Marrocos: Exames do bacharelado nacional na época do corona
Segundo as fontes do Ministério da Educação Nacional de Marrocos, o bacharelado deste ano 2020-2021, programado 8 e 9 de julho e 10 e 11 deste més.
O ministro da educação marroquino considerou que “o ambiente de exames ocorre de forma normal, perante todas as medidas de precaução tomadas contra a propagação do vírus Corona”.
Sr Said Amzazi, Ministro da Educação Nacional, da Formação e do Ensino Superior e Pesquisa Científica declarou que o exame está sendo ocorrendo sob as directivas do ministério e diante de uma "grande aposta" em prol do sucesso.
O responsável governamental sublinando: "para organizar o exame à luz da situação epidemiológica, o Marrocos mantém o exame apesar destas circunstâncias, um motivo de orgulho, face a muitos outros países que cancelaram seus exames".
O ministro tratou de diferentes abordagens, as que possibilitam o meio de “proporcionar condições seguras”: “Primeiro, muitos lugares foram utilizadas instalações desportivas, proporcionando um distanciamento físico.
Tal comportamento ligado a esta quarentena envolve o país, para adoptar uma estratégia, indicando dez alunos em cada sala, depois de um protocolo sanitário estrito e de regulação.
Sr Amzazi sublinhou neste sentido que "2.400 centros de exames foram disponiblizados em nível nacional, 50.000 quadros aptos e, 30.000 para a correção, além de 330 centros mantidos para este fim."
Segundo dados do Ministério da Educação Nacional, vão passar os exames 518.430 candidatos do sexo masculino e feminino, contra 441.238 no ano passado, cuja taxa de crescimento 17,5 por cento. O número de candidatos inscritos, dos quais 339.533 do sexo feminino e masculino; Enquanto a proporção dos livres, se elevando a 178.897 candidatos do sexo feminino e masculino, representando 35% do total de candidatos.
Segundo o ministério, a percentagem feminina durante esta sessão foi de 49 por cento do total dos candidatos e 53 por cento respresentam os professores; face ao número de candidatos do sexo feminino e masculino apresentando uma certa deficiência de 319.
O número de candidatos do percurso científico, técnico e profissional é de 301.038, representando 58 por cento do total de candidatos, uma vez que a percentagem de candidatos que cursam nesta área de 71 por cento, contra 217.392 candidatos femininos e masculinos nas áreas literárias e classícos.
O número de candidatos nas áreas internacionais (opção francesa e opção inglesa), é de 94.950 dos quais candidatos femininos e masculinos, comparado com 43.781 no ano passado, cujo aumento representado 116,8 por cento.
Em relação ao número de candidatas ao bacharelado profissional, considerando que esta sessão diminuiu de 26 por cento, de 8.770 candidatas no ano passado para 6.483 neste ano , distribuídas entre 3 subpólos para 19 vias: o pólo de serviços profissionais, representando 3.915 candidatas, comparado com 4718 no último ano, cujo pólo profissional ou setor industrial foi de 2542 contra 4003 no ano passado, envolvendo o pólo profissional agrícola, com 26 candidatos masculinos e femininos, contra 49 no ano passado.
Concluindo que o resultado da sessão ordinária do exame nacional tem sido unificado, visando o diploma do bacharelado nesta sessão a ser publicado no dia 20 de junho, cujo resultado da sessão corretiva a ser de 5 a 8 de julho próximo, cujos resultados serão divulgados no dia 11 do mesmo mês.
Lahcen EL MOUTAQI
Pesquisador universitário, Marrocos