

Fim do primeiro slide

Fim do segundo slide

Fim do terceiro slide

Fim do segundo slide

12345

As informações colhidas e sistematizadas nesta pesquisa dão visibilidade a um contexto que nos alerta para a necessidade de que haja, sempre que for possível, um olhar da escola e um trabalho educativo dos estudantes para fatores como:

CONTEÚDO DIVIDIDO POR ACCORDION

Acesso

Segurança

Veracidade

No contexto a que se propõe esta discussão, é necessário ser ético e polido na utilização das TDIC. Ética é um termo que resulta do grego ethos (comportamento de uma pessoa, caráter) e refere-se a como aplicamos isso em nosso cotidiano, conforme julgamento de certo ou errado; quanto à polidez, faz referência à cortesia e civilidade nas relações sociais.

(...)

Ser ético é fazer-se responsável por cada ato, implicando posicionar-se e tomar decisões diante dos desafios do século XXI. As TDIC permitem uma nova maneira de criar e visualizar as relações sociais: podemos estudar, trabalhar, conhecer o mundo sem sair de casa. Contudo, para potencializar realmente os estudantes como agentes nesse cenário, é necessário aprender a ser ético e a considerar que no ambiente on-line estamos submetidos a regras e leis que regem nossa conduta.

Seduc-SP, Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação, item 2.1.4

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ACESSO À INTERNET AOS ALUNOS E À ESCOLA

Diz respeito a aspectos como:

Segurança no uso de navegadores (browsers) provados;

Controle de senhas;

Atenção às condições dos termos de uso;

Garantia da privacidade em toda a internet (sites, conexões etc.).

Principalmente no que se refere a adotar formas de defender-se ao navegar por um ambiente amplo e público como a web.

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SEGURANÇA PARA ACESSO DA INTERNET E SEUS DADOS...

Diz respeito a aspectos como:

Preservação da privacidade,

Controle de dados e informações que são disponibilizados na internet;

Comportamento ante a aplicativos, sites ou códigos maliciosos;

Visão crítica quanto ao conteúdo que está acessando;

Permissão de acesso de empresas a dados do usuário.

Tanto no que se refere a formas de defender-se diante de ameaças quanto a conscientizar-se quanto a comportamentos on-line que podem acarretar problemas a outras pessoas (preconceito, cyberbullying, etc.).

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RERACIDADE DOS DADOS, ÀS INFORMAÇÕES E IMAGENS.

Refere-se a:

Visão crítica quanto ao conteúdo que está acessando;

Distinção dos fatores que condicionam a criação de um conteúdo, para que se identifique até que ponto ele é ou não tendencioso ou peça de propaganda (fake news, por exemplo);

Checagem das fontes – origem e credibilidade;

Consciência quanto à divulgação de boatos.

Tanto no que se refere a formas de distinção entre conteúdos factuais ou falsos, quanto a comportamentos ante a liberdade de publicação de conteúdo que podem acarretar problemas a outras pessoas (difamação, reprodução de fake news, etc.).

No contexto a que se propõe esta discussão, é necessário ser ético e polido na utilização das TDIC. Ética é um termo que resulta do grego ethos (comportamento de uma pessoa, caráter) e refere-se a como aplicamos isso em nosso cotidiano, conforme julgamento de certo ou errado; quanto à polidez, faz referência à cortesia e civilidade nas relações sociais.

(...)

Ser ético é fazer-se responsável por cada ato, implicando posicionar-se e tomar decisões diante dos desafios do século XXI. As TDIC permitem uma nova maneira de criar e visualizar as relações sociais: podemos estudar, trabalhar, conhecer o mundo sem sair de casa. Contudo, para potencializar realmente os estudantes como agentes nesse cenário, é necessário aprender a ser ético e a considerar que no ambiente on-line estamos submetidos a regras e leis que regem nossa conduta.

Seduc-SP, Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação, item 2.1.4No contexto a que se propõe esta discussão, é necessário ser ético e polido na utilização das TDIC. Ética é um termo que resulta do grego ethos (comportamento de uma pessoa, caráter) e refere-se a como aplicamos isso em nosso cotidiano, conforme julgamento de certo ou errado; quanto à polidez, faz referência à cortesia e civilidade nas relações sociais.

(...)

Ser ético é fazer-se responsável por cada ato, implicando posicionar-se e tomar decisões diante dos desafios do século XXI. As TDIC permitem uma nova maneira de criar e visualizar as relações sociais: podemos estudar, trabalhar, conhecer o mundo sem sair de casa. Contudo, para potencializar realmente os estudantes como agentes nesse cenário, é necessário aprender a ser ético e a considerar que no ambiente on-line estamos submetidos a regras e leis que regem nossa conduta.

Seduc-SP, Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação, item 2.1.4

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CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO

Por fim, é importante que ressaltemos as possibilidades de participação social que podem ter base na web e que podem ser:

Acesso a sites e outros conteúdos para solução de problemas técnicos

Acesso a serviços eletrônicos e governo eletrônico

Acesso a conteúdos e grupos voltados ao fortalecimento da identidade e participação social e política

Acesso a redes sociais com conteúdo propositivo e colaboração

Cabe à Educação estabelecer diálogos com as práticas culturais dos adolescentes e jovens, qualificar crítica e eticamente os usos que eles fazem das tecnologias na direção de uma participação social mais efetiva, que promova experiências com práticas colaborativas e vivências culturais significativas. Além disso, cabe propiciar uma gestão adequada dos riscos e ameaças que possam ser encontrados no ambiente virtual. Nesta perspectiva é que são definidas as aprendizagens articuladas aos três eixos de organização desse documento.

Seduc-SP, Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação, item 1.2

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O eixo TDIC – objetos de conhecimento e habilidades

Vamos, agora, ver como esses conceitos se articulam aos objetos de conhecimento e habilidades indicados pelas Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação?

TDIC, ESPECIFICIDADES E IMPACTOS

Por meio desse objeto de conhecimento é proposto que olhemos para as diversas tecnologias digitais presentes em nossa sociedade (aplicativos, softwares, sites, blogs, vlogs, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais etc.), visualizando o que as caracteriza e como cada uma, com suas especificidades, pode ser empregada nas mais diversas atividades do nosso cotidiano – principalmente na construção do conhecimento.

Além disso, vamos considerar que, por elas estarem cada vez mais incorporadas ao nosso cotidiano (em nossas formas de buscar informações, comunicarmo-nos com as outras pessoas, trabalharmos, desfrutarmos nossos momentos de lazer etc.), têm influência sobre nossas relações e visões de mundo.

O uso pleno e responsável das tecnologias digitais pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e essa consciência, que permeia esse objeto de conhecimento, se expande para todo o Eixo TDIC.

É esperado que os estudantes possam construir conhecimento sobre:

a utilização de equipamentos, sistemas operacionais, softwares e aplicativos, identificando para que servem e como podem ser utilizados;

o uso dos recursos tecnológicos para solução de problemas cotidianos;

como interagir nas redes sociais buscando o protagonismo, a participação social e o bem coletivo.

Exemplos de atividades que podem ser realizadas visando desenvolver as habilidades propostas nesse objeto de conhecimento:

Fazer pesquisa com pessoas da comunidade, envolvendo questões sobre hábitos alimentares e, depois, processar as informações numa planilha eletrônica, para aprofundamento do conteúdo durante a aula.

Buscar a definição de alguns elementos do mundo da tecnologia – como inteligência artificial, internet das coisas, fake news, algoritmo, bitcoin e criptomoedas. Criar um blog coletivo para publicação do conteúdo desenvolvido.

Compor nuvem de palavras que represente o que a tecnologia significa para cada um, o que pode ser feito de forma desplugada (sem uso de TDIC) ou plugada (por exemplo, usando-se um aplicativo de internet para construção de nuvens de palavras).

Conteúdo adaptado de São Paulo Faz Escola. Caderno do Aluno – Ensino Fundamental. [s.d.].

Interações com outras áreas do conhecimento:

O reconhecimento do impacto das TDIC na sociedade e sua importância como meio de atuação social, permeia todo o trabalho educativo e se vincula às competências gerais da BNCC e do Currículo Paulista.

Todas as áreas de conhecimento podem se beneficiar do uso de ferramentas digitais, o que demandará habilidades de identificação das características dos diversos recursos e suas aplicações.

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QUESTÕES ÉTICAS E LEGAIS ENVOLVIDAS NOS USOS DAS TDIC

Vamos tratar, por meio desse objeto de conhecimento, de um conjunto de valores, crenças, ideias e comportamentos relacionados às interações no mundo digital. Como expresso no texto das Diretrizes,

“[...] entende-se que as práticas sociais contemporâneas exigem novas formas de participação, possibilitam a colaboração, a distribuição, e [que] não só as esferas formais são responsáveis pelas informações, mas é possível incluir instituições não formais na produção e disseminação de conteúdos no cotidiano digital.”

(SÃO PAULO, 2019b, item 2.1.2)

É esperado que os estudantes possam construir conhecimento sobre:

produção e consumo de informações no ambiente virtual;

formas de participação e responsabilidade nas interações que acontecem nas redes sociais;

ética no trato com as informações;

reconhecimento e combate ao cyberbullying.

Exemplos de atividades que podem ser realizadas visando desenvolver as habilidades propostas nesse objeto de conhecimento:

Navegar por diversos sites e compor uma tabela apontando as semelhanças e as diferenças entre eles, para posterior análise sobre conteúdo e outros atributos de comunicação.

Produzir, com os colegas, na escola, uma campanha contra o cyberbullying, com vistas a entender como esse comportamento se caracteriza e identificar formas de solução desse problema.

Ler uma listagem (previamente preparada pelo professor) com afirmações retiradas da internet – algumas são fake news e outras não – e indicar se curte, compartilha, visualiza, exclui ou denuncia cada uma delas.

Conteúdo adaptado de São Paulo Faz Escola. Caderno do Aluno – Ensino Fundamental. [s.d.].

Interações com outras áreas do conhecimento:

Todas as áreas estão vinculadas à Competência Geral 5 da BNCC e do Currículo Paulista e podem demandar navegação em ambiente virtual, reforçando o conceito de confiabilidade das informações.

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Referências

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias de informação e comunicação: web currículo e formação de professores. Tese (Livre-docência em Educação) – São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2019.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 5 mar. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.

CETIC.br. TIC Kids Online Brasil, 2019. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/kids-online/. Acesso em: 4 fev. 2021.

CREATIVE COMMONS. Sobre as licenças. Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_BR. Acesso em: 4 fev. 2021.

ESCOLA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Inova Educação, Tecnologia e Inovação, Aprofundamento. Disponível em: http://escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9162. Acesso em: 15 jan. 2020. (Curso de acesso restrito.)

FOURWINNERS. Conheça a Licença Creative Commons. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YlYmmEdC2VI. Acesso em: 4 fev. 2021.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

LANKSHEAR, C., KNOBEL, M. Sampling “the new” in new literacies. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283968439_Sampling_the_new_in_new_literacies. Acesso em: 05 fev. 2021.

NPEDERMIR. VC 21# Segurança, Cidadania Digital, Estratégias de Diálogo em Estudos Remotos, com Rodrigo Nejm. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lQS3EXeaQow. Acesso em: 4 fev. 2021.

PHIL WRIGHT. "Baby Shark" - The Parent Jam | Phil Wright Choreography. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gV0w_wrU750. Acesso em: 4 fev. 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo Paulista. São Paulo: Seduc-SP, 2019a. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista. Acesso em: 15 jan. 2020.

SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares – Tecnologia e Inovação. São Paulo: Seduc-SP, 2019b. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/02/diretrizes-curriculares-tecnologia-e-inovacao.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.

SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. São Paulo Faz Escola. São Paulo: Seduc-SP, 2019c. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/sao-paulo-faz-escola. Acesso em: 15 jan. 2020.

SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. São Paulo Faz Escola. Caderno do Aluno – Ensino Fundamental. São Paulo: Seduc-SP, [s.d.].

SMART EMEA. The History of Technology in Education. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UFwWWsz_X9s. Acesso em: 29 jan. 2021.

UNICEF BRASIL. Quiz Internet Sem Vacilo. [s.d.]. Disponível em: https://quiz.tryinteract.com/#/unicef/1. Acesso em: 15 jan. 2020.

VELASCO, ARIANE. O que são fanfics? Saiba onde encontra-las online. Canaltech, 27 out. 2019. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/o-que-sao-fanfics-saiba-onde-encontra-las-online/ Acesso em: 4 fev. 2021.

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Iniciado em Thursday, 15 Jul 2021, 19:01

Estado Finalizada

Concluída em Thursday, 15 Jul 2021, 19:34

Tempo empregado 33 minutos 1 segundo

Notas 5,00/5,00

Avaliar 100,00 de um máximo de 100,00

Questão 1

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação da Seduc-SP estão estruturadas em três eixos. Cada um deles agrega, didaticamente, um conjunto de temas relacionados ao desenvolvimento e uso de tecnologias de forma consciente e ética. São eles: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Letramento Digital e Pensamento Computacional.

a.

Falso.

RESPOSTA É b.

Verdadeiro.

Isso mesmo! Esses são os três eixos estruturantes das Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação.

Questão 2

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A habilidade de analisar os termos de uso em relação aos dados pessoais de forma segura na rede, classificando as permissões disponíveis na rede, insere-se no eixo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e relaciona-se ao seguinte objeto de conhecimento:

a. Criatividade, remix e propriedade intelectual.

b.

Questões éticas e legais envolvidas nos usos das TDIC.

c.

TDIC, especificidades e impactos.

d.

Acesso, segurança de dados e privacidade.

Você acertou! Essa habilidade reforça a importância de todo o conteúdo envolvido no objeto de conhecimento “Acesso, segurança de dados e privacidade”.

Feedback

Questão 3

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Numa pesquisa realizada em 2019 com 30 países, o Unicef verificou que 37% dos jovens brasileiros já haviam sofrido situações de ridicularização, perseguição, assédio, ameaça ou agressão no meio virtual. Esse tipo de situação, que merece muita atenção por parte das famílias e das escolas, é denominado:

a.

TDIC.

b.

Remixagem.

RESTAPOSTA É c.

Cyberbullying.

Sua resposta está correta. Trata-se de cyberbullying, uma prática que demanda conscientização dos estudantes.

d.

Cultura digital.

e.

Bullying.

Feedback

Sua resposta está correta.

Questão 4

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Mantendo coerência com o Currículo Paulista e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o eixo estruturante Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) apresenta quatro objetos de conhecimento que se relacionam a habilidades por ano ou série.

São eles: “TDIC, especificidades e impactos”, “Questões éticas e legais envolvidas nos usos das TDIC”, “Criatividade, remix e propriedade intelectual” e “Acesso, segurança de dados e privacidade”.

Essa afirmação é:

a.

Falsa.

RESPOSTA É b.

Verdadeira.

Muito bem! Esses são os objetos de conhecimento do eixo TDIC.

Feedback

Sua resposta está correta.

Questão 5

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Segundo as Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação:

“As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), assim como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), são compreendidas como um conjunto de equipamentos, programas e mídias que utilizam aplicações tecnológicas, abrangendo os sistemas operacionais, a internet e suas redes.”

Embora TIC e TDIC sejam termos bastante parecidos, há uma diferença sutil entre eles, representada pela letra “D”, de digital.

De forma concreta, podemos considerar como Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC):

RESPOSTA É a. Computador e tablet.

Parabéns, Professor(a)! Computador e tablet são tecnologias digitais.

b.

Smart TV e TV analógica.

c.

Projetor 8 mm e TV analógica.

d.

Computador e projetor 8 mm.

e.Vinil e projetor 8 mm.

Feedback

Sua resposta está correta.

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AULA

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Agora, vamos dar a mesma atenção para as questões e conceitos levantados e organizados pelo Eixo 2, Letramento Digital. E, para começar, vamos voltar nossos olhos para os alunos, a realidade que vivenciam e a escola.

Conteúdo dentro de um box de destaque

Você já parou para pensar em quais semelhanças e diferenças há entre a comunicação que eles vivenciam na sociedade de hoje e a que você vivenciou, em sua época de estudante da Educação Básica?

Acha que essas formas de comunicação influenciam na maneira como os estudantes exercem sua cidadania hoje e como a exercerão no futuro?

Com isso em mente, vamos ao Eixo 2

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O eixo estruturante Letramento Digital – visão geral

No eixo Letramento Digital vamos concentrar a atenção na produção e circulação de conteúdos na web, procurando entender como influenciam a visão de mundo e o exercício da cidadania.

Por meio desse eixo são abordados aspectos como:

Cidadania digital;

Mídia digital e linguagem midiática na web;

As novas formas de comunicação e expressão no mundo digital;

Formas de busca, seleção e validação de conteúdos web.

Mantendo coerência com o Currículo Paulista e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse eixo se estrutura por 3 objetos do conhecimento que se relacionam a habilidades por ano ou série, que são:

Uso proficiente dos recursos de comunicação da web, mantendo a visão crítica sobre os conteúdos veiculados.

Desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à atuação cidadã na web: engajamento, colaboração, participação.

Seleção e produção de conteúdos que circulam nas mídias digitais, enfatizando a postura ética e a imparcialidade.

A esses objetos correspondem habilidades por ano ou série que podem ser consultadas aqui.

REFLETINDO

Você já realizou alguma ação na escola, em seu componente curricular ou área de atuação, em que os aspectos de cidadania se mostraram permeados pelo mundo digital? Como foi a experiência?

Faça uso do Painel de Reflexões para registrar suas considerações.

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Iniciado em Friday, 16 Jul 2021, 10:33

Estado Finalizada

Concluída em Friday, 16 Jul 2021, 10:34

Tempo empregado 1 minuto 15 segundos

Notas 5,00/5,00

Avaliar 100,00 de um máximo de 100,00

Questão 1

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

A pesquisa Juventudes e Conexões (Fundação Telefônica Vivo, Juventudes e Conexões 3) aponta a importância das ferramentas virtuais em vários aspectos da vida dos jovens e adolescentes e, também, alguns limites.

Podemos afirmar que a pesquisa indica que:

Ampliam o contato com outros jovens, até mesmo os que moram em outros locais.

A construção da identidade do jovem passa pelas interações no mundo virtual.

Ampliam o seu repertório para participação social fora da web.

Constituem-se como um ambiente onde há um certo grau de agressividade, que precisa ser melhor trabalhado, pois acaba enfraquecendo o potencial de mobilização que os jovens poderiam encontrar na web.

Marque, a seguir, quais alternativas estão corretas:

a.A, B e D estão corretas.

b. Apenas A, B e C estão corretas.

c. Nenhuma está correta.

d. Todas as alternativas estão corretas.

Sim! A web pode oferecer inúmeras oportunidades de formação, identificação e mobilização, porém o aspecto da agressividade é notado pelos jovens e precisa ser alvo de mudanças, para que se construam melhores relações na web e uma consciência baseada no respeito e construção mútuos.

e.

Apenas D está correta.

Feedback

Sua resposta está correta.

Questão 2

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

O letramento digital tem uma integração com a área das Linguagens, sobretudo Língua Portuguesa e, por isso, não há como trabalhá-lo integrado a outras áreas ou componentes, como, por exemplo, Matemática ou Biologia.

Essa afirmação é:

Verdadeira

Falsa

Correto! Muitas situações do cotidiano (pagar contas, pedir comida, locomover-se, por exemplo) envolvem o letramento digital e podem contribuir para que as aulas, independentemente da área, se tornem significativas para os estudantes, em todos os componentes.

Feedback

Sua resposta está correta.

Questão 3

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Suponhamos que um estudante tenha recebido um texto dando indicações sobre um remédio caseiro que combate o coronavírus, quando você sabe que, até o momento, a ciência aponta a vacina como o principal elemento de controle da pandemia.

Diante dessa situação, é importante que o aluno seja estimulado a:

Observar a intencionalidade de quem a escreveu para avaliar se o objetivo foi realmente informar.

Checar a informação em outras fontes.

Verificar se há alguma mensagem de conteúdo parecido em sites que indicam se a notícia é “fato ou fake”.

Repassar para seus grupos, pois é um assunto que interessa a todos.

São corretas as alternativas:

a.

A, B e C

Correto! Essa discussão é muito importante no dia a dia da escola. Saber distinguir os objetivos pelos quais as mensagens foram escritas, bem como comprová-las por meio de fontes confiáveis é uma postura cidadã, que precisa ser reforçada por meio da Educação.

b.

Apenas a alternativa D

c.

Apenas a alternativa A

d.

A, B e D

e.

Nenhuma das alternativas

Feedback

Sua resposta está correta.

Questão 4

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Da mesma forma que entendemos que ler a palavra é ler o mundo, podemos pensar que o letramento digital vai muito além do conhecimento operacional sobre como ligar e desligar os equipamentos ou saber navegar na web.

Essa afirmação é:

Verdadeira

Correto! Evidentemente, é importante conhecermos o funcionamento dos recursos, mas o letramento digital também abarca a dimensão da prática social, num processo contínuo em que transformamos os meios digitais e somos transformados por ele.

Falsa

Feedback

Sua resposta está correta.

Questão 5

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

A noção de cidadania digital deriva do conceito mais geral de cidadania e, voltando-se para o mundo digital, envolve questões como respeito ao direito à privacidade e propriedade intelectual na web, segurança digital, convívio respeitoso, uso consciente dos recursos, além da utilização dos diversos canais para informação e participação social.

A afirmação acima é:

Falsa

Verdadeira

Correto! Os mesmos princípios de cidadania se aplicam ao mundo virtual, porém com a especificidade de não estarmos presencialmente com nossos interlocutores.

Feedback

Sua resposta está correta.

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Etapa 2.

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De acordo com Valente (1993, 1996), Prado (1993) e Almeida (1996, 1997), a concepção da teoria construcionista aplica-se ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação não só por meio de linguagem de programação, mas, também com o emprego de redes de comunicação a distância (internet), sistemas de autoria, programas de criação de páginas para a web, editores de desenhos, simulações, modelagens, programas aplicativos como processadores de textos, planilhas eletrônicas, gerenciadores de banco de dados e outros softwares, os quais permitem o planejamento e a execução de ações, que articulam as informações selecionadas com conhecimentos e saberes anteriormente adquiridos na construção de novos conhecimentos (ALMEIDA, 2005, p. 26).

(SÃO PAULO, 2019b, item 4.2)

REFLETINDO

Você, que certamente desenvolveu muitas competências digitais em decorrência dos desafios impostos pela pandemia do Covid-19, se vê mais como consumidor ou como produtor de tecnologia? Por quê?

Vê perspectivas de ampliar esse conhecimento? O que gostaria de saber mais e primeiro?

Faça uso do Painel de Reflexões para registrar suas considerações.

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A professora americana Jeannete Wing (2006) diz que o pensamento computacional “envolve resolver problemas, conceber sistemas e compreender o comportamento humano a partir dos conceitos fundamentais da ciência da computação”.

Esse processo de solução de problemas mobiliza uma série de habilidades e competências lógicas. Relacionamos, a seguir, as que constituem os chamados quatro pilares do pensamento computacional:

Decomposição de dados, processos ou problemas em partes menores e gerenciáveis.

Observação de padrões, tendências e regularidades nos dados.

Identificação dos princípios gerais que geram os padrões.

Jeannete Wing

Pensamento computacional é uma habilidade fundamental para todos, não somente para cientistas da computação. À leitura, escrita e aritmética, deveríamos incluir pensamento computacional na habilidade analítica de todas as crianças. (Wing, 2006)

Seymour Papert

Aqui no Brasil, o professor José Armando Valente, da Unicamp, propôs um modelo, denominado Espiral de Aprendizagem, que explicita como o estudante interage com as tecnologias digitais para a solução de um problema. Ainda que a espiral não tenha a finalidade estrita de descrever o pensamento computacional, acaba por ser um importante referencial para o desenvolvimento de atividades nessa direção.

Note, no fluxograma abaixo, as ações que compõem a espiral e como estão em um movimento cíclico voltado à melhoria contínua do que se pretende construir.

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Nosso objetivo, nesta aula, é nos focarmos no eixo estruturante Pensamento Computacional considerando, como sempre, seu aspecto interdisciplinar.

O Eixo Pensamento Computacional aborda temas como:

Importância do pensamento computacional para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Por que e para que utilizar, no dia a dia, a lógica envolvida na computação.

Que recursos compõem esse campo de conhecimento e como podem ser utilizados.

Que possibilidades esse tema proporciona para o trabalho na escola.

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Assim, a proposta das Diretrizes é que esse tema seja trabalhado por meio de cinco modalidades, que são:

1

Linguagem de Programação: de maneira “desplugada” e plugada ao usar a linguagem de programação em atividades práticas e com programas educacionais interativos relacionados a blocos lógicos.

2

Robótica: de maneira que o trabalho pode ser desenvolvido com material reciclável e componentes eletromecânicos e/ou eletrônicos.

3

Narrativas Digitais: contar histórias por intermédio de tecnologia.

4

Maker: que utiliza materiais não estruturados e materiais diversos, podendo ser combinados com a programação e/ou robótica.

5

Pensamento Científico: que está diretamente correlacionado ao pensamento computacional.

(SÃO PAULO, 2019b, item 4)

Você verá que, em cada uma delas, a Espiral de Aprendizagem está presente e se efetiva. Vamos, então, saber um pouco mais sobre essas modalidades?

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J B Pereira, Para mais informações e acesse https://programas.educacao.sp.gov.br/
Enviado por J B Pereira em 15/07/2021
Reeditado em 16/07/2021
Código do texto: T7300124
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