EMOÇÕES E INTELIGÊNCIA NA ESCOLA

O ser humano é um ser relacional, um ser concebido para viver em bandos, guetos, tribos, associações, enfim, um ser que, mesmo que opte por morar sozinho, precisa se inter-relacionar com outras pessoas. Um ser que, mesmo atingindo a independência, mostra-se interdependente.

O ano de 2020 veio para ficar marcado na história da humanidade como o ano das grandes transformações emocionais. A pandemia nos convidou a ocupar um lugar onde, poucos, se atreviam adentrar: o mundo do si mesmo. Um lugar que abriga muitas emoções (positivas ou negativas).

A escola sempre foi um excelente laboratório para preparar o ser humano tanto para a vida acadêmica quanto para o convívio socioemocional com a sociedade como um todo. Certamente que um lugar onde são vivenciadas grandes emoções.

A física quântica nos alerta que o campo psíquico é gerador de nossas emoções, com as quais formamos a nossa realidade circundante. Ou seja, somos uma resultante daquilo que manifestamos em nosso campo psíquico.

Com a pandemia fomos convidados a conviver com escolas sem alunos e professores, porque eles ficaram em suas casas; trabalhando e estudando no que se convencionou a chamar de Home Office. A tela do computador (seja notebook, celular ou tablet) passou a ser a divisória entre o real e o virtual. Um campo desconhecido de muitos e que passou a ser o eixo de conexão nas relações humanas.

Fomos privados do aperto de mão amiga e do fraterno e caloroso abraço!

Precisamos nos reinventar e aprender em tempo recorde como lidar com o relacional no virtual. Inúmeros fantasmas existenciais começaram a surgir e com eles, muitas doenças psicossomáticas. Muitos acabaram morrendo porque se deixaram vencer pelo medo e, com isso, tornaram-se presas fáceis do coronavírus. A descarga emocional também foi avassaladora.

Como dizer para uma criança que ela estava proibida de abraçar, se os próprios adultos não conseguiam ficar muito tempo sem o nosso caloroso e fraterno abraço?

O que precisamos aprender com tudo isso?

Não estamos aqui diminuindo o potencial do vírus. Estamos convidando você à uma reflexão a respeito das questões emocionais. Entendendo que não há uma mente e um corpo, mas um corpomente que interagem mutuamente num contexto quântico. É preciso equalizar a energia vibracional, gerada em nosso campo psíquico. Mas, como fazer isto?

Uma atitude mental positiva faz toda a diferença nos momentos de crise. Devendo-se entender que pensamentos geram sentimentos que geram atitudes, ações. O que equivale dizer que para cada comportamento há um sentimento oriundo de um pensamento, seja ele consciente ou não. Minha sugestão, em especial aos profissionais e aos pais, é que procurem alimentar a mente com pensamentos positivos diariamente. Ou seja, uma atitude mental positiva gera sentimentos positivos, como alegria e bem estar, que geram comportamentos positivos.

Experimentem, todos os dias, ao acordar, afirmarem para si mesmos: Hoje é o melhor dia da minha vida. Sou uma pessoa próspera e abençoada, por isto que em minha vida só acontecem coisas boas, com facilidade, alegria e glória. Eu me amo e está tudo bem!

Experimente fazer este exercício de mentalização de forma rotineira e sistemática e, certamente, irá se surpreender com os resultados alcançados.

Por fim, manifesto o meu sentimento de gratidão e a certeza de que somos especiais, por isto que tudo vem a mim com facilidade, alegria e glória.

Com o carinho de sempre,

Salatiel Diniz

Salatiel Diniz
Enviado por Salatiel Diniz em 05/02/2021
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