Educação e pessoas de destaque

Abaixo descrevo trechos da conversa de várias personalidades de nosso país que discorrem sobre educação em entrevista à Universidade Estácio de Sá.

Luciano Huck: "O conhecimento é libertador." A curiosidade o norteou, rodando o país. E ele percebeu com suas viagens que o lugar onde se nasce praticamente determina onde vai morrer. Par mudar isso ele acredita que : "Educação é a forma mais poderosa para gerar oportunidades. Para qualificar e valorizar novos CEPs."

Eduardo Parente, o CIO da Yuducks, destaca que: "O jogo é jogado em sala de aula!"

Entrando no ramo da política, o ex-presidente Fernando Henrique acredita que em todos os governos a DIREITA sempre será a favor da ordem existente, e a ESQUERDA, a favor da nova ordem, mais progressista e mais igualitária.

O apresentador Luciano Huck aponta que houve no Brasil, nos últimos anos, um retrocesso na liderança. "Não existe vento bom para nau sem rumo. Sinto falta de um projeto bom para educação, mais objetivo e que cuide das pessoas. É preciso atrair para o estado e política o que há de melhor no pais, gente que deseja servir, renovar."

Outra vez Fernando Henrique destaca que a faculdade mais importante do ser humano é a capacidade de imaginar. "Picasso criou um mundo que não existia." E de acordo com Fernando Henrique, somente com crescimento e educação isso é possível. "Você não pode apenas ser liberal, tem que se sentir liberal."

Ao recordar o ano de 2020 Eduardo Parente frisou que foi um ano difícil e que ficou ainda mais evidente diante das dificuldades que é necessário Educar para transformar. "Cláudia me aponta como um eterno inquieto."

O time da Estácio me adotou. Temos o Instituto criar, no Ministério da Cidadania.

PAC pelo esporte

1º Rossano Marques

2º Bernadinho

3º Fernanda Keller

Na Estácio temos 500 atletas bolsistas.

5º Quando forma uma pessoa forma um guerreiro completo. Educação e esporte são bases fortes. CIDADÃO COMPLETO.

Precisamos formar pessoas para o dia a dia. O esporte nos dá várias ferramentas de resiliência, resistência, trabalho em equipe. Temos carência de gestor do esporte. Esporte dá mais qualidade.

Fernanda Keller declara que ao ser convidada para participar de projeto em Niterói, a mãe pedagoga apoiou. "Não aceito perder o jovem para as drogas, criamos luta pelo Brasil. Pretendo com este trabalho trazer de volta para meu país tudo que ganhei através do esporte. Compartilhar valores, toda criança deve ter acesso a educação e esporte.

Fernanda insere que assim como no esporte, também na vida existe um processo de preparação, um dia de cada vez. "Aconteça o que acontecer, eu serei um vencedor. " Trabalha com crianças que passam por lutas constantes. "O Projeto social é diferente de caridade. Muito mais junto com o estado. Não existe o impossível. Treino eles para fazerem a parte deles. Eles têm que ser um exemplo na comunidade. Sou positiva e acredito que a gente pode transformar o mundo e se eu não conseguir vou sonhar com isso o tempo todo." "Acorda, vai trabalhar, vai dar sentido à vida, preocupe-se com coisa maior que você!"

Bernardinho: "Contrato pelo sorriso, bem formado em disciplina, empatia e comunicação. Tem que trabalhar esses pilares. Assim como o pitel do elevador, há que se saber qual o seu ponto forte, o que você vai trazer para nossa empresa. "

Eduardo Parente lembra que a Estácio ocupa um pouco o que o poder público deveria fazer pela educação. "O esporte desenvolve resiliência e disciplina, assim também as artes (instrumentos).

Importante lembrar a indicação do livro: "Arrume sua cama." Em resumo o livro discorre que pequenas ações podem mudar o mundo. Pequenas conquista no dia a dia, aumentam a auto estima.

Fernanda Keller mostra que a a gente vê que é capaz de fazer fazendo. "É preciso inspirar os outros fazendo, não somente com blá-blá-blá. Toda dignidade é ganha com a própria atitude."

Fernanda acredita que o esporte ajuda a vencer a discriminação. "Torna-se necessário ter empatia, faça que vai dar certo!"

Para Bernadinho a capacidade de se adaptar, empreender, extravasar, requer os desafios de 3Fs: FOCO, FORÇA (seguir em frente, vai com medo, FÉ (nas pessoas, no trabalho, em sua religião)

Controlo o meu trabalho, TRABALHO, EXECUÇÃO, PREPARAÇÃO.

A Estácio apoia as pessoas, desperta para a alfabetização, para as letras. A Estácio acredita na meritocracia, assim como no esporte, durante as competições o mais preparado vai vencer. Por isso a Estácio oferece habilidades e competência, não somente oportunidades. Avalia cada indivíduo de forma única e personalizada, meritocracia. Busca mudar o paradigma de 10 a 20 anos, onde tínhamos uma cultura de assistencialismo. "Oferecer oportunidades e deixar que as pessoas cresçam na medida do seu esforço e talento. Dar liberdade e destravar as potências."

A tecnologia foi a maior transformação que tivemos, diminuímos as distâncias entre jovens da Rocinha e escola privada. Redes sociais diminuem mundos entre dois mundos que raramente se encontram.

A Estácio empodera jovem para o mercado de trabalho. Desta forma o jogo fica mais equilibrado. Ajuda a quebrar círculo de pobreza. Leva a diversidade para todos os espaços. Acesso às lideranças, podemos mostrar para eles. Para o professor Flávio, a luta não é dentro do tatame, é fora dele. "Reaja Brasil!"

Os diretores Marcelo Dughettu, Alexandre Aguieiras, Cláudia Romano, Lindália Junqueira acertam na inovação. Estão a promover a melhor Universidade para empreendedor.

A diretora Lindália é filha de imigrantes portugueses e é adepta do jargão: "Lugar de mulher é onde ela quiser!" Atual embaixadora da Global Union Intec.

A vice-presidente Cláudia, defende a Arte da Guerra entre as mulheres. "O que faz a diferença no mundo é a união. Destaca o trabalho de distribuição de 20 T de alimentos para 278 comunidades no Rio de Janeiro. Foi o primeiro movimento de empreendedorismo. Cita o trabalho do indicano Monhamed Yunes, e o DNA de responsabilidade das mulheres. "Educação e empreendedorismo andam junto."

]