QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL?
Ficou escancarado, ainda mais, com a pandemia de Covid-19, os problemas de infraestrutura que a educação básica a distância enfrenta no Brasil. As zonas rurais e a situação nas escolas públicas são exemplares perfeitos de como é prejudicial ao aprendizado a deficiência dos devidos investimentos na área.
Primeiramente é fato que as áreas interioranas brasileiras têm um déficit claro no quesito de acessibilidade à internet. Isto porque metade da população campestre não tem acesso satisfatório à rede; um número de 30.240.000, segundo pesquisa encomendada em 2015 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em suma, esta realidade é desfavorável aos alunos do campo, pois perdem muito conteúdo em comparação aos estudantes do Ensino Fundamental das metrópoles.
Um outro fato vergonhoso para o país é a situação que, atualmente, devido a pandemia, ficou explícita no referente a problemas infraestruturais das escolas públicas no ensino remoto. Pelo menos 18.000.000 de alunos estão impossibilitados de assistirem aulas do EaD devido precariedades, como falta de estrutura e desigualdade social; muitos desses estudantes não possuem aparelhos satisfatórios para os programas utilizados, nem as escolas podem oferecer.
Portanto faz-se necessário um olhar do Poder Executivo, através do Ministério da Educação, para fazer maiores investimentos na área, o que facilitaria a vida de milhões de pessoas que precisam estudar de forma não-presencial. A ampliação de sinais de internet no interior do país e maior aplicação financeira em informática escolar – incluindo assistência com distribuição de aparelhos acessíveis - ajudariam a reverter seriamente este cenário na educação de base no Brasil.