Imagem: Google
 



 Educação Financeira 3

Educação Financeira 3 - Poupança


A grande maioria da população brasileira acredita que colocar dinheiro na poupança é uma boa opção para preservar o capital, no entanto existem outras possibilidades de reserva de capital onde o dinheiro se valoriza mais do que se estivesse na poupança. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre a Caderneta de Poupança, suas vantagens e desvatangens.

A Caderneta de Poupança é o meio de guarda de capital que que será usado no futuro, mas que pode ser retirado pelo poupador a qualquer tempo para suprir uma emergência ou eventualidade financeira. A poupança é aplicação mais popular e mais conhecida que existe no Brasil, mas que oferece uma das piores rentabilidades do mercado brasileiro.

A Poupança é uma modalidade de renda fixa, acessível a qualquer cidadão inclusive aos menores de idade (representado por um responsável legal); pode ser aberta em qualquer agência bancária, pois os rendimentos são os mesmos, mediante a apresentação de documentos exigidos pela instituição financeira. É isenta de imposto de renda e de taxas de manutenção e/ou performance e de tributos; sua liquidez é diária, pois a qualquer momento o poupador pode fazer o resgate de seus recursos, no entanto a remuneração é mensal, ou seja, a rentabilidade é mensal e os créditos são lançados na data de aniversário da aplicação - dia e mês da realização do depósito; caso o dinheiro seja resgatado antecipadamente o rendimento do período é perdido. É importante ressaltar o papel social que a poupança tem no cenário nacional, uma vez que, 65% dos recursos aplicados devem ser revertidos obrigatoriamente pelos bancos para o setor imobiliário realizando financiamentos para quem desejar comprar um imóvel próprio.

As regras da remuneração da poupança mudaram passando a vigorar  para os depósitos à partir de 4 de maio de 2012. O rendimento segue a variação da taxa Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) da seguinte forma: o rendimento será de 0,5% ao mês mais a variação da TR (Taxa Referencial) se a Selic ficar acima de 8,5% ao ano; caso a Selic fique abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento corresponderá a 70% da Selic mais a variação da TR. Mas, para quem tem poupanças anteriores a data citada permanece a regra antiga cujo rendimento será de 0,5% ao mês mais a variação da TR.

Antigamente a poupança era o único tipo de aplicação que a maior parte da população tinha acesso de modo fácil e sem burocracia, e por esta condição era a vedete número 1 da população. Quando um casal tinha filhos uma das providências era abrir uma caderneta de poupança para a criança a fim de assegurar o futuro do rebento. Essa fase já passou, pois hoje existe várias opções de investimento em renda fixa e em renda variável ao acesso da população. Vale salientar que atualmente o rendimento da poupança é muito baixo e existe produtos financeiros na renda fixa que rendem mais que a poupança tais como o CDB, a LCI, a LCA, os títulos públicos e os fundos de renda fixa. Tema para o proximo artigo.

Alvaniza Macedo
29/07/2020











 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 29/07/2020
Reeditado em 31/08/2020
Código do texto: T7020652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.