Abertura das escolas...

Abertura das escolas...

É um direito constitucional “o acesso e a permanência” à educação; mas em nosso país esse direito está esquecido; assim como vários outros, neste momento de pandemia.

O mais gritante é que foi cobrada uma preparação das escolas particulares e quando essas atenderam a todas as exigências feitas pelo poder público, esse se achou no direito de IMPEDIR a reabertura, após um ano traumático, onde o ensino foi praticamente jogado no lixo, ou simplesmente, nem existiu.

Mas existe algo ainda maior que isso tudo: nossas crianças foram entregues as garras devoradoras do tráfico em nossas periferias, famílias estão sendo destroçadas pela ausência de trabalho, que é a única forma de sustento que garante dignidade aos seres.

Além disso postos de trabalho estão sendo fechados em todo o país, porque escolas estão fechando, tanto privadas como públicas, pela ausência de alunos. Alguns olham o fato de estarem em casa, como algo maravilhoso, mas só acham isso enquanto o dinheiro caí na conta, enquanto os entregadores trabalham, os postos de gasolina permanecem abertos, os supermercados e shopping à disposição, com dinheiro não há problema.

As escolas particulares que prestaram o estudo a distância, enfrentam além dos impostos e encargos que permanecem, o calote de pais que simplesmente ignoram suas responsabilidades.

Muitos professores pressionam o sindicato a continuidade do sistema atual; o que eles não percebem é que estão dando um tiro no próprio pé. Afinal de contas se as escolas fecham são menos postos de trabalho, e para alguns de nossos irmãos da profissão significa sair do sistema faltando 1,2, 3 anos para a aposentadoria; e para aqueles que acham que estão protegidos porque são funcionários públicos, eu gostaria de lembrar que senão houver escolas para eles darem aula, não tem o que fazer, então como o ESTADO justificará a presença desses profissionais em seus quadros de trabalhadores, terão que promover demissões voluntárias e extinção de cargos.

Então, VOCÊ que acha que NÃO É DA SUA CONTA o sofrimento dos irmãos de profissão da rede privada; é bom ficar esperto, pois TODOS somos importantes no funcionamento da sociedade. E você pode ser o próximo na fila da rua!

As exigências atendidas são: máscaras, EPI, tapetes sanitizantes, termômetro, álcool gel, distanciamento em sala, rodízio, permanência das aulas on-line para aqueles que desejarem assim prosseguir e acima de tudo isso está a CIÊNCIA que ampara a reabertura segura; mas nada disso importou; e agora apareceu até o MINISTÉRIO DO TRABALHO, estranho, acaso NÓS os TRABALHADORES que permanecemos trabalhando NÃO SOMOS TAMBÉM IMPORTANTES, ou existe algo mais?

O que seria preciso para que as escolas públicas voltassem com segurança? Elas teriam que ter feito a mesma preparação das escolas particulares, governantes deveriam contratar novos professores e treina-los. Nada disso eles fizeram, mas como justificar o retorno das escolas privadas, sem mostrar para toda a sociedade a própria incompetência em gerir o BEM PÚBLICO?!