DO YOU SPEAK ENGLISH? A PERTINÊNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O universo infantil é composto por diversas etapas, que levam as crianças a aprenderem de forma incomum. A curiosidade, nesta tenra idade, faz com os pequenos assimilem mais informações e de maneira dinâmica. Isso se deve ao fato de que a criança tem um poder de aprendizagem incomum. Cientistas do Kings College, da Inglaterra, e da Brown University, Estados Unidos, baseados em estudos aprofundados sobre o cérebro infantil, defendem que as habilidades linguísticas se desenvolvem muito rapidamente durante a primeira infância; por isso, aprender uma segunda língua nesse período é bastante recomendável.
Tais estudos apontam para a pertinência do ensino da Língua Inglesa na Educação Infantil, seja em casa ou na escola, onde a criança pode crescer aprendendo um idioma diferente da sua língua materna. Isso se deve ao fato de que a Educação Infantil está associada não apenas ao contexto do brincar, do pintar e desenhar. Além desta parte, esta é uma etapa na qual pode e deve ser explorado o aprendizado de uma segunda língua, fazendo com que as crianças sejam capazes de assimilar esse tipo de conteúdo também. Claro que deve haver o respeito com o tempo de aprendizado e as limitações próprias da idade. Quando introduzido ainda nas primeiras fases escolares, o processo de aprendizagem da Língua Inglesa se torna muito mais fácil, além de apresentar diversos benefícios para o desenvolvimento infantil.
Desse modo, estudar e aprender a Língua Inglesa é uma tarefa supernatural para a criançada. Basta ter o contato e o estímulo com a área de interesse a ser trabalhada e desenvolvida, até a ser trabalhado em conjunto com outros componentes curriculares, possibilitando que a criança tenha um desenvolvimento cognitivo mais abrangente, para - no futuro - ampliar suas habilidades comunicativas, de interação com as pessoas e de socialização em um mundo globalizado.
Referências: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/10/131009_linguagem_infancia_an