MALDITOS TROGLODITAS

O homem contemporâneo mantém uma extremada repulsa para com as características e hábitos da distante Idade da Pedra.

As expressões referentes ao Paleolítico até soam como pejorativas. Porém, é inegável que dos Trogloditas herdamos preceitos – por alguns chamados de mitos - absolutamente profícuos, hábitos que viabilizaram a convivência grupal e com ambientes hostis, consagrando a origem do que hoje chamamos Educação.

Os remotos Trogloditas, por nós sapiens suscitados na imaginação, provavelmente não se assemelham aos monstros ideológicos que criamos. E, hoje, quando alguém não comunga com o pensamento “moderno” se torna um Troglodita, na pior acepção pejorativa.

A modernização do processo educativo, é bem provável, não nos beneficiou tanto quanto desejamos ou não nos conduziu a um grau de progresso humanitário tão sólido como os tutores da administração pública teimam em festejar.

Não crescemos o suficiente ou não atingimos o grau intelectual almejado. Aí a Educação, manifestação das minúcias regidas por comportamentos culturais que visam facilitar as relações com as outras criaturas e grupos humanos, o ambiente e as atividades humanas, deixam de perceber influências úteis ou aderem a fórmulas perniciosas.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 27/01/2021
Código do texto: T7169938
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.