A importância da hora do conto lúdica nas escolas
Há muitos e muitos anos, praticava-se a contação de histórias como uma das mais antigas formas para o homem absorver os valores praticados no convívio humano e social e para compreender melhor as condutas que regem as comunidades em que se insere.
Praticadas na educação e na formação de crianças, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-las a entender o mundo à sua volta. Elas transmitem valores morais, estimulam suas emoções, além de desenvolver nelas o gosto que as atrairão para a leitura quando mais velhos.
A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento. É no lúdico que a criança desenvolve criatividade e senso crítico.
“Pensando nisso me aperfeiçoei como contadora de histórias, após a conclusão da pós -graduação em Literatura Infanto-juvenil. Contar histórias tem que ser prazeroso para as crianças e para quem conta também. Amo o que faço e me encanto a cada olhar diferente do pequenos.”( C.B.Q 39 anos)
As histórias são excelentes ferramentas para ajudar as crianças na observação, reflexão e memória são também sensações experimentadas por quem escuta uma história.
Assim, as escolas compreenderam que esta técnica é poderosa na educação dos seus alunos. Além de ensinar a ler e a escrever, é dever da instituição de ensino criar nas crianças o hábito e gosto do aluno em consumir histórias, livros, contos, crônicas e literatura.
Ao escutar as histórias, as crianças podem se expressar, mostrar os seus sentimentos e ter diferentes reações, que podem representar a visão de mundo delas. Além disso, será um momento para compartilhar vivências e opiniões. Os contadores da história, geralmente os professores, podem incentivar a participação dos alunos com a prática da leitura interpretativa.
Então, através das histórias, podemos levar as crianças viajarem no tempo e reproduzirem as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. Na educação infantil, a arte de contar história deve se fazer presente, pois pode fazer com que as crianças desenvolvam a fala, contribui para a interação e socialização de todos.
Entendemos que quando um educador utiliza a história na sala de aula, ele está praticando uma aprendizagem mais significativa.
Como diz o antigo ditado “ quem conta um conto, aumenta um ponto”. Contar histórias é uma arte.