A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA INSTIGAR A LITERATURA INFANTIL

Introdução: A literatura infantil é uma arte que pode proporcionar representações sobre o mundo, a sociedade e a vida, tornando-se uma das criações relevantes para o processo de desenvolvimento do sujeito. Vale ressaltar que ela tem a possibilidade de enriquecimento para a imaginação e a fantasia, dentro de uma liberdade tal que ela

promove (SCHARF, 2000). Desde a antiguidade as histórias já faziam parte do cotidiano da humanidade. Elas eram contadas e passadas para as gerações e assim, a imaginação e criatividade de quem contava era repassada aos demais. Sendo assim, havia a necessidade da imaginação, criação e fantasias que marcavam as gerações

seguintes (SILVA, 2017). É importante mencionar que as mudanças pedagógicas estão ocorrendo cada vez mais, havendo a necessidade de novas estratégias quanto ao processo de ensino-aprendizagem. Então, é necessário reconhecer a importância da utilização dos recursos que a tecnologia pode proporcionar, pois a televisão, jogos, computadores e softwares educativos podem abranger apoio quanto às estratégias de aprendizagem do aluno, e acabam por facilitar o aprendizado das crianças ao serem utilizados de maneira lúdica e com embasamento

pedagógico. (SILVA, 2013). São fundamentais os estímulos, na primeira infância para a conquista de conhecimento por toda a vida do sujeito. O uso da tecnologia pode contribuir por ser possível colocar sons e

imagens que poderão servir como associação das informações que se quer passar, pode também ser um instrumento de representação das situações reais que são vividas no cotidiano, levando a criança a interagir com entendimento pleno de seu processo educacional. Neste sentido, é possível inferir que essas mudanças, com a utilização das tecnologias digitais, podem proporcionar aperfeiçoamento ao setor educacional, que atinge tanto alunos em sua forma individual de aprendizagem, quanto professores no quesito de sua mediação (BERLATO, 2016; MAGALHAES ET AL, 2016). As mídias tecnológicas estão crescendo cada vez mais a cada ano e não está sendo diferente com a plataforma do youtube, pois ela está sendo de grande relevância para o aumento de consumo e competitividade. É uma mídia que se apresenta com mecanismos de diversidade de conteúdos, que permitem o acesso às mais variadas idades e tipos de usuários. A estratégia utilizada por meio de uma câmera e falando diretamente ao telespectador torna possível a interação entre quem emite e quem recebe as informações. Apesar de possuir uma política de conteúdos, o uso de suas ferramentas acontece de maneira mais livre e menos restrita, do que aqueles da televisão, com os horários preconizados pelas emissoras (CORRÊA, 2016). Objetivos: O objetivo deste trabalho é proporcionar reflexões acerca da tecnologia como instrumento para instigar a imaginação infantil Método ou descrição da experiência: A pesquisa é um recorte da Tese de Doutorado em

andamento da autora. O levantamento de literatura foi realizado por meio de pesquisas realizadas no Google acadêmico e teve como critério as palavras chaves: tecnologia, educação, isolamento social, literatura. Os critérios para inclusão foram as pesquisas que tinham os temas levantados em seus textos. O tema é relevante, pois aborda assunto atual na educação infantil e é algo que se faz presente no sistema educacional de uma forma geral. Estamos lidando com um momento diferente da história do país em que as discussões não estão mais

relacionadas ao uso ou não das tecnologias na educação, mas hoje é fundamental o entendimento de como utilizá-las para o processo de conhecimento. É imprescindível a compreensão de que na Educação Infantil também é fundamental que se valorize seu desenvolvimento de maneira integral, ou seja, disponibilizando experiências diversificadas de aprendizagem. Resultados ou Impacto da experiência: Os resultados da pesquisa mostram que a tecnologia tem sua relevância na educação infantil para o auxílio dos pais e professores quanto ao incentivo da

literatura bem como a instigar a imaginação das crianças, bem como em sua formação social. Os estudos aqui realizados podem proporcionar novas possibilidades de estudos envolvendo esse tema. Conclusão: Incentivar as crianças utilizando-se dos recursos tecnológicos podem proporcionar aprendizagens relevantes em seu processo cognitivo. E, também leva-la a gostar da literatura, levando-a ao conhecimento dos clássicos literários, bem como a alfabetização e também ao gosto pela leitura e nesse sentido motivar pais e professores rumo a este

conhecimento. Vale ressaltar que a literatura infantil tem suas próprias especificidades e é relevante para o conhecimento das crianças em seus processos de aprendizagem e por isso a tecnologia também pode contribuir para esse conhecimento.

RESUMO APRESENTADO NO CONGRESSO DE EDUCAÇÃO EM 2020.

PATRICIA PESSOA
Enviado por PATRICIA PESSOA em 02/01/2021
Reeditado em 02/01/2021
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