A importância do Estágio nos cursos de Graduação.
O estágio é o campo de conhecimento é eixo curricular central nos cursos de formação, pois permite que sejam trabalhados aspectos fundamentais para construção de identidade, dos saberes e das posturas específicas ao eixo do profissional, que são consolidadas no processo de sua formação de maneira que as ações e intenções da profissão que o curso se propõe se legitima.
Rodrigues (2013) ressalta que o estágio e a porta de entrada, oportunizando ao acadêmico, experiências profissionais e capacitando suas potencialidades, na busca da prática do que foi passado teoricamente ensinado pelas instituições de ensino fazendo com que o mesmo tenha contato com técnicas que só podem ser aplicadas ou percebidas na pratica do exercício laboral. Considerando que um curso de graduação tem como objetivo principal habilitar o acadêmico para sua atuação, o Estágio possui papel fundamental e tem suma importância e relevância na formação deste, visto que propicia ao mesmo um contato direto com a realidade da profissão escolhida.
A realização do estágio coloca nos em contato com vivências nas quais ao longo da nossa prática profissional serão experimentada. Através do exercício do estágio Das atividades realizadas de forma pratica dinamizadas, por meio do mesmo faz com que o aluno possa apreciar de forma crítica e reflexiva todo o trabalho que lhe será designado em um futuro, quando fizer o exercício da sua profissão.
Os estágios realizados proporcionam momentos de experiências enriquecedoras, contribuindo para qualificação do aluno, pois o mesmo é apoiado e orientado por professores e supervisores qualificados, permitindo a construção de novos conhecimentos práticos, solidificando o conhecimento teórico aprendido durante os cursos de graduação.
RODRIGUES, Micaías Andrade. Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 18, n. 55, p. 1009-1034, Dec.2013Availablefrom<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400011&lng=en&nrm=iso>.accesson 20 Nov. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400011.