RUI BARBOSA INOVA COM MURAL DE HOMENAGENS

RUI BARBOSA INOVA COM MURAL DE HOMENAGENS

O Instituto Estadual Rui Barbosa inovou as homenagens no transcurso do Dia dos Pais (Quem cuida de Mim) e do Dia dos Estudantes. Duas datas que sempre foram muito festejadas no ambiente escolar. Precisávamos reinventar as comemorações e homenagear aqueles que muito nos apoiam e, principalmente, aqueles que são motivo maior do nosso laboroso trabalho, enquanto educadores. Não é o que gostaríamos, mas tornou-se o que foi possível de realizar nestes tempos de Pandemia. E foi maravilhoso ver as contribuições e participações das famílias com suas postagens.

Quem quiser conferir, siga o link: https://padlet.com/solangedbattirola/85tfw9ylhvz2f6ur

Lembrando: ainda dá tempo de publicar suas postagens, pois o nosso Mural Virtual ficará aberto no decorrer de todo o mês de Agosto.

Para a criação do Mural Virtual, foi utilizado o Padlet, que consiste numa ferramenta de criação de murais intuitiva e fácil de utilizar, tanto pelos estudantes, quanto pelos responsáveis, mesmo àqueles que nunca vivenciaram esse aplicativo na internet. Foi uma proposta desafiadora, sugerida pela equipe gestora, mas também uma oportunidade que surgiu para nos aproximarmos das famílias de nossos alunos, o que resultou num novo universo de possibilidades de engajamento, cooperação e construção de saberes.

Nossos educadores estão explorando estes novos caminhos de reinvenção, que demandam novas ferramentas e aplicativos e, o que geralmente é mais desafiador, criar novas propostas de trocas de conhecimento e experiências no Google Classroom /Google Sala de Aula.

Percebemos nossos professores e professoras com um sentimento coletivo de busca, um anseio por novos caminhos que buscam facilitar as interações virtuais com estudantes.

É importante destacar que os murais de sala de aula são ferramentas muito versáteis, utilizadas com frequência para informar estudantes sobre eventos, combinados, organização das aulas. Além disso, também é um espaço de compartilhamento das produções, onde podemos valorizar as criações das turmas, dividir mensagens de apoio e expor projetos. Sabemos, também, que o acesso e visualização é sempre restrito a quem circula pelo Google Classroom / Google Sala de Aula, às vezes apenas à própria turma. O diferencial na criação do Mural Virtual na Ferramenta Padlet, é que estes murais digitais podem ser acessados, construídos e compartilhados pelos(as) estudantes à qualquer momento, através do endereço eletrônico, disponibilizado pelo professor-criador.

“O Padlet é uma ferramenta digital para construção de murais virtuais colaborativos, acessíveis através do navegador de internet de computador ou aplicativo de celular. O acesso é gratuito, embora com algumas limitações em quantidade de murais disponíveis. E o bom é que está disponível em língua portuguesa”.

A criação do mural foi bastante simples. Primeiro, escolhemos um modelo de mural, que são organizados em cartões de conteúdo. Os modelos podem ser estruturados como grades, prateleiras, linhas do tempo, ou até mesmo como salas de conversa.

Depois, lançamos o convite em todas as turmas da escola, solicitamos aos alunos para colaborar na construção, postando cartões que podiam conter imagens, vídeos, texto, links, gravações de áudio e outros formatos de arquivo. Eles também podiam deixar reações (estrelas, likes, notas) e comentários em diferentes cartões.

Por fim, compartilhamos o nosso mural virtual através de redes sociais, whattsApp e do Facebook da escola, onde divulgamos para a comunidade, no intuito de ser visualizado e apreciado pela comunidade Sãoluizense. Na segunda-feira, criamos e divulgamos um vídeo comemorativo ao dia dos pais, com as fotos postadas no mural. (Texto enviado pela Professora Solange da Cruz Battirola e imagem feita a partir da montagem de algumas fotos publicadas no Padlet do Instituto Estadual Rui Barbosa).

Visite nosso Padlet:

https://padlet.com/solangedbattirola/85tfw9ylhvz2f6ur

Solange da Cruz Battirola
Enviado por Solange da Cruz Battirola em 14/08/2020
Código do texto: T7034834
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.