Diferença de heteronomia e autonomia

Segundo a Wikipédia, Heteronomia foi um conceito criado por Kant para nomear o comportamento submisso de um indivíduo em relação ao desejo do outro ou outros. Totalmente diferente da autonomia, que seria o indivíduo agir de acordo com sua própria vontade. Jean Piaget foi citado em um artigo no site "A mente é maravilhosa" por ter explorado esses conceitos na pedagogia. Segundo o pedagogo, nascemos sem senso moral, não conseguimos entender regras e isso se chamaria "Anomia" e iria até os dois anos de idade. Depois, dos dois aos doze anos, iriamos para o estado de "Heteronomia", que seria o de obedecer sem questionar a autoridade dos pais, professores e figuras de autoridade, esse seria o processo de aquirir valores morais. E, a partir dos doze anos, começaria o desenvolvimento da "Autonomia", capacidade agir de acordo com sua própria consciência de ética e moral, que se enceraria com o fim do desenvolvimento do cérebro. No entanto, alguns não avançariam as fases. Sobre as consequências da Heteronomia, pode-se dizer que na própria educação, há modelos seguidos que formam cidadão heterônomos que não conseguem desenvolver a autonomia. Modelos como o da Escola Tradicional que produzem meros repetidores. Apesar, de já existir modelos como o da Escola Renovada, que estimulam a autonomia. Ideais como o de Paulo Freire, de usar a educação como ferramenta de transformação com o objetivo de estimular o espírito crítico. A realidade impede esse desenvolvimento. Pois, a educação também pode ser usada para manter o individuo heterônomo, ela é política. E isso, atrapalha o desenvolvimento do ser humano, já que sem crítica não há melhoras.