Hitler Chegando no Céu

Será que Hitler , o líder mais amado pela Alemanhã não poderia ter seu lado bom ? Ou Hitler será este monstro todo que todos falamos?

Soube que Hitler era vegetariano, disciplinado, pontual, cortês, super gentil com as mulheres, esforçado, perseverante, falava bem, gostava de cachorros, de crianças, parece que buscava ser justo, era culto , lia Nietzsche, Darwin. Tinha cientistas e filósofos na sua estante, suas opiniões se identificavam com o grande cientista Galton, da eugenia (primo de Darwin) sobre purificação da raça humana, parecia ser um excelente rapaz. Muito provavelmente se fôssemos daquela época com aquela mentalidade e cultura, e encontrássemos um Hitler namorando nossa filha, diríamos com certeza: Que rapaz gentil, bem informado, legal e bom, minha filha dessa vez acertou !!!

Quando estudava psicopatologia, a professora pediu que diferenciássemos psicose de neurose ; e entendi que neurose seriam os conflitos existenciais que todos temos , as quais nos influenciam a interpretar a realidade erroneamente; e psicose acontecia quando acreditamos piamente nesta interpretação da realidade a ponto de substituir a realidade por esta percepção.

Estudando Hitler, na minha falha opinião, percebo que a principio ele vivenciava a neurose coletiva da época que acreditava nas mesmas coisas , sem aquela intensidade deste garoto que parecia viver tudo aquilo de forma intensa, e isso além de tornar a aberração nazista em algo super normal pertencente a pessoas normais, fazia dele o heroi nacional , aquele que conseguia definir o que todos queriam acreditar, mas não conseguiam tanto como ele.

A opinião mais popular daquele momento seduziu o rapaz Hitler de tal forma , pois sua realidade neurológica e familiar solitava sempre por um "mundo" injusto que lhe tratava de forma injusta e lhe dava amplos poderes para se justificar e se entender como vítima de tudo aquilo; fazendo de Hitler um nurótico-psicótico até normal , comum e tão tapado quanto qualquer um de nós, que seguimos ondas e somos arrastados por teorias maquiadas de racionalidade, principalmente se nossa vida infeliz pedir muito por alguma explicação sensacional da realidade.

A verdade é que o pobre rapaz alemão foi seduzido por teorias da conspiração como do livro "Os Protocolos dos Sábios de Sião ", livro referendado pelo seu nobre professor (é quase impossivel um jovem discordar do seu "grande" professor até hoje) sem saber que nobre professor era outra "vítima" na onda destes livros (seu paper publicado na Nature da época) que convenceram 90% da Alemanha a achar que judeus eram demônios ricos que mantinha a alemanha sob seus pés .

Hitler era apenas um nesta multidão de enganados, a normalidade era pensar como ele , ser louco era discordar , por isso a Alemanha toda tinha um heroi, e gritava freneticamente "Hi Hitler" como que se adorando nele. Nós costumamos adorar a nós mesmos naquilo que concordamos não é mesmo?

Confesso aqui que quando tinha uns 22 anos de idade , em pleno século XX, e eu era (ainda ou ) pobre caçando uma explicação, esse mesmo livro me convenceu que Judeus controlavam o mundo e os males do mundo são arquitetados por eles , pronto. Estava explicada minha pobreza e as injustiças do mundo. Dormir acahndo que descobriu a roda era legal.

Também não estava louco, dono de uma ideia que só eu tinha, pois já tinha percebido que em pleno século 20 muitos pensavam (e ainda hoje muitos pensam) a mesma coisa. Parece que mato ruim cresce mesmo fácilk em qualquer canto. Dificil é cultivar coisas boas e se apegar a uma música clássica.

Só fui me libertar destas conclusões quando fazia faculdade de teologia , parece que uma crença é mais crack pra criticar as crenças dos outros, e por causa do meu saudoso e sábio professor de ética , o advogado e teólogo Dr. Nepomuceno, que dava aulas no Unasp em 1990; diante de umas perguntas que fiz na sala de aula, respondeu entusiasmado que adivinhava minha fonte, e realmente ele "advinhou" e citou o nome do livro que estava me motivando, explicando em seguida dos vários livros semelhantes que convenceram os alemães a se tornarem nazistas.

Ele me despiu , mas de uma maneira amorosa e educativa. Não foi aqueles palhaços arrogantes que dizendo "seu burro você caiu nesta historia de terra-plana, não, ele foi um gentleman, um cristão; grande professor. Os palhaços arrogantes talvez foram igualmente humilhados a vida inteira e como aqueles sargentos do exército, descontam nos novatos tudo aquilo que os fez "homens" .

Quanta falta nos faz bons professores né! Mas sem querer exaltar a mais meu saudoso professor, hoje é mais fácil distinguir isso , queria ver naquela época, quando os professores referenciavam-se nestes livros e perseguiam quem falasse mal da onda nazista, blasfemasse com o seu "mito" e das suas "verdades" "cientificas". Queria ver vc lá Nepomuceno hehehe.

Então resumindo parece ser meio lógico se pensar que Hitler foi apenas um representante de uma onda, que arrastava um povo por um pensamento coletivo naquela época, e que acreditava estar fazendo o seu melhor para a humanidade e para os alemães; e que esta ingenuidade , muito comum a todos nós que acreditamos em muitas bobagens achando que estamos certos, fez ele ficar entusiasmado, fervoroso, dedicado; e ele ainda teve muitas "ajudas" cientificas na época, como por exemplo, do primo de Charles Darwin com a eugenia na moda na época pra purificar a raça humana (Eugene Galton) , teve Nietzsche para que não cedesse a misericórdia cristã e fosse firme, frio, cruel, fosse um "super homem" fazendo o que deveria ser feito, teve 1001 justificativas sobre as injustiças que a alemanha estava sofrendo pela europa , e em vez de condenar toda europa de alguma forma preferiram, achar que a Europa conspirava pela manipulação de judeus para oprimi-los ainda mais . Para se monstar qualquer teoria basta selecionar pontos a favor não é mesmo? Não faço isso aqui santificando o Hitlerzinho tadinho?

Certo ou não, a verdade dops fatos é que a Europa colheu sua injustiça com a Alemanha, porque havia deixado a alemanha humilhada em sua exagerada punição, passando fome, e se não bastasse isso, deixou a alemnha assistindo Judeus ricos desfilando na sua frente , chamando seu país de "Nova Jerusalem" e nem cumprimentando a gentalha pobre, os gentios, que no caso eram os próprios alemães; isso e mais algumas coisas deram motivos de sobra pros alemães criarem teorias, acreditarem nelas e criar ovos de psicopatas entusiasmadíssimos em resolver o "pobrema".

Hitler era um jovem frustrado e sofredor desta multidão reacionária; sua dor psicótica reverberava bem o ódio dos alemães, e assim como doisos psicopatas se tornam líderes pois sabem manipular melhor que outros as pessoas, ele se tornou líder não por suas capacidades normais , mas pelas anormais, por gritar mais alto "canalhas" ou melhor, a coisa "certa", no momento "certo" com conteúdo" certo (certo no sentido de agradar aos anseios dessa pobre multidão).

Então eu acredito na sinceridade idiota e aparentemente ingênua de Hitler, de Bolsonaro e de qualquer Che Guevara. Talvez Chaplin precisou mais imitar um menino bobo malvado que criar um personagem cômico. bastava imitar o ser humano. E nas minhas crenças últimas acredito tanto na idiotice dele que talvez, quem sabe , ele, se estiver algum dia no céu, olhe o passado tão espantado quanto nós, em perceber que somos tão facilmente enganados por nossas "razões".

No céu não é exagero? Provavelmente quem sabe seja , não tenho a capacidade do E Rene Kivitz pra colocar todo mundo no céu, mas como o perdoador Jesus pediu pro Pai nosso perdoar os que o crucificavam, e lhes cuspiam, porque não sabiam o que estavam fazendo , ou melhor, "sabiam" daquele jeito não é..

Pois é… então calculo, mesmo que numa probabilidade bem baixa, que isso possa talvez quem sabe se estender a Hitler e a alguns imbecis e "maldosos" inocentes, que acham que estão resolvendo algum "pobrema".

Que Deus tenha misericordia desse pobre garoto ou pobre diabo ou que o julgue com justiça. E nós também, pois se vivêssemos sob as mesmas circunstâncias, aposto que estaríamos gritando freneticamente por ele: Mito, mito..rs